JÁ PASSARAM POR AQUI !

ROTEIRO PARA A ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO


ROTEIRO PARA A ADORAÇÃO
AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO


Abertura: (o ambiente se encontrará na penumbra: acende-se o círio junto como os postos de luz. Os ministros também acendem as velas e conduz o incenso até o altar enquanto a Assembléia canta o seguinte refrão).

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do Templo. Jesus o Filho da Rainha. Jesus, rosto divino do homem. Jesus, rosto humano de Deus. (bis)

Ato de adoração: (enquanto se canta a mantra um ministro ladeado por duas velas entroniza o Santíssimo no altar)

Canto: É teu este momento de adoração...

Momento eucarístico:

D: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T: Amém.

D: O Ano da Eucaristia nasce do assombro que a Igreja sente diante deste grande Mistério. Que ele seja para todos, ocasião preciosa para uma renovada consciência do tesouro incomparável que Cristo entregou à sua Igreja. Vós, fiéis todos, descobri novamente o dom da Eucaristia como luz e força para a vossa vida quotidiana no mundo, no exercício das respectivas profissões e em contacto com as mais diversas situações. Descobri-o, sobretudo para viverdes plenamente a beleza e a missão da família.


Enfim, muito espero de vós, jovens, ao fixar-vos o nosso encontro para a Jornada Mundial da Juventude, em Colônia. O tema escolhido — «Viemos adorá-Lo (Mt 2, 2)» — presta-se a sugerir-vos de modo particular a justa disposição para viver este ano eucarístico. Ponde, no encontro com Jesus escondido sob o véu eucarístico, todo o entusiasmo da vossa idade, da vossa esperança, da vossa capacidade de amar. Diante dos nossos olhos temos o exemplo dos Santos, que encontraram na Eucaristia o alimento para o seu caminho de perfeição. Quantas vezes se comoveram até às lágrimas na experiência de tão grande mistério e viveram horas indescritíveis de alegria «esponsal» diante do Sacramento do Altar.


T: Eu te adoro hóstia divina, eu te adoro hóstia de amor!

Oração: Nós te adoramos Senhor Jesus, neste Santíssimo Sacramento, prova do teu amor por nós. Tu quiseste ficar conosco, apesar do nosso pecado, para que pudéssemos caminhar contigo, sede ó Jesus, nosso alimento. Ajuda-nos a te adorar sempre e a participarmos sempre da tua mesa. Amém.

C: O ícone dos discípulos de Emaús presta-se bem para nortear um ano que verá a Igreja particularmente
empenhada na vivência do mistério da sagrada Eucaristia. Ao longo do caminho das nossas dúvidas, inquietações e às vezes amargas desilusões, o divino Viajante continua a fazer-se nosso companheiro para nos introduzir, com a interpretação das Escrituras, na compreensão dos mistérios de Deus. Quando o encontro se torna pleno, à luz da Palavra segue-se a luz que brota do «Pão da vida», pelo qual Cristo cumpre de modo supremo a sua promessa de «estar conosco todos os dias até ao fim do mundo» (cf. Mt 28,20).

T: Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.

Oração: Senhor Jesus, nós nos curvamos diante da tua presença,. Dá-nos a graça de perseverarmos na busca do teu amor, na busca da tua santa Palavra, na busca da santidade. Por tudo isso, nós te pedimos, fica conosco Senhor.

C: Jesus designou-Se a Si mesmo como «luz do mundo» (Jo 8,12), e esta sua propriedade aparece bem evidenciada em momentos da sua vida como a Transfiguração e a Ressurreição, onde refulge claramente a sua glória divina. A Eucaristia é luz antes de tudo porque, em cada Missa, a liturgia da Palavra de Deus precede a liturgia Eucarística, na unidade das duas «mesas» — a da Palavra e a do Pão. Na narração dos discípulos de Emaús, o próprio Cristo intervém para mostrar, «começando por Moisés e seguindo por todos os profetas», como «todas as Escrituras» conduzem ao mistério da sua pessoa (cf. Lc 24,27). As suas palavras fazem «arder» os corações dos discípulos, tiram-nos da obscuridade da tristeza e do desânimo, suscitam neles o desejo de permanecer com Ele.

T: Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.

Oração: Senhor Jesus, nós te adoramos Senhor por que tu és a nossa luz, porque tu fazes arder o nosso coração coma tua Palavra, com a tua presença no nosso meio. Faze Senhor que fiquemos sempre contigo participando do mistério eucarístico e que possamos através da nossa vida, do nosso testemunho revelar-te aos nossos irmãos.

