A idéia e mesmo ignorância a cerca do sacramento
do batismo favorecem, muitas vezes, a desvios do verdadeiro sentido do
sacramento. Muitos batizam seus filhos por ser tradição da família. Outros por
medo e supertição. Outros ainda nem sabem por que. A riqueza e a importância do
batismo na vida do cristão, e conseqüentemente na vida da igreja, não podem
contemporizar com esse estado de coisas. E hoje mais que nunca o homem exige
consciência e participação nos atos sociais da comunidade em que vive. E por
isso ele se informa e se prepara adequadamente para a vida, em todos os seus
setores. Eis porque a Igreja deseja que seus filhos estejam bem preparados para
assumir sua vida cristã.
REFLEXÃO
O batismo é o
caminho de volta do homem para uma reconciliação com Deus e com o próximo. Jesus Cristo
deixou-nos o batismo como o primeiro passo que leva o homem a compreender que
ele deve morrer para o pecado: para o egoísmo, para o fechamento de si mesmo e
ressuscitar para uma vida nova com Cristo, vivendo de amor, de doação, de
abertura e de amizade.
O batismo é um
nascimento para o indivíduo, um renascer no Espírito Santo. Não se batiza
porque é costume ou porque evita doenças, mas porque se quer proporcionar à
criança a alegria de ser filha de Deus, renascida para uma vida de união com
Deus e com os homens. Nas águas do batismo,
o homem se purifica, renova-se, libertando-se da mancha do pecado original. Pelo
batismo o homem faz a sua primeira opção: viver
no amor e renunciar a todo o mal. Isto significa que ele aderiu, aceitou em
sua vida a pessoa de Jesus Cristo, como Caminho, Verdade e Vida. Pelo batismo fica o homem unido ao Mistério
da Vida morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sua vida é a vida de Cristo.
É vida para a ressurreição e não para a morte. Vida que tem sentido no amor que
dedica aos irmãos, na comunhão que vive com o Pai. Vida que significa
participar das alegrias da vitória de Cristo na ressurreição, quando a morte
com sua fatalidade e tragicidade foi vencida.
Os cristãos ao serem batizados
assumem uma missão no mundo: ser testemunhas de Cristo. Testemunho de viver com
o fermento no mundo, e de ser como o sal da terra e a luz do mundo. Mas o seu
grande testemunho será a sua vida de unidade na Igreja. A vida de comunidade, no
amor mútuo, na comunhão da palavra e da Eucaristia, será sempre o grande sinal
e sacramento da Igreja. O batismo
implica imediatamente em vida e em testemunho. Implica na Eucaristia o
grande sacramento da vida da Igreja. Todos os batizados formam, pois, essa comunidade de filhos
de Deus e irmãos dos outros, à qual chamamos de Igreja. Não existe cristão sem
igreja. Agindo como Cristo, os cristãos fazem da Igreja uma comunidade que seja
fermento, sal e luz para o mundo.
Mostram assim em suas vidas e em suas
comunidades, que vale a pena ter seguido a Cristo e que do encontro com ele
valeu-lhe um sentido novo para a existência humana. Será ainda vivendo em
Igreja, isto é, em comunidade de fé e de amor, que os cristãos encontrarão a
Palavra de Deus, Que orienta e dá vida, e os sacramentos, gestos de Cristo, que
nos ajudam a ter uma vida feliz, de comunhão com Deus e com todos os homens, em
Jesus Cristo.
Se a vida do Cristão é vida em comunhão, podemos dizer
agora, com muito mais razão, que a
família é a primeira comunidade de amor que encontramos na vida. Toda
criança deve nascer do amor de seus pais e encontrar um ambiente de proteção e
de segurança. Há sempre a esperança de um futuro bonito para o recém-nascido. E o maior bem, que se pode garantir para o
seu filho, oferecem os pais quando desejam que em vida e em seu mundo esteja
Deus presente. E por isso batizam os seus filhos ainda crianças, para que
os envolvam com o amor e a bondade de Deus.
