JÁ PASSARAM POR AQUI !

FACEBOOCK (O FILME: THE SOCIAL NETWORK)

O filme The Social Network
(o faceboock)

            O mundo atual está num processo acelerado de transformação. Temos a sensação às vezes que não vamos acompanhar tantas mudanças acontecendo ao mesmo tempo. Vivemos num mundo cibernético-conectado-compartilhado. Um novo mundo que fala todas as línguas e não possui fronteiras. Não existem mais fronteiras nem regras entre os países, só há a informação compartilhada por todos.
            A comunicação aparece como ponto chave neste processo de transformação. Pensar num computador 50 anos atrás da forma que nós temos hoje seria impossível. Mas, o homem com suas pesquisas pensou e descobriu este invento que é uma das maiores invenções do século passado. Podemos dizer que estamos na chamada era digital. Mas, mesmo com tamanha evolução na área da comunicação não podemos nos esquecer que antes do computador o homem já usufruía do rádio, da televisão, do telefone residencial e o móvel.
            Atualmente, podemos dizer que estamos descobrindo ainda uma das maiores revoluções mundiais dentro da área da comunicação e da informática chamada de internet, onde as pessoas podem trocar informações de forma que meio instantânea. Usando a internet já se é possível trocar a carta pelo email, a televisão e o rádio pelo computador, temos acesso a alguns livros através de determinados sites, desprezando se é que podemos dizer assim a utilidade de bibliotecas. Podemos fazer compras, pagar contas, trocar mensagens, armazenar arquivos e fotos e criar ainda prófiles como são o caso do Orkut, badoo, sônico, quepasa.
            A verdade é que a internet tornou-se uma grande potência na área da comunicação e olhe se não a maior. Ela nos dar a capacidade de nos comunicarmos com pessoas que moram em outros continentes onde nos encontramos mesmo a milhares de quilômetros de distância.
            Mas, nós queremos aqui falar da maior rede social do mundo atualmente chamada de faceboock, com mais de 500 milhões de usuários atualmente. Incrivelmente o seu criador Mark Zuckerberg tornou-se um bilionário em poucos anos com a sua invenção. Tal invenção é curiosa e ao mesmo tempo detentora de um poder aquisitivo bilionário na área da comunicação.
            O filme faceboock nos revela que Marck não era tão rico assim antes da rede social. E este projeto que mudaria sua vida começou porque ele de início queria conquistar a garota dos seus sonhos, só que a moça não dava chance, então Marck chateado decidiu expor a moça ao ridículo. Inventou uma página de relacionamento com pequeno porte. Invadiu a programação da universidade onde estudava e colocou uma enquete do perfil da moça que ele queria conquistar com outra jovem para os estudantes decidirem qual das duas era a mais sexy.
            Mediante isto, o fato se espalhou rapidamente e todos puderam ver a façanha que o rapaz chamado Marck até então anônimo tinha realizado. Antes de isso acontecer ele já buscava informações especializadas na área de computação onde estudava na universidade realizando um curso informática. Três estudantes entre eles os irmãos gêmeos Tyler e Cameron já tinham uma idéia parecida com a que Marck desenvolvera só que não sabiam como iniciar. Procuraram Marck devido sua fama por ter entrado no programa da universidade e lhe passaram o interesse de dividir tal projeto.
            Marck não se interessou muito porque estes não eram seus amigos e preferiu dividir a idéia com o seu amigo, Edward Saverin. Este por sua vez, o ajuda a desenvolver o site e lhe dar o dinheiro necessário para mantê-lo no ar, começam o empreendimento apenas com 1.000 dólares. Quando a empresa vira um grande negócio Marck faz Edward assinar alguns documentos sem saber reduzindo as suas próprias ações de 31% para 7%.
            A verdade é que o filme mostra a realidade de como aconteceu de fato a criação de uma das empresas mais poderosa do mundo atualmente. Revela muitas mentiras, ganância, interesse por fama, dinheiro, sexo, genialidade e traição.
            Por fim, como toda invenção traz seus benefícios e males. Neste caso a verdade é que Marck hoje tem um número de inimigos tão insignificantes em relação a quantidades de amigos. Hoje ele tem no seu site faceboock 500 milhões de seguidores. É o bilionário mais jovem do mundo e a sua empresa está avaliada em 25 bilhões de dólares. Fiquei triste porque ficou comprovado que ele realmente pegou a idéia de outros estudantes; seus colegas e a aprimorou, mas decepcionado por ter traído o seu melhor amigo. Mas quem não gostaria de ficar bilionário de um dia pra noite, ou seja, em apenas cinco anos?

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA SOUZA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!