JÁ PASSARAM POR AQUI !

JOVENS É PRECISO CORAGEM

PALESTRA PARA O EJC 

Eu te escolhi, e não te rejeitei; 
Nada temas, porque estou contigo. 
(ISAÍAS 41, 9b-10)

 

             A escolha é fundamental para que se dê início a uma missão específica dentro do âmbito religioso cristão. Nesta escolha, está fundamental a presença do próprio Deus como Aquele que vai ao encontro do próprio homem. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constitui para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15, 16). A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último para sua vida (CIC parágrafo 26).
            Ser cristão hoje significa ser (chamado para uma missão) escolhido a comunicar o amor de DEUS aos irmãos e irmãs que fazem parte de um "mundo" tão desorientado, como o atual. Em um mundo que perdeu praticamente as suas referências. Contudo, ainda hoje o cristão é, como alguém que quer viver a PALAVRA DE DEUS dentro da comunidade, inserido no seu contexto se fazendo um com os outros irmãos. Mas, não apenas para seu próprio proveito e sim para mostrar aos seus contemporâneos que existe uma possibilidade de achar um sentido para a vida. De modo especial, vemos em vocês jovens, uma ESPERANÇA onde muitos buscam também um sentido último para sua vida.
          Vemos em vocês verdadeiros eleitos de DEUS para fazerem a diferença (SER DIFERENTE AMAR SEM MEDIDAS A DEUS). No que se reflete a mudanças, nós que fazemos parte desta sociedade, que às vezes prega tanto o consumismo, o egoísmo e o prazer geral, onde muitos dos nossos irmãos se esqueceram ou não vivem mais as suas convicções e os princípios morais do EVANGELHO. “sede santos como eu sou santo, sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito” (cf. 1 Pd 1, 16). Mas, felizmente ainda graças ao nosso bom DEUS muitos jovens descobrem que mesmo possuindo muitos bens materiais, (Mt. 19, 16-22) só com isto não encontrarão um sentido pleno para viver. Porque, penso eu que: o que dar sentido a nossa vida, ou seja, a nossa existência é O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO através da PALAVRA DE DEUS; pois ela revela para nós a PALAVRA DO PAI encarnada.
            Mediante isto, “bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto céu nos abençoou com toda a benção espiritual em Cristo, e nos escolheu n’Ele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”. Ora, num jardim nós encontramos muitas flores, mas escolhemos apenas algumas; não porque sejam mais belas ou mais perfeitas: mas, nós fazemos uma opção de escolha. Assim também AGE DEUS quando escolhe os seus SERVOS “tu és meu servo, eu te escolhi, e não te rejeitei” (Is. 41, 9b). Temos como exemplo e de modo muito interessante a escolha do jovem DAVI, o escolhido no meio de seus irmãos mesmo tendo alguns mais belos e outros mais fortes que ele (1 Sm 16, 6-13). Os escolhidos de Deus se tornam meio que kadoshi que quer dizer santo (pessoas separadas). Verdadeiros ELEITOS que ao serem escolhidos pertencem àquele que os escolheu. “Ele nos escolheu para sermos SANTOS E IRREPREENSÍVEIS sob seu olhar, no amor” (cf. Ef 1, 4).
            Através dos tempos DEUS tem feitos muitas escolhas CHAMOU A MUITOS, vemos a pessoa de MOISÉS (Ex. 3, 1-15). Temos a vocação de JOÃO BATISTA considerado por alguns o último dos profetas (Mc 1, 4-7; Jo 1, 19-28; Mt 14, 8-12). A Virgem Maria (Lc 1, 26-56). Temos a figura de PAULO DE TARSO (Atos 9, 1-24). Fazer a vontade de DEUS também tem seus riscos às vezes Paulo teve que fazer opções na sua vida, mas nunca o Senhor o deixou sozinho (Atos, 18, 1-11). Não há chamado sem cruz. Não há amor sem renúncias. O CAMINHO que nos leva a Deus é caminho de renúncias e de escolhas. A renúncia acontece porque visamos algo a mais. Não é renúncia por renúncia, mas é optar por algo a mais. É optar por aquilo que Deus escolheu para nós como vocação sermos totalmente santos sem reservas.  
            É claro que existem inúmeras possibilidades de um jovem se tornar um cristão autêntico assim como Paulo, Davi, Maria Madalena, a Virgem Maria. É preciso primeiro ter convicção em ser realmente um CRISTÃO; (ser uma pessoa apaixonada por Jesus Cristo, sem reservas), não ser simplesmente porque se decidiu, a partir de um momento levado pela emoção. Todos nós somos selados com CRISTO quando recebemos o BATISMO, fé que muitas das vezes não se é assumida. O jovem de hoje pode sim, ser um CRISTÃO autêntico dentro de seu contexto atual onde ele vive e pode e deve assumir um compromisso com Cristo dizendo para si mesmo: “SOU CRISTÃO E NÃO ABRO MÃO DISTO”.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

2 comentários:

  1. Amigo,Deus não força a vontade das criaturas. Ele coloca perante nós a felicidade a que nos quer conduzir mediante a Sua graça...
    Nino, receberás poder de Deus para te manteres firme,na Fé.
    Deus te abençõe sempre.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amiga Eduarda, DEUS te abençoe e obrigado pelo carinho! Que o Senhor continue sendo a nossa força... Fica com DEUS minha querida...

    ResponderExcluir

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!