São Paulo (19):
A visão teológica das Cartas Pastorais
Queridos irmãos e
irmãs
As últimas cartas do
epistolário paulino, das quais gostaria de falar hoje, são chamadas Cartas pastorais, porque foram
enviadas a figuras individuais de Pastores da Igreja: duas a Timóteo e
uma a Tito, estreitos colaboradores de São Paulo. Em Timóteo, o Apóstolo via
como que um alter ego; com
efeito, confiou-lhe missões importantes (na Macedónia: cf. Act 19, 22; em Tessalonica: cf.
1 Ts 3, 6-7; em Corinto:
cf. 1 Cor 4, 17; 16, 10-11), e
depois escreveu dele um elogio lisonjeiro: "Não tenho nenhum outro
tão unido comigo, que, com tão sincera afeição, se interesse por vós" (Fl 2, 20). Segundo a História eclesiástica de Eusébio de
Cesareia, do século IV, Timóteo foi depois o primeiro Bispo de Éfeso (cf. 3,
4). Quanto a Tito, também ele devia ter sido muito estimado pelo Apóstolo, que
o define explicitamente cheio de zelo... meu companheiro e colaborador" (2 Cor 8, 17.23), aliás, "meu
verdadeiro filho na fé comum" (Tt
1, 4). Ele fora encarregado de algumas missões muito delicadas na Igreja de
Corinto, cujo resultado animou Paulo (cf. 2 Cor 7, 6-7.13; 8, 6). Em seguida, daquilo que nos foi
transmitido, Tito uniu-se a Paulo em Nicópolis no Épiro, na Grécia (cf. Tt 3, 12) e depois foi por ele
convidado a ir à Dalmácia (cf. 2 Tm 4,
10). Segundo a Carta que lhe foi endereçada, em seguida ele tornou-se Bispo de
Creta (cf. Tt 1, 5).
As Cartas dirigidas a
estes dois Pastores ocupam um lugar totalmente particular no contexto do Novo
Testamento. Hoje, o parecer da maioria dos exegetas é que estas Cartas não
teriam sido escritas pelo próprio Paulo, mas teria a sua origem na "escola
de Paulo", e refletiram a sua herança para uma nova geração, talvez
integrando alguns breves escritos ou palavras do próprio Apóstolo. Por exemplo,
algumas palavras da segunda Carta a Timóteo parecem tão autênticas, que só
podem vir do coração e da boca do Apóstolo.
Sem dúvida, a situação
eclesial que sobressai destas Cartas é diferente da dos anos centrais da vida
de Paulo. Ele agora, em retrospectiva, define-se "arauto, apóstolo e
mestre" dos pagãos na fé e na verdade (cf. 1 Tm 2, 7; 2 Tm 1,
11); apresenta-se como alguém que obteve misericórdia, porque Jesus Cristo como
escreve "quis mostrar, primeiro em mim, toda a sua magnanimidade e para
que assim, servisse de exemplo àqueles que haviam de crer nele para a vida
eterna" (1 Tm 1, 16).
Portanto, o que parece realmente essencial em Paulo, perseguidor convertido da
presença do Ressuscitado, é a magnanimidade do Senhor, que nos serve de
encorajamento, para nos induzir a esperar e a ter confiança na misericórdia do
Senhor que, não obstante a nossa pequenez, pode realizar maravilhas. Para além
dos anos centrais da vida de Paulo, vão também os novos contextos culturais aqui
pressupostos. Com efeito, faz-se alusão ao aparecimento de ensinamentos que se
deviam considerar totalmente errôneos e falsos (cf. 1 Tm 4, 1-2; 2 Tm 3,
1-5), como aqueles de quem afirmava que o matrimônio não era bom (cf. 1 Tm 4, 3a). Vemos como é moderna
esta preocupação, porque também hoje se lê, por vezes, a Escritura como objeto
de curiosidade histórica, e não como palavra do Espírito Santo, na qual podemos
ouvir a própria voz do Senhor e conhecer a sua presença na história. Poderíamos
dizer que, com este breve elenco de erros presentes nas três Cartas, são
antecipados alguns trechos daquela sucessiva orientação errônea que aparece sob
o nome de Gnosticismo(cf. 1 Tm 2,
5-6; 2 Tm 3, 6-8).