Pais que batizam seus filhos porque é a tradição ou para
que, de maneira mágica, seus filhos se transformem em homens de bem, estão
desconhecendo toda a realidade da vida cristã. Certos dessas verdades, nem
precisaríamos aqui realçar a importância da presença dos pais e toda a família
como presença do amor cristão para o recém nascido. Seria uma contradição muito
grande: pais pedirem o batismo para os seus filhos e eles mesmos descuidarem de
sua vida cristã. A presença dos pais e
dos familiares é bastante significativa na educação da fé. A vivência do
amor a Deus, como Pai e a convivência com os outros, como fraternidade,
dependem, em grande parte, da experiência do amor, da compreensão e ajuda mútua
vivida em família.
Semelhantes responsabilidades, no testemunho da fé, têm os
padrinhos. Os pais não devem fazer da escolha dos padrinhos uma maneira
interesseira ou honrosa simplesmente de prestigia algum amigo ou parente. Devem
antes cuidar de escolher pessoas cristãs, de vida coerente com a sua fé e que
possam de fato ser uma presença cristã educativa. Pais e padrinhos devem saber, que juntos têm um compromisso frente a
alguém. Serão eles também que, paulatinamente, irão entrosar seu filho e
afilhado na grande comunidade eclesial, seja na paróquia ou a sua pequena
comunidade. E dessa maneira poderá a criança ser encaminhada mais tarde para os
outros sacramentos da Igreja.
OS SÍMBOLOS E
RITOS DO BATISMO
A celebração do batismo apresenta-nos uma riqueza muito
grande de gesto e símbolos, que nos prestam o serviço de uma melhor compreensão
do sacramento. O principal gesto humano do batismo é a água derramada sobre a cabeça (ou imersão também) da criança,
significando a sua purificação e santificação em Jesus Cristo. Um Destaque especial, porém, merece a
proclamação da palavra de Deus. Antes da ação do mistério que se celebra a Palavra visa despertar a fé dos pais,
padrinhos e pessoas presentes, a fim de que todos possam participar ativa e
conscientemente da celebração comunitária do batismo.
O esquema do Novo Ritual do Batismo
apresenta-se dessa maneira:
Acolhimento
com diálogo
inicial entre celebrante e os pais e padrinhos. O celebrante e os pais traçam o
sinal da cruz na fronte do batizando, para que nos lembremos que foi pela cruz
que Jesus Cristo nos salvou.
Liturgia
da Palavra:
leituras bíblicas, homilia, oração dos fiéis com oração do exorcismo e unção
com o óleo dos catecúmenos.
Liturgia
sacramental:
bênção da água, exortação, renuncia, profissão de fé, o batismo, unção com o
óleo do crisma, veste branca, vela acesa.
Oração
do Senhor: benção do ministro,
benção dos pais e despedida.
Unção
pré-batismal: o óleo é um símbolo da
realeza e meio de defesa dos atletas nos combates. No batismo, nós nos tornamos
ungidos como o Cristo. A palavra Cristo quer dizer “ungido”, o escolhido por
Deus para ser sua testemunha, aquele que vai travar o combate do bem. E os
cristãos participam desta missão da mesma luta de Jesus Cristo.
A
água: é um símbolo universal. Ela purifica e limpa. É
fonte de vida. Os desertos e os sertões não possuem vida por falta de água. Na
bíblia, a água é sinal de vida. O batismo será, pois uma nova vida para quem o
recebe.
A
renovação das promessas do batismo: é feita para os pais e
padrinhos, para lembrar-lhes o compromisso que, um dia, assumiram. A profissão
de fé deve ser feita com toda a convicção por parte dos pais e padrinhos,
refletindo com seriedade nas verdades de nossa fé.
A
unção com o crisma: recorda o óleo que ungiu
o Cristo depois de sua morte e antes de sua ressurreição. Significa que o
batizado participa do mistério da morte e ressurreição do Senhor Jesus.
A
veste branca: é símbolo de integridade
e de beleza. O batizado deve ser todo inteiro possuído pelo Cristo. Neste
momento, todos rezam para que o neo-batizado seja fiel ao seu novo estado de
vida em Cristo.
A
vela acesa:
lembra o símbolo da luz. Cada cristão deve ser luz nas trevas. Cristo é a luz
do Mundo. Em toda a sua vida o cristão deve ser uma vela acesa, portadora de
luz e de esperança para os irmãos.
O
Pai-Nosso: é a oração dos cristãos.
É, sobretudo a oração daqueles que têm a Deus como Pai e os outros como seus
irmãos.
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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