JÁ PASSARAM POR AQUI !

MANIFESTAÇÃO GLORIOSA DO FILHO DE DEUS


A ESPERA DE NOS ENCONTRARMOS COM CRISTO

Marcos 13, 24-32 
            
No evangelho de hoje constata-se uma linguagem apocalíptica. O sol se escurecerá, a lua não dará seu resplendor; cairão os astros do céu e as forças que estão no céu serão abaladas (Mc 13, 24-25). Contudo, para tranquilizar os cristãos de sua comunidade o evangelista Marcos é incisivo lembra inicialmente o conselho do Mestre (JESUS CRISTO) para não deixar-se enganar com tais discursos insensatos (Mc 13, 5-8), não deve haver preocupação alguma quanto à data do fim do mundo; o verdadeiro problema é outro: trata-se de saber como é que devem viver no dia de hoje os discípulos, neste mundo. Na época em que Marcos escreve este capítulo do seu Evangelho, as comunidades cristãs estão agitadas e assustadas por causa de guerras, de calamidades e de crises que abalam o mundo inteiro. Na época atual também nós poderíamos sentir-nos abalados defronte as constantes guerras presentes em alguns países, as várias catástrofes naturais que acontecem com frequência, como também os cataclismos (transformações bruscas) políticos, econômicos e sociais que se registram em quase todas as partes do planeta. É bem verdade que as expectativas de um futuro incerto amedrontam os corações das pessoas sem fé.
            
Neste sentido esta perícope de Marcos mostra que para os discípulos, Cristo enuncia os sinais que antecedem grandes tribulações. Mas promete atenção especial aos que perseveram, pois os anjos reunirão “as pessoas que Deus escolheu” (Mc. 13, 27). Jesus convida todas as pessoas que sofrem porque ama a verdade, a paz, a justiça, a liberdade a não desanimar. Mesmo nas horas mais tenebrosas eles devem saber vislumbrar os sinais do reino que se aproxima. Resta-lhes para eles a vigilância. Marcos quer nos mostrar que devemos ser cristãos perseverantes em todos os momentos da vida, pregando o amor continuamente. A nossa salvação será estabelecida sobre nossos atos de amor. O vigiai corresponde ao estar presente, a não se omitir da realidade do mundo. Um dia nos será cobrada essa vigilância em função do Reino de Deus. E se nós nos encontrássemos com Cristo hoje, poderíamos afirmar que estamos preparados?
            
Ora, vigiar é estar preparado, na comunhão e no testemunho diário. Nesta perspectiva podemos afirmar que acreditamos nas promessas de Cristo, que aceitamos os caminhos estreitos, sofridos e dolorosos muitas vezes que de forma natural a vida nos apresenta. Quando aceitamos um compromisso com Ele, também aceitamos possíveis riscos. A Palavra de Jesus é viva e eficaz, ela é portadora da verdade e da felicidade que de forma eminente traz a salvação a todos quando escutada e praticada. Se Cristo nos chama constantemente e promete dias melhores sempre, porque não abraçar com profunda decisão e amor a sua proposta? Seguir seus passos é o grande compromisso que nos obriga a vivenciarmos uma fé autêntica e madura.
            
Mediante isto, ao dizermos sim a Cristo, estamos também simultaneamente dizendo não às nossas atitudes de comodismo. Para transmitirmos uma mensagem de fé temos que possuí-la, ou seja, é preciso vivê-la. Ninguém oferece o que não possui. Cada dia da vida é uma descoberta, um cenário novo. Cristo é uma descoberta cotidiana, que se renova constantemente em nossos corações. Num momento de provação, sua presença em nós é o maior de todos os pontos de apoio para perseverarmos. O cristão que possui uma fé alicerçada em Cristo jamais se desviará do caminho e se purificará cada vez mais. A dinâmica do cristão deve ser a vigilância diária, pois ela é capaz de purificar todas as ameaças contra a integridade espiritual. Por fim, a vigilância de cada Cristão nasce de uma consciência eficaz, determinada, nasce do íntimo do coração de cada um, a saber, de sua vontade própria, que distingue com nitidez a grande promessa: um dia nós vamos nos encontrar com Cristo, fiquemos, portanto preparados. O que eu digo a vocês, digo a todos: fiquem vigiando (Marcos 13, 37).

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!