O autor compara estas
doutrinas com duas referências de base. Uma consiste na evocação de uma leitura
espiritual da Sagrada Escritura (cf. 2
Tm 3, 14-17), ou seja, de uma leitura que a considera realmente como que
"inspirada" e proveniente do Espírito Santo, de tal forma que por ela
se pode ser "instruído para a salvação". Lê-se a Escritura,
justamente, pondo-se em diálogo com o Espírito Santo, de modo a haurir a sua
luz "para ensinar, para convencer, para corrigir e para instruir na
justiça" (2 Tm 3, 16).
Neste sentido, a Carta acrescenta: "A fim de que o homem de Deus
seja perfeito e apto para toda a boa obra" (2 Tm 3, 17). A outra evocação consiste na referência ao bom
"depósito" (parathéke):
é uma palavra especial das Cartas pastorais, com que se indica a tradição da fé
apostólica que se deve conservar com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Portanto , este
chamado "depósito" deve ser considerado como que a soma da Tradição
apostólica e critério de fidelidade ao anúncio do Evangelho. E aqui temos que
ter presente o fato de que nas Cartas pastorais, como em todo o Novo
Testamento, o termo "Escrituras" significa explicitamente o Antigo
Testamento, porque os escritos do Novo Testamento ainda não existiam, ou ainda
não faziam parte de um cânone das Escrituras. Por conseguinte a Tradição do
anúncio apostólico, este "depósito", é a chave de leitura para
compreender a Escritura, o Novo Testamento. Neste sentido, Escritura e
Tradição, Escritura e anúncio apostólico como chave de leitura aproximam-se e
quase se fundem, para formar em conjunto o "sólido fundamento lançado por
Deus" (2 Tm 2, 19). O
anúncio apostólico, ou seja a Tradição, é necessário para se introduzir na
compreensão da Escritura e aí ouvir a voz de Cristo. Com efeito, é necessário
estar "firmemente apegado à palavra fiel, tal como ela foi ensinada"
(Tt 1, 9). Na base de tudo
está, precisamente, a fé na revelação histórica da bondade de Deus, que em Jesus Cristo
manifestou concretamente o seu "amor pelos homens", um amor que no
texto original grego é significativamente qualificado como filanthropía (Tt 3, 4; cf. 2 Tm 1,
9-10); Deus ama a humanidade.
No conjunto, vê-se bem
que a comunidade cristã se vai configurando em termos muitos claros, segundo
uma identidade que não só se afasta de interpretações incôngruas, mas sobretudo
afirma a própria ancoragem nos pontos essenciais da fé, que aqui é sinônimo de
"verdade" (1 Tm 2,
4.7; 4, 3; 6, 5; 2 Tm 2,
15.18.25; 3, 7.8; 4, 4; Tt 1,
1.14). Na fé aparece a verdade essencial de quem nós somos, de quem é Deus,
como devemos viver. E desta verdade (a verdade da fé), a Igreja é definida
"coluna e sustentáculo" (1
Tm 3, 15). De qualquer modo, ela permanece uma comunidade aberta, de
visão universal, que reza por todos os homens de todas as ordens e graus, para
que cheguem ao conhecimento da verdade: "Deus deseja que todos os
homens se salvem e conheçam a verdade", porque "Jesus Cristo se
entregou em resgate por todos" (1
Tm 2, 4-5). Portanto, o sentido da universalidade, embora as comunidades
ainda sejam pequenas, é forte e determinante para estas Cartas. Além disso, esta
comunidade cristã "não fala mal de ninguém" e é "cheia de doçura
para com todos os homens" (Tt 3,
2). Este é um primeiro componente importante destas Cartas: a
universalidade e a fé como verdade, como chave de leitura da Sagrada Escritura,
do Antigo Testamento, e é assim que se delineia uma unidade de anúncio e de
Escritura, e uma fé viva e aberta a todos e testemunha do amor de Deus por
todos.
