A
vida e ministério de Jesus são marcados por dificuldades de relacionamento com
a sociedade daquela época, principalmente pelos partidos religiosos. O sistema
religioso judaico era separatista, entre os “puros e os impuros”, classificando
assim os impuros com os doentes, leprosos, cegos, aleijados, prostitutas,
ladrões e pobres, sendo assim eram vítimas do desprezo de uma sociedade
religiosa e separatista.
A
práxis libertadora de Jesus se mostra sua atuação nas relações sociais. A
sociedade de sua época estava muito estratificada: distinguiam-se próximo e
não-próximos, puros e impuros, judeus e estrangeiros, homens e mulheres,
observantes das leis e povo ignorante, homens de profissões de má fama,
enfermos considerados pecadores. Jesus solidariza-se com todos eles e isto lhe
vale difamações de glutão e beberão, amigo de coletores de impostos e
desacreditados (Mt 11:19). O ataque impiedoso a teólogos, fariseus e a saduceus
tem inequívoca relevância social.
O
ministério de Jesus é gracioso, pois ele acolhe as pessoas, não as desprezando,
mas oferecendo a elas uma palavra de esperança, envolvendo-se com a vidas
delas, tocando e sendo tocado.Fariseus e escribas não aceitavam este tipo de
comportamento em detrimento da lei de impureza, que está relacionada com os livros
da Lei, por isso tornara-se separatista. Em Lucas 15:2 “murmuravam os fariseus
e escribas dizendo: Este recebe e come com os pecadores”. “Receber pecadores e
ser amigo deles implica estar ali, entre eles. Jesus não os evitava porque o
seu objetivo era produzir neles o arrependimento pelos seus pecados e um estilo
religioso de vida. Ao identificar-se com eles Jesus os convocava para a
transformação”.
Por
fim, em Lucas ( 5:8) Jesus desafiou Pedro, pecador confesso, a segui-lo e
tornar-se seu discípulo. Em Lucas (5: 28-29) Jesus chama Levi, um coletor de
impostos, para que o siga, porque Jesus veio chamar não os são, mas sim os
doentes ao arrependimento. Em Lucas ( 7: 36-50), Jesus é questionado pelo
fariseus sobre a sua autoridade, pois deveria saber quem era aquela.
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