A adoração eucarística
fora da Missa é ultrapassada?
Não é.
O saudoso Papa João
Paulo II escreveu (Encíclica Ecclesia de Eucharistia, n. 25, de 2003): "Se
atualmente o cristianismo se deve caracterizar, sobretudo pela « arte da oração
», como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo
espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no
Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta
experiência, recebendo dela força, consolação, apoio! Desta prática, muitas
vezes louvada e recomendada pelo Magistério, deram-nos o exemplo numerosos
Santos. De modo particular, distinguiu-se nisto S. Afonso Maria de Ligório, que
escrevia: A devoção de adorar Jesus sacramentado é, depois dos sacramentos, a
primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós.
A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o
permanecer diante dela fora da Missa permite-nos beber na própria fonte da
graça."
E o Santo Padre Bento
XVI acrescenta (Sacramentum Caritatis, n. 66-67): "De fato, na Eucaristia,
o Filho de Deus vem ao nosso encontro e deseja unir-Se conosco; a adoração
eucarística é apenas o prolongamento visível da celebração eucarística, a qual,
em si mesma, é o maior ato de adoração da Igreja: receber a Eucaristia
significa colocar-se em atitude de adoração d'Aquele que comungamos.
Precisamente assim, e apenas assim, é que nos tornamos um só com Ele e, de
algum modo, saboreamos antecipadamente a beleza da liturgia celeste. O ato de
adoração fora da Santa Missa prolonga e intensifica aquilo que se fez na
própria celebração litúrgica. (...) Juntamente com a assembléia sinodal,
recomendo, pois, vivamente aos pastores da Igreja e ao povo de Deus a prática
da adoração eucarística tanto pessoal como comunitária.
Para isso, será de
grande proveito uma catequese específica na qual se explique aos fiéis a
importância deste ato de culto que permite viver, mais profundamente e com
maior fruto, a própria celebração litúrgica. Depois, na medida do possível e
sobretudo nos centros mais populosos, será conveniente individuar igrejas ou
capelas que se possam reservar propositadamente para a adoração perpétua. Além
disso, recomendo que na formação catequética, particularmente nos itinerários
de preparação para a Primeira Comunhão, se iniciem as crianças no sentido e na
beleza de demorar-se na companhia de Jesus, cultivando o enlevo pela sua
presença na Eucaristia."
Referências
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FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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