JÁ PASSARAM POR AQUI !

O QUE É ORAÇÃO?

A oração na vida do ser humano

q  O que é oração?
            A oração é um encontro amoroso da pessoa com Deus, na verdade. Porque o amor só acontece na verdade, não resiste a mentira. Rezar é antes de tudo AMAR.
Sta. Teresinha dizia: para mim, a ORAÇÃO é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.
A ORAÇÃO é a elevação da alma ou o pedido a Deus dos bens convenientes. (S. João Damasceno).
De onde falamos nós ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das “profundezas” (Sl 130,14) de um coração humilde e contrito. Quem se humilha será exaltado.
JESUS CRISTO, foi um homem de oração. Orava antes dos momentos decisivos de sua missão: antes de o Pai dar testemunho por ocasião do Batismo (Lc 3,21), antes da transfiguração (Lc 9,28) e antes de realizar por sua Paixão o plano de amor do Pai (Lc 6,12)
JESUS, muitas vezes se retira, na solidão da montanha, de preferência, a noite para orar (Mc 1,35;4,16).
Estando num certo lugar, orando, ao terminar, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a orar”(Lc 11,1)
Assim como Jesus ora ao Pai e dá graças antes de receber seus dons, ele nos ensina essa audácia filial: “tudo quanto suplicares e pedires, crede que já recebeste” (Mc 9,23). Tal é a força da oração, “Tudo é possível a quem crer”(Lc 11,5-13).
A oração da Fé não consiste apenas em dizer “Senhor, Senhor”, mas em levar o coração a fazer a vontade do Pai.

q  Oração com um coração simples
Todo ser humano tem seus pontos positivos e seus pontos negativos. Sabemos disso. Contudo, na prática não é fácil admiti-lo. De fato, encontra-se pessoas que não reconhecem que têm limites, defeitos. Acreditam saber tudo. Nunca se enganam. A culpa é sempre dos outros. Outros, ao invés, não se valorizam bastante, a tal ponto que não conseguem descobrir nenhuma qualidade em si mesmas. São dois extremos. No entanto, eles excite,.
Somos, pois, pessoas com qualidades e com limites.
O que temos de “positivo”, nossas qualidades, nossos valores, tudo isso é Dom que recebemos de Deus. Negar esse Dom seria negar o próprio Deus que no-lo deu. Ö Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor; seu nome é santo”- é o qu cada um de nós deve dizer como Maria.
Para ter um coração simples, precisamos sentir-nos feliz de ser o que somos, ter uma sincera estima de nós mesmo.

q  Oração
Você também é um dom de Deus, um dom precioso para os outros. Tudo que você é precisa ser doado. Você só encontrará todo o sentido de sua vida, quando se fizer dom para os outros. Do mesmo modo, devemos ver o outro como um Dom que Deus faz, e mediante o qual ele próprio se dá a nós.
Por conseguinte, não podemos nem possuir reduzir o outro à nossa medida, uma vez que ele não nos pertence.

O que temos de negativo de limitações:

ü  Primeiramente, o fato de nada possuirmos por nós mesmos. É este o sentido radical de nossa pobreza: tudo recebemos de nosso Criador, em tudo dependemos dele. Não fomos nós que nos demos a vida, nem se encontra em nós o seu sentido. Não somos o nosso próprio fim. Somo seres pobres, necessitados de tudo. Somente Deus é Deus. Quere fazer as vezes de Deus é a tentação como e sutil de nossa presunção. Não temos de que nos orgulhar.
ü  São estas algumas das limitações do nosso ser: não vemos tudo, não ouvimos tudo, não sabemos tudo... Somos seres limitados. Além disso, existem as doenças, a fragilidade de nossos ser, a brevidade da vida etc. Dizia Sta. Teresa: Ä humildade consiste em viver na verdade”, como, então, queremos ser tão pretensiosos, tão superficiais, tão cegos? Escondemo-nos atrás da nuvenzinha de nossas ilusões e assim prosseguimos pela vida afora...
ü  Enfim, o pecado: o mal que fazemos e o bem que omitimos, nossa incapacidade de dar e de receber o perdão.
Por conseguinte, só com um coração simples é que poderemos viver o encontro de amor com o outro e com Deus. A partir da verdade de nossos qualidades e dos nossos limites. A partir da necessidade, uma vez que nada temos por nós mesmos nem podemos possuir. A partir da humanidade de nosso limitado ser terreno, e apartir da simplicidade com que reconhecemos o Dom que Deus constantemente nos faz. Para rezar, devemos despertar nossa sensibilidade pela presença, saber-nos amado e aproximar-nos do outro com um coração simples, assim como somos, necessitados como o publicanos da parábola.


q  Oração pessoal
É o reconhecimento amoroso entre o homem e Deus no silêncio de seu ser. É o momento que diariamente dedico ficar a sós com ele, é a atitude profunda que me faz voltar os olhos e o coração para a sua presença, ao longo do dia. No entanto, é preciso saber, que mais íntimo que possa ser o relacionamento que estabeleço com Deus, minha oração pessoal temos sempre uma dimensão comunitária pois, quando me coloco diante de Deus lhe apresento também a minha família, minha comunidade; meus irmãos sus sofrimentos e esperanças.

Para cada dia um tempo de Oração

Queremos motiva-los(as) para que dedique, um tempo diário à oração pessoal,a viver um verdadeiro encontro com Deus. O modo de rezar é muito pessoal. É sua voz, é você quem ora. Contudo, para fazer uma boa oração é preciso:

ü  Criar o hábito
Criar o hábito de realizar um momento de oração pessoal e diariamente. A oração equilibra nossa vida, faz-nos entrar no mistério de Deus, ajuda-nos a descobrir nossa própria verdade e alimenta a nossa espiritualidade.

ü  Um lugar
Podemos encontrar Deus em todos os lugares. Mas para a oração diária é bom procurar um lugar solitário, tranqüilo, silencioso. De preferência, sempre o mesmo lugar: um cantinho na sua casa, seu próprio quarto...

ü  O momento
Nossa tendência é deixar a oração para o último momento, depois de tudo que realizamos. Recomenda-se ter cada daí um momento, que seja calmo e tranqüilo, no qual não sejamos acomodados. Dois bons momentos: No inicio da manhã e no final da tarde.

ü  Duração
É algo pessoal dependente de cada um. Para começar é bom propor um tempo curto. De vez enquanto um tempo maior.
No principio, nem sempre é fácil. Mas saber rezar pode ser tão simples como começar a rezar.

Principais Orações do Cristão

 

Pai nosso

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; e perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação. Mas livrai-nos do mal. Amém

 

Ave Maria

Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco; bendita sóis vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Glória ao Pai

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito santo. Côo era no principio, agora e sempre. Amém.

Ato de contrição

Meu Deus, tenho muita pena de ter pecado, pois mereci ser castigado, ofendi a vós, meu Pai, meu Salvador. Perdoai0-me, Senhor, não quero mais pecar.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva; A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos, misericordiosos, anos volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Oração do Anjo da Guarda

Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege me guarde, governe e ilumine. Amém.

Oração ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e ascendi neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renoveis a face da terra.
Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso. Amém.


SEMINARISTA: SEVERINO DA SILVA SOUZA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!