FORMAÇÃO
PARA COROINHAS - V
V – A MISSA
A missa corresponde ao Sacramento da
Eucaristia. “É a fonte e o ápice de toda a vida da Igreja”, e por ser o
sacramento no qual o serviço dos coroinhas mais necessário, procuremos
compreender bem como é celebrada a Santa Eucaristia.
Você vai à missa todo o domingo? Que representa a missa para você? Você
sabia que a missa contém todo o Mistério da Salvação? Ela é mais que uma
oração. É a oração do próprio Jesus. Renova a Ceia do Senhor e o Sacrifício
Redentor. Para aproveitarmos melhor dessa riqueza, precisamos conhecê-la parte
por parte, no seu significado mais profundo, que é Mistério de Deus presente na
missa.
Como está
dividida a celebração da Eucaristia?
Na celebração da Missa, a Pessoa de Cristo se faz presente no Povo de
Deus reunido, no Altar da celebração e no Presidente (o bispo ou o padre).
Porém, de maneira singular, Jesus Cristo está verdadeiramente presente na Sagrada Eucaristia e no Pão e Vinho consagrados.
Por
isso, a Missa está dividida em duas partes principais:
-
A Liturgia da Palavra
(quando
proclamamos a Escritura)
- A
Liturgia Eucarística
(onde
nos alimentamos do Corpo e Sangue de Cristo).
|
Além dessas duas partes
principais da Missa, temos os Ritos inicias, que nos introduzem na
celebração; e os Ritos finais onde recebemos a bênção de Deus e somos
enviados a testemunhar o Cristo em nossas vidas.
Ritos
Iniciais
|
Chegada
Hoje é Domingo, Dia do Senhor. Vamos à missa.
Estamos encontrando na igreja. Lá na frente está o sacrário: ali mora o Dono da
casa. Aquela luzinha acesa é o sinal da presença de Jesus na Eucaristia. Por
isso fazemos uma genuflexão, isto é, dobramos o joelho direito até tocar o
chão. É um gesto de adoração ao Senhor Deus. É bom chegarmos à igreja alguns minutos antes de começar a missa, para
que possamos nos preparar melhor, através de uma oração individual nos
colocamos na presença de Deus. Coisa belíssima é a gente rezar na casa de Deus!
Jesus disse: “A minha casa é a casa de oração”. (Lc 19,46).
Canto de
Entrada
O comentarista convida a assembléia para participar da missa e nos
introduz na mensagem daquele dia. A Liturgia faz memória, revive a vida Jesus e
todo o Mistério de nossa Salvação. Por isso, cada Domingo tem a sua mensagem, o
seu clima próprio, que nos leva a sentir e a viver, com Cristo, a sua caminhada
terrena. Começa o “Canto de Entrada”.
Então o celebrante vem para o altar acompanhando da equipe de celebração. O
padre chega e beija o altar ou “mesa
Senhor”, não para cultuar a matéria de que é feito, mas para venerar o
próprio Cristo, pois o altar lembra a mesa da Ceia e a Cruz da Redação.
O Sinal da
Cruz
Em seguida o celebrante dirige-se, com os ajudantes, às cadeiras que
ficam junto da estante com o livro. Essas cadeiras podem estar diante do altar
ou do lado, mas sempre de frente para o povo. Aí o celebrante faz o “Sinal da
Cruz”, e juntamente com ele o fazem todos os presentes, os quais a uma só voz
respondem o “amém”.
O Alto
Penitencial
O
Ato Penitencial é um convite para cada um, olhar dentro de si mesmo. Reconhecer
e confessar os “seus” pecados, e não os pecados dos outros. Há um provérbio que
diz: “Se cada cidadão limpar a frente de sua casa, a cidade ficará toda limpa”.
Se cada católico corrigir os seus defeitos, a Igreja toda ficará santa, sem
mancha nem ruga.
Hino de
Louvor
O “Glória
a Deus” vem logo após o Ato Penitencial. Quando renovamos a vida,
renunciando ao pecado e aderindo a Jesus, a sua Graça nos faz feliz. O canto é
a expressão viva do que está dentro de nós. Em geral, cantamos quando estamos
alegres, e cantamos para louvar, bendizer e agradecer à Deus pela Salvação que
nos deu em Jesus Cristo.
Oração da
Coleta
A “Coleta” começa com um convite do
celebrante: “Oremos...” É um convite solene, pois aquela oração vai se tornar a
Oração da Igreja, da qual Cristo é a Cabeça e nós os membros. Após esse
“oremos”, faz-se um tempo de silêncio. Por que esse silêncio? Durante o
silêncio cada um deve se colocar na presença de Deus e fazer a sua oração ou
intenções particulares. Depois de algum tempo, o celebrante reza em voz alta,
assumindo naquela oração eclesial a oração de cada um.
Liturgia
da Palavra
|
A Liturgia da Palavra pode ser considerada uma preparação para a
Eucaristia, mas é ainda assim de importância vital ao desenvolvimento da Missa.
