JÁ PASSARAM POR AQUI !

ENTÃO É NATAL!




A palavra 'natal' do português já foi 'nātālis' no latim, que tem sentido de nascer. Liturgicamente estamos no tempo do Advento que significa aquele que vem, parece que nascer e aquele que vem tem algo comum, é isto mesmo, pois o propósito tanto do natal como do tempo do advento é esperar Aquele que está pra vir, Jesus Cristo Filho de Maria e de José o carpinteiro.


Particularmente nesta época do ano é fácil perceber que as pessoas ficam mais sensíveis as outras. Creio que seja devido o clima que é proporcionado tanto pela Igreja que apresenta aos cristãos através da liturgia do Advento o nascimento do menino Deus convidando-os todos a vivenciar esta expectativa de criar um mundo a partir de Deus mais fraterno, austero onde todos possam viver num clima de amor.

Outros aspectos também estão envolvidos neste clima natalino, aqui podemos lembrar  algumas dimensões que estão intrínsecas nos costumes de cada povo, como por exemplo o meio econômico, cultural e religioso. lembramos o cristianismo que dentro do âmbito da religião comove e convoca todos os cristãos espalhados pelo mundo afora a vivenciar o nascimento do menino DEUS. Até os não-cristãos vivem ou acabam deixando se envolver por este clima que o natal proporciona. É algo fenomenal. Temos por exemplo países como o Japão e a China onde o cristianismo é pouco conhecido em relação a alguns países como o nosso por exemplo. o Natal em grande parte do ocidente é celebrado no dia 25 de dezembro, na Rússia é no dia 7 de janeiro e no Japão dia 22 de novembro.

O comércio neste tempo fica meio agitado, pois se tem o costume de celebrar o Natal em casa ao redor de uma árvore enfeitada (cheia de presentes) onde as famílias se confraternizam na entrega de presentes. Para os cristãos há um sentido muito maior, pois lembra o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que Nasceu da Virgem Maria, feito homem sem deixar de ser Deus encarnado no meio da humanidade.

Este é sem dúvida o sentido maior, lembrar Aquele que veio nos mostrar, isto é, revelar de forma plena, concreta o amor. Só Ele poderia nos mostrar o verdadeiro Amor que nasce do coração de DEUS e transborda até nós, dando a cada um de nós um sentido de viver. Só Ele poderia revelar o rosto do Pai. Só Ele poderia de forma autentica, anunciar um “Mundo Novo” definitivo, totalmente diferente deste, que nós estamos, habituados a ver.


Tempo de Natal é tempo de anunciar AQUELE QUE ESTÁ PARA NASCER, QUE ESTAR PRA VIR. É o Cristo que nasce e vem ao nosso socorro ensinando a cada um de nós a nos amarmos mais, a sermos mais amigos, mais fraternos e solidários com todos os nossos irmãos espalhados pelo o mundo afora.

Enfim, Ele nos mostrou e continua ainda a nos mostrar novos horizontes, uma perspectiva de nova vida. Então irmãos e irmãs deixemos que continue se fazendo presente dentro do nosso coração com o seu olhar fraterno, com o seu testemunho, tendo como modelo maior sua vida que foi totalmente doada (como oferenda ao Pai) por cada um de nós. Amém!

Fiquem na paz de Deus! Seminarista Severino da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!