SANTO ATANÁSIO
Vida
Santo Atanásio foi,
simultaneamente, o Bispo mais amado e o mais odiado e perseguido do seu tempo.
Nasceu provavelmente no ano 295 e faleceu por volta de 373. Para os seus
defensores, Atanásio era a garantia da ortodoxia católica, o salvador da Fé, um
autêntico sucessor dos Apóstolos; para os seus adversários, Atanásio era um
orgulhoso, teimoso, intransigente, rebelde, insolente inimigo da paz e da
concórdia entre os cristãos.
Para salvar a fé na divindade de Cristo, Santo Atanásio
sofreu calúnias, juízos iníquos, perigo de morte, cinco desterros durante 17
anos, ódios de muitos bispos e dos imperadores filiados à heresia, e finalmente
a “excomunhão” pelo Papa Libério. Contudo a Igreja proclamou-o santo, Padre da
Igreja, Doutor e salvador da fé católica. A história reconhece que, sem a
resistência e os sofrimentos heróicos de Santo Atanásio e dos seus companheiros
bispos e sacerdotes, assim como do povo fiel, a fé católica teria naufragado no
século IV.
Este autêntico protagonista da
tradição cristã, poucos anos depois da sua morte, foi celebrado como "a
coluna da Igreja" pelo grande teólogo e Bispo de Constantinopla Gregório
Nazianzeno (Discursos 21, 26), e foi sempre considerado como um modelo de
ortodoxia, tanto no Oriente como no Ocidente. Portanto, não foi por acaso que
Gian Lorenzo Bernini colocou uma sua estátua entre a dos quatro santos Doutores
da Igreja oriental e ocidental juntamente com Ambrósio, João Crisóstomo e
Agostinho que na maravilhosa abside da Basílica vaticana circundam a Cátedra de
São Pedro.
Obras
A obra doutrinal mais famosa do santo
Bispo alexandrino é o tratado Sobre a encarnação do Verbo, o Logos divino que
se fez carne tornando-se como nós para a nossa salvação. Atanásio diz nesta
obra, com uma afirmação que se tornou justamente célebre, que o Verbo de Deus
"se fez homem para que nos tornássemos Deus; ele fez-se visível no corpo
para que tivéssemos uma ideia do Pai invisível, e ele próprio suportou a
violência dos homens para que nós herdássemos a incorruptibilidade" (54,3).
De fato, com a sua ressurreição o Senhor fez desaparecer a morte como se fosse
"palha no fogo" (8, 4). A ideia fundamental de toda a luta teológica
de Santo Atanásio era precisamente a de que Deus é acessível. Não é um Deus
secundário, é o Deus verdadeiro, e através da nossa comunhão com Cristo podemos
unir-nos realmente a Deus. Ele tornou-se realmente "Deus conosco".
Entre as obras deste grande Padre da
Igreja que em boa parte permanecem ligadas às vicissitudes da crise ariana
recordamos depois as quatro cartas que ele enviou ao amigo Serapião, Bispo de
Thmuis, sobre a divindade do Espírito Santo, que foi afirmada com determinação,
e cerca de trinta cartas "festivas", dirigidas no início de cada ano
às Igrejas e aos mosteiros do Egito para indicar a data da festa de Páscoa, mas
sobretudo para garantir os vínculos entre os fiéis, fortalecendo a sua fé e
preparando-os para essa grande solenidade.
Por fim Atanásio é também autor de
textos meditativos sobre os Salmos, depois muito difundidos e sobretudo de uma
obra que constitui o best seller da antiga literatura cristã: a Vida de Antão,
isto é, a biografia do abade Santo Antão, escrita pouco depois da morte deste
santo, precisamente enquanto o Bispo de Alexandria, exilado, vivia com os monges
do deserto egípcio. Atanásio foi amigo do grande eremita, a ponto que recebeu
uma das duas peles de ovelha deixadas por Antão como sua herança, juntamente
com a capa que o próprio Bispo de Alexandria lhe tinha oferecido. Tendo-se
tornado depressa muito popular, traduzida quase imediatamente em latim por duas
vezes e depois em diversas línguas orientais, a biografia exemplar desta figura
querida à tradição contribuiu muito para a difusão do monaquismo, no Oriente e
no Ocidente.
Defensor da Fé, pai da Ortodoxia
Atanásio foi sem dúvida um dos Padres
da Igreja antiga mais importante e venerado. Mas, sobretudo este grande santo é
o apaixonado teólogo da encarnação do Logos, o Verbo de Deus, que como diz o
prólogo do quarto Evangelho "se fez carne e veio habitar entre nós"
(Jo 1, 14).
