O SANGUE DA ALIANÇA
O conceito de “aliança” em hebraico que quer dizer “berith”.
Berith significa a existência de segurança nas relações. Essas relações podem
ser as mais diversas, e a tradução de berith por “aliança” é suficiente.
No centro do AT está a aliança do Sinai. Duas outras
alianças, entretanto, já a tinham precedido: a aliança com Noé (Gn 9, 8-17) e
com Abraão (Gen 15 e 17). Na aliança com Noé, que se estende a todos os seres
vivos, Deus se obriga a conservar a vida sobre a terra, sem reciprocidade da
parte do homem; assim mesmo, esta aliança é precedida por mandamentos, conforme
Gêneses 9ss.
A aliança tem por fundamento o amor de Deus livremente
concedido, é o sêlo da eleição divina. Por isso, Javé e Israel não firmam a aliança
como fazem os parceiros humanos (Gn 21, 27. 32) mas é Javé que estabelece a
aliança com Israel.
Através de Jeremias (31, 31-34) Deus promete uma “nova
aliança” que trará perdão dos pecados e pela qual Deus escreverá a lei no
coração de cada homem. Em Ezequiel exprime isso ainda mais claramente: Javé
dará aos israelitas um coração novo, colocando o seu Espirito no seu interior
(Ez 36, 26s), e ela será uma “aliança eterna de paz”(37, 26), na qual todos serão diretamente ensinados por
Deus (Is 54, 10. 12). Os cânticos do servo de Javé alargam o círculo para além
de Israel, abrangendo a todos os povos, e revelam que o Servo de Deus é feito
por Deus “aliança do povo” (Is 42,6; 49,8).
A “nova aliança” é firmada no Sangue de Cristo, como ele
mesmo diz na instituição da Eucaristia, fazendo paralelos com Ex, 24,8 e Is 53,
11: “Este é o meu sangue da aliança, que será derramado por muitos”. Conforme
atesta os relatos de (Mt 26,28; Mc 14,24; Lc 22,20; e 1Cor 11,25).
Para o mundo hebraico sangue é vida, é a alma. O sangue que
circulavam entre nós é Deus exterior. Entre Deus e os homens há o sangue de
Cristo. “chagas abertas, ó coração
ferido Sangue de Cristo está entre nós e o perigo”. Portanto, Cristo é o
mediador da nova aliança (Hb 12,24), num sentido incomparavelmente mais elevado
do que Moisés o foi no Sinai. Esta nova “aliança” é “melhor”, porque é a
garantia de melhores promessas (Hb 7,22).
Bíblia de Jerusalém – São Paulo – Editora: Paulus,
2002.
Bíblia do Peregrino – São Paulo: Editora Paulus – 2ª
ediação – 2002.
Bíblia Sagrada – Edição Pastoral, São Paulo –
Editora: Paulus, 1990.
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.
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