“Não é menos importante a Palavra de Deus que o Corpo de Cristo”, diz Santo
Agostinho. A palavra de Deus é fonte de salvação. A Liturgia da Palavra nos coloca em contado com a Palavra de Deus e
oferece-nos os fundamentos da fé, as maravilhas do Reino dos Céus e a exata
compreensão da igreja. Do anúncio da Palavra de Deus depende muito os frutos de
nossa participação no Corpo e no Sangue do Senhor. A primeira leitura e o evangelho tratam geralmente do mesmo assunto,
para mostrar Jesus como aquele que leva à plenitude a antiga aliança; o salmo,
é uma meditação da leitura, uma espécie de comentário contado - daí
ser insubstituível; a segunda leitura é feita de forma semi-contínua, sempre
extraída da carta do apóstolo. Também fazem parte da Liturgia da Palavra, a homilia, o Creio e as
preces.
Liturgia
Eucarística
|
A
liturgia eucarística divide-se em: apresentação das oferendas, oração
eucarística e rito da comunhão.
-
Apresentação das Oferendas
Preparação
do altar
Em primeiro lugar prepara-se o altar ou a
mesa do Senhor, que é o centro de toda liturgia eucarística, colocando-se nele
o corporal, o sanguíneo, o cálice e o missal, a não ser que se prepare na
credencia.
Procissão
das oferendas
Neste momento, trazem-se os dons em forma de
procissão. Lembrando que o pão e o vinho representam o que é o homem e o que
ele faz, esta procissão deve revestir-se do sentimento de doação, ao invés de
ser apenas um entrega da água e do vinho ao sacerdote.
Apresentação
das oferendas a Deus
O sacerdote apresenta a Deus as oferendas
através da fórmula: Bendito sejais... E o povo aclama: Bendito seja Deus para
sempre! Este momento passa despercebido da maioria das pessoas devido ao canto
do ofertório. O ideal seria que todo o povo participasse desse momento, sendo o
canto usado apenas durante a procissão e a coleta fosse feita sem as pessoas
saírem de seus locais.
O lavar as
mãos
Após o sacerdote apresentar as oferendas ele
lava as suas mãos. Antigamente, quando as pessoas traziam os elementos da
celebração de suas casas, este gesto tinha caráter utilitário, pois após pegar
os produtos do campo era necessário que lavasse as mãos. Hoje em dia esse gesto
representa a atitude, por parte do sacerdote, de tornar-se puro para celebrar
dignamente a eucaristia.
Orai Irmãos...
Agora o sacerdote convida toda assembléia a
unir suas orações à ação de graças do sacerdote.
Oração sobre
as Oferendas
Esta oração coleta os motivos da ação de
graças e lança no segue, ou seja, a oração eucarística. Sempre muito rica, deve
ser acompanhada com muita atenção e confirmada e com o nosso amém!
- Oração
Eucarística
Definição
“Trata-se de uma ação de graças ao Pai, por
Cristo, no Espírito Santo. A Igreja rende graças a Deus Pai pelas maravilhas
operadas por Cristo, no Espírito Santo. Ela louva, bendiz e agradece ao Pai.
Comemora o Filho. Invoca o Espírito Santo”
Prefácio
Após o diálogo introdutório, o prefácio
possui a função de introduzir a assembléia na grande ação de graças que se dá a
partir deste ponto. Existem inúmeros prefácios, abordando sobre os mais
diversos temas: a vida dos santos, Nossa Senhora, Páscoa etc.
O Santo
E a primeira grande aclamação da assembléia a
Deus Pai em Jesus Cristo. O correto é que seja sempre cantado.
A invocação
do Espírito Santo
Através dele Cristo realizou sua ação quando
presente na história e a realiza nos tempos atuais. A Igreja nasce do espírito
Santo, que transforma o pão e o vinho. A Igreja tem sua força na Eucaristia.
A
consagração
Deve ser toda acompanhada por nós. É
reprovável o hábito de permanecer-se de cabeça baixa durante esse momento. Este
é um momento sublime e de profunda adoração. Nesse momento o mistério do amor
do Pai é renovado em nós. Cristo dá-se por ao Pai trazendo graças para nossos
corações. Daí ser esse um momento de profundo silêncio.
Preces e
intercessões
Reconhecendo a ação de Cristo pelo Espírito
Santo em nós, a Igreja pede a graça de
abrir-se a ela, tornando-se uma só unidade. Pede para que o papa e seus
auxiliares sejam capazes de levar o Espírito Santo a todos. Pede pelos fiéis
que já se foram e pede a graça de, a exemplo de Nossa Senhora e dos santos, os
fiéis possam chegar ao Reino para todos preparados pelo Pai.
Doxologia
Final
É uma espécie de resumo de toda a oração
eucarística, em que o sacerdote tendo o Corpo e Sangue de Cristo em suas mãos
lova ao Pai e toda assembléia responde com um grande “amém”, que confirma tudo
aquilo que ela viveu.
Rito da
Comunhão
É o desfecho da oração eucarística. Uma vez
que unidos a Cristo e por ele reconciliados com Deus, nada mais oportuno do que
dizer: Pai nosso... Esta oração deve ser
rezada em grande exaltação, se possível cantada. Após o Pai Nosso temos o
momento da paz, a fração do pão quando se conta o Cordeiro de Deus, e a
distribuição da comunhão.
Ritos
Finais
|
Após a oração pós-comunhão são divulgados os
avisos da comunidade. A celebração encerra-se com a Bênção do Presidente e o
canto final.
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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