Precisamente por este motivo Atanásio
foi também o mais importante e tenaz adversário da heresia ariana, que então
ameaçava a fé em Cristo, reduzido a uma criatura "intermediária"
entre Deus e o homem, segundo uma tendência recorrente na história e que vemos
concretizada de diversas formas também hoje. Nascido provavelmente em
Alexandria, no Egito, por volta do ano 300, Atanásio recebeu uma boa educação
antes de se tornar diácono e secretário do Bispo da metrópole egípcia, Alexandre.
Estreito colaborador do seu Bispo, o jovem eclesiástico participou com ele no
Concílio de Nicéia, o primeiro de caráter ecumênico, convocado pelo imperador
Constantino em Maio de 325 para garantir a unidade da Igreja. Os Padres nicenos
puderam assim enfrentar várias questões, e principalmente o grave problema
causado alguns anos antes pela pregação do presbítero alexandrino Ário.
Ario e o Concílio de Nicéia
Ario (260-336), influente pároco de Alexandria, no Egito,
dizia que Cristo era a primeira das criaturas de Deus e, como todas as demais,
tirada do nada. Por ser a primeira criatura, chamava-se-Lhe Filho de Deus, mas
não Deus verdadeiro, igual ao Pai. Era uma criatura divinizada, mediante a qual
Deus criou as demais coisas, inclusive o Espírito Santo. Desse modo, por meio
da defesa e da divulgação desta doutrina, a fé católica estava ameaçada. Atacava a verdadeira natureza do Cristianismo, ao atribuir a Redenção a
um deus que não era verdadeiro Deus e que, por isso mesmo, era incapaz de
redimir a humanidade. Assim, a fé era despojada de seu caráter
essencial, posto que
o Logos não seria verdadeiro Deus, mas um Deus criado, um ser
"intermediário" entre Deus e o homem e assim o verdadeiro Deus
permanecia sempre inacessível para nós.
Os Bispos reunidos em Nicéia
responderam preparando e fixando o "Símbolo de fé" que, completado
mais tarde pelo primeiro Concílio de Constantinopla, permaneceu na tradição das
diversas confissões cristãs e na liturgia como o Credo
niceno-constantinopolitano. Neste texto fundamental que expressa a fé da Igreja
indivisa, e que recitamos também hoje, todos os domingos, na Celebração
eucarística encontra-se a palavra grega homooúsios, em latim consubstantialis:
ele pretende indicar que o Filho, o logos, é "da mesma substância do Pai,
é Deus de Deus, é a sua substância, e assim é posta em realce a plena divindade
do Filho, que tinha sido negada pelos arianos.
Tendo falecido o Bispo Alexandre,
Atanásio tornou-se, em 328, seu sucessor como Bispo de Alexandria, e logo
depois demonstrou-se decidido a recusar qualquer compromisso em relação às
teorias arianas condenadas pelo Concílio niceno. A sua intransigência, tenaz e
por vezes muito dura, mesmo se necessária, contra quantos se tinham oposto à
sua eleição episcopal e sobretudo contra os adversários do Símbolo niceno,
atraiu a implacável hostilidade dos arianos e dos filo-arianos. Apesar do
inequívoco êxito do Concílio, que tinha afirmado com clareza que o Filho é da
mesma substância do Pai, pouco depois destas idéias erradas voltaram a
prevalecer nesta situação até Ário foi reabilitado e foram defendidas por
motivos políticos pelo próprio imperador Constantino e depois pelo seu filho
Constâncio II. Ele, aliás, que não se interessava tanto pela verdade teológica
como pela unidade do Império e dos seus problemas políticos, pretendia
politizar a fé, tornando-a mais acessível segundo a sua opinião a todos os seus
súbditos no Império.
A crise ariana, que se pensava estar
resolvida em Nicéia, continuou por decênios, com vicissitudes difíceis e
divisões dolorosas na Igreja. E por cinco vezes durante um trintênio, entre 336
e 366 Atanásio foi obrigado a abandonar a sua cidade, transcorrendo 17 anos no
exílio e sofrendo pela fé. Mas durante as suas forçadas ausências de
Alexandria, o Bispo teve a oportunidade de defender e difundir no Ocidente,
primeiro em Trier e depois em Roma, a fé nicena e também os ideais do
monaquismo, abraçados no Egito pelo grande eremita Antão com uma opção de vida
à qual Atanásio sempre esteve próximo. Santo Antão, com a sua força espiritual,
era a pessoa mais importante na defesa da fé de Santo Atanásio. Insediado de
novo e definitivamente na sua sede, o Bispo de Alexandria pôde dedicar-se à
pacificação religiosa e à reorganização das comunidades cristãs. Faleceu a 2 de
Maio de 373, dia em que celebramos a sua memória litúrgica.
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