JÁ PASSARAM POR AQUI !

PALESTRA PARA O EJC


Palestra para o EJC

Eu te escolhi, e não te rejeitei;
Nada temas, porque estou contigo.
(ISAÍAS 41, 9b-10)


            A escolha é fundamental para se iniciar uma missão específica dentro do âmbito religioso cristão. Nesta escolha está fundamentalmente a presença do próprio Deus como Aquele que vai ao encontro do próprio homem. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16). A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último para sua vida (CIC parágrafo 26).
            Ser cristão hoje significa ser chamado escolhido a comunicar o amor de DEUS num mundo tão desorientado, num mundo que perdeu praticamente as suas referências. Ainda hoje o cristão é como alguém que quer viver a PALAVRA DE DEUS dentro da comunidade, de seu contexto. Mas, não apenas para seu próprio proveito e sim para mostrar aos seus contemporâneos que existe uma possibilidade de achar um sentido para a vida. De modo especial, vemos em vocês jovens, uma ESPERANÇA onde muitos buscam este sentido último para suas vidas.
            Vemos em vocês verdadeiros eleitos para fazer a diferença (SER DIFERENTE AMAR SEM MEDIDAS A DEUS) no que se reflete a mudanças nós que fazemos parte desta sociedade que às vezes prega tanto o consumismo, o egoísmo e o prazer geral, onde muitos nossos irmãos se esqueceram ou não vivem mais as suas convicções e os princípios morais do EVANGELHO. “sede santos como eu sou santo, sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito” (cf. 1 Pd 1, 16). Mas, felizmente muitos jovens ainda descobrem que mesmo se entupindo de coisas bens materiais, (Mt. 19, 16-22) não encontram sentido de viver, penso que: o que dar este sentido a nossa existência seja a PALAVRA DE DEUS; ela que revela para nós a palavra do Pai encarnada NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
            Mediante isto, “bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto céu nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu n’Ele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”. Num jardim nós encontramos muitas flores, mas escolhemos apenas algumas; não porque sejam mais belas ou mais perfeitas: mas, nós fazemos uma opção de escolha. Assim também AGE DEUS quando escolhe os seus SERVOS “tu és meu servo, eu te escolhi, e não te rejeitei” (Is. 41, 9b). Temos como exemplo e de modo muito interessante a escolha do jovem DAVI, o escolhido no meio de seus irmãos; tendo alguns mais belos e outros mais fortes que ele (1 Sm 16, 6-13). Os escolhidos de Deus se tornam meio que kadoshi que quer dizer santo (pessoas separadas). Verdadeiros ELEITOS que agora pertencem àquele que as escolheu. “Ele nos escolheu para sermos SANTOS E IRREPREENSÍVEIS sob seu olhar, no amor” (cf. Ef 1, 4).
            Através dos tempos DEUS tem feitos muitas escolhas CHAMOU A MUITOS, vemos a pessoa de MOISÉS (Ex. 3, 1-15). Temos a vocação de João Batista considerado por alguns o último dos profetas (Mc 1, 4-7; Jo 1, 19-28; Mt 14, 8-12). A Virgem Maria (Lc 1, 26-56). Temos a figura de Paulo de Tarso (Atos 9, 1-24). Fazer a vontade de DEUS também tem seus riscos às vezes Paulo teve que fazer opções na sua vida, mas nunca o Senhor o deixou sozinho (Atos, 18, 1-11). Não há chamado sem cruz. Não há amor sem renúncias. O CAMINHO que nos leva a Deus é caminho de renúncias e de escolhas. A renúncia acontece porque visamos a algo mais. Não é renúncia por renúncia, mas é optar por algo a mais. É optar por aquilo que Deus escolheu para nós como vocação sermos totalmente santos sem reservas.  
            É claro que existem receitas para ser um jovem cristão autentico assim como Paulo foi primeiro ele tem que viver a sua convicção de ser realmente CRISTÃO; não ser simplesmente porque se decidiu a partir de um momento. Já se é selado com CRISTO quando recebe o BATISMO, fé que muitas das vezes não se é assumida. O jovem ele pode ser um CRISTÃO autentico dentro de seu contexto se assumindo como tal “SOU CRISTÃO E NÃO ABRO MÃO DISTO”.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!