Outro componente típico
destas Cartas é a sua reflexão
sobre a estrutura ministerial da Igreja. São elas que, pela primeira vez,
apresentam a tríplice subdivisão de bispos, presbíteros e diáconos (cf. 1 Tm 3, 1-13; 4, 13; 2 Tm 1, 6; Tt 1, 5-9). Nas Cartas pastorais podemos observar o confluir de
duas estruturas ministeriais diversas, e assim a constituição da forma
definitiva do ministério na Igreja. Nas Cartas paulinas dos anos centrais da
sua vida, Paulo fala de "bispos" (Fl 1, 1) e de "diáconos": esta é a estrutura
típica da Igreja, que se formou nessa época no mundo pagão. Portanto, permanece
predominante a figura do próprio Apóstolo, e por isso só gradualmente se
desenvolvem os outros ministérios.
Se, como se disse, nas
Igrejas formadas no mundo pagão dispomos de bispos e de diáconos, e não de
presbíteros, nas Igrejas que se formaram no mundo judaico-cristão os
presbíteros constituem a estrutura predominante. No final das Cartas pastorais,
as duas estruturas unem-se: agora aparece "o episcopo" (o bispo) (cf. 1 Tm 3, 2; Tt 1,
7), sempre no singular, acompanhado pelo artigo definido "o episcopo". E ao lado de "o episcopo" encontramos os
presbíteros e os diáconos. Parece ser ainda determinante a figura do Apóstolo,
mas as três Cartas, como eu já disse, são dirigidas não já a comunidades, mas a
pessoas: Timóteo e Tito, que por um lado aparecem como Bispos, por outro
começam a ocupar o lugar do Apóstolo.
Assim, nota-se
inicialmente a realidade que mais tarde se há-de chamar "sucessão
apostólica". Paulo diz a Timóteo, com tom de grande solenidade:
"Não descuides o dom espiritual que recebeste e que te foi concedido por
uma intervenção profética, com a imposição das mãos dos presbíteros" (1 Tm 4, 14). Podemos dizer que nestas
palavras aparece inicialmente também o caráter sacramental do ministério. E
assim temos o essencial da estrutura católica: Escritura e Tradição,
Escritura e anúncio formam um conjunto, mas a esta estrutura, por assim dizer
doutrinal, deve acrescentar-se a estrutura pessoal, os sucessores dos
Apóstolos, como testemunhas do anúncio apostólico.
Enfim, é importante
observar que nestas Cartas a Igreja
se inclui a si mesma em termos muito humanos, em analogia com a casa e a
família. Particularmente em 1 Tm 3,
2-7, lêem-se instruções muito pormenorizadas sobre o bispo, como estas:
ele deve ser "irrepreensível, que se tenha casado uma só vez, que seja
sóbrio, prudente, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado ao álcool,
nem violento, mas condescendente, pacífico e desinteressado; que saiba governar
bem a casa, tenha os seus filhos submissos e com perfeita honestidade. Pois se
alguém não souber governar a sua casa, como cuidará da Igreja de Deus? [...]
Importa também que goze de boa fama entre os estranhos". Aqui é necessário
observar, sobretudo a importante atitude relativa ao ensino (cf. também 1 Tm 5, 17), do qual se encontram
ecos inclusive noutros trechos (cf. 1
Tm 6, 2c; 2 Tm 3, 10; Tt 2, 1), e depois uma especial
característica pessoal, a da "paternidade". Com efeito, o bispo é
considerado pai da comunidade cristã (cf. também 1 Tm 3, 15). De resto, a idéia de Igreja como "casa de
Deus" mergulha as suas raízes no Antigo Testamento (cf. Nm 12, 7) e encontra-se reformulada
em Hb 3, 2.6, enquanto alhures
se lê que todos os cristãos não são mais estrangeiros nem hóspedes, mas
concidadãos dos santos e membros da família de Deus (cf. Ef 2, 19).
Oremos ao Senhor e a São
Paulo para que também nós, como cristãos, possamos caracterizar-nos cada vez
mais, em relação à sociedade em que vivemos, como membros da "família de
Deus". E rezemos ainda para que os Pastores da Igreja adquiram sentimentos
cada vez mais paternos e ao mesmo tempo ternos e fortes, na formação da Casa de
Deus, da comunidade, da Igreja.
PAPA BENTO XVI
AUDIÊNCIA GERAL
Sala Paulo VI
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009
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