D: É significativo que os dois discípulos de Emaús, devidamente preparados pelas palavras do Senhor, O tenham reconhecido, quando estavam à mesa, através do gesto simples da «fração do pão». Uma vez iluminadas às inteligências e rescaldados os corações, os sinais «falam». A Eucaristia desenrola-se inteiramente no contexto dinâmico de sinais que encerram uma densa e luminosa mensagem; é através deles que o mistério, de certo modo, se desvenda aos olhos do crente. Por isso a fé pede-nos para estarmos diante da Eucaristia com a consciência de que estamos na presença do próprio Cristo. A Eucaristia é mistério de presença, mediante o qual se realiza de modo excelso a promessa que Jesus fez de ficar conosco até ao fim do mundo.

T: Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.

C: “Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas e elas me conhecem”. (Jo10,14). Como os antigos romeiros do povo de Deus, cantemos nossa confiança no Senhor, pastor que nos conduz e nos acolhe como hóspedes queridos.

1.     Pelos prados e campinas verdejante, eu vou...
É o Senhor que me leva a descansar.
Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou!
Minhas forças o Senhor vai animar.
Tu és Senhor o meu pastor.
Por isso nada em minha vida faltará. (bis)

2.     Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou!
E pra sempre, o seu nome eu honrarei.
Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou!
Segurança sempre tenho em suas mãos.

3.     No banquete em sua casa, muito alegre, eu vou!
Um lugar em sua mesa, me preparou.
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz.
E transborda a minha taça em seu amor.

4.     Co’alegria e esperança caminhando eu vou!
Minha vida está sempre em suas mãos.
E na casa do Senhor, eu irei habitar
E este canto para sempre irei cantar!

C: Ao pedido dos discípulos de Emaús para que ficasse «com» eles, Jesus responde com um dom muito maior: através do sacramento da Eucaristia encontrou o modo de permanecer «dentro» deles. Receber a Eucaristia é entrar em comunhão profunda com Jesus. «Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós» (Jo 15,4). Esta relação de íntima e recíproca «permanência» permite-nos antecipar de algum modo o céu na terra. Não é porventura este o maior anseio do homem? Não foi isso mesmo o que Deus Se propôs, ao realizar na história o seu desígnio de salvação? Ele colocou no coração do homem a «fome» da sua Palavra (cf. Am 8,11), uma fome que ficará saciada apenas na plena união com Ele. A comunhão eucarística foi-nos dada para «nos saciarmos» de Deus sobre esta terra, à espera da saciedade plena no céu.

T: Fica conosco Senhor. É tarde e a noite já vem. Fica conosco Senhor somos teus seguidores também.

Oração: Nós te adoramos Senhor Jesus Cristo, pela prova de amor que nos deste expresso na vontade de ficar entre nós. Nós temos sede e fome se de ti sacia-nos Senhor, com tua Palavra, com teu corpo e com teu sangue. Fica sempre conosco Senhor, pois somos teus seguidores.

D: Os dois discípulos de Emaús, depois de terem reconhecido o Senhor, «partiram imediatamente» (Lc 24,33) para comunicar o que tinham visto e ouvido. Quando se faz uma verdadeira experiência do Ressuscitado, alimentando-se do seu corpo e do seu sangue, não se pode reservar para si mesmo a alegria sentida. O encontro com Cristo, continuamente aprofundado na intimidade eucarística, suscita na Igreja e em cada cristão a urgência de testemunhar e evangelizar. O Papa João Paulo II quis sublinhar precisamente na homilia em que fez o anúncio do Ano da Eucaristia, referindo-se às palavras de Paulo: «Sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor até que Ele venha» (1Cor 11,26). O Apóstolo coloca em estreita inter-relação o banquete e o anúncio: entrar em comunhão com Cristo no memorial da Páscoa significa ao mesmo tempo experimentar o dever de fazer-se missionário do acontecimento que esse rito atualiza.

1.     Canto eucarístico:

2.     Momento de silêncio:
(diante do altar será colocado um fogareiro e as pedras de incenso, onde as pessoas presentes serão convidadas a depositarem em um gesto simbólico sua oração diante de Jesus eucarístico)

3.     Oração de exaltação a Jesus eucarístico:

4.     Canto de despedida:

Lenta e calma sobre a terra...

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!