O
CONTEXTO RELIGIOSO DO NOVO TESTAMENTO
II.- O
CONTEXTO PAGÃO
Se as raízes do cristianismo afundam
profundamente em terra judaica, seu desenvolvimento realiza-se logo no contexto
pagão. O mundo pagão era profundamente religioso; porém, essa religiosidade
apresentava-se sob as formas mais diversas. A religião greco-romana era
sincretista e popular. O povo continuava apegado às divindades locais e
expressava assim sua lealdade cívica. Porém, ao mesmo tempo, o horizonte
religioso havia-se alargado para oferecer entrada a elementos das mais diversas
procedências, enquanto as praticas religiosas tradicionais se haviam
enriquecido com elementos exóticos.
Supostamente, os antigos templos
continuavam em pé e os antigos ritos eram praticados por multidões; porém os
nomes dos deuses haviam-se multiplicado e misturado em toda sorte de
combinações. Novas formas de culto haviam-se propagado por todo o império. Além
disso, as associações religiosas tinham surgido por toda parte, e o culto ao
imperador havia-se estendido por todo o mundo civilizado.
1.-
raízes da religiosidade helenística tardia
O homem helenista, individualista e
cosmopolita procura o bem individual acima do bem comum. Esculápio com suas curar milagrosas, corresponde mais a necessidade
mais que a função de deus protetor de uma cidade e será percebido como deus protetor
do individuo. Tykhe, a “deusa
fortuna” é a deusa por excelência da religião helenística; deusa imprevisível
que, segundo seu próprio capricho, constrói ou destrói os reinos. Igualmente da
antiga religião grega provém os oráculos.
As religiões mistéricas do helenismo
tardio são incompreensíveis sem uma referência aos antigos mistérios de
Deméter, e de Dionísios, ou aos mistérios órficos. O culto imperial tem uma
parte de suas raízes mais profundas no culto ao herói da religião grega
clássica e no procedente culto aos mortos. A antiga crença romana nos genii, misturada com a crença
helenística no daimôn pessoal
(elemento divino presente no homem), terá influência decisiva no
desenvolvimento do culto imperial, que marcará toda a época. Porém, os aspectos
mais instáveis da religião do helenismo tardio provêm das contribuições das
religiões orientais.
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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