Celebração Penitencial no Tempo do Advento
Introdução à Celebração:
Voz 1 - O Natal já se aproxima! O Salvador vai nascer!
Voz 2 - Preparem o caminho para Ele chegar!
Voz 1 - Fiquemos vigiando! Não sabemos o dia nem a hora.
Voz 2 - Arrependam-se dos seus pecados e Deus perdoará vocês.
Voz 1 - Nada de temor e desânimo. O Senhor já vem!
Abertura:
- Vinde, meu Senhor, vinde me valer.
- Vinde e não demoreis em me socorrer!
- A vós todos vimos com nossos pecados.
- Certos que vosso amor nos faz perdoados!
- O Senhor nos chama para conversão.
- A Ele preparemos nosso coração!
- Já chegou o tempo, o Senhor vem vindo!
- Venham, pelo deserto, um caminho abrindo!
- De pé vigilantes, lâmpadas nas mãos.
- Nosso Senhor já vem, vigiai irmãos!
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito.
- Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito!
(Entra em procissão a Cruz, a Estrela (representando a Estrela de Belém), a Manjedoura e uma grande Vela)
· Motivação
Pres. Apagando as luzes ficamos na escuridão. Nossa vida sem Cristo é uma vida apagada. Ficamos nas trevas, na solidão, no sofrimento.
Voz 1Tem muita escuridão na sociedade. É difícil ter Esperança com tanta corrupção, ganância, fome, crianças abandonadas, mulheres desprezadas, violência nas famílias, governantes que falam mentiras e enganam cada vez mais. Quem vai clarear o caminho para nós?!
Pres. O Profeta Isaías nos diz: Coragem! Levantem a cabeça! Nosso Deus está perto. Preparem o caminho. Ele mora com os humildes e aflitos para lhes dar Esperança.
Voz 2 Queremos andar no caminho certo para encontrar com Jesus no Natal.
Pres.O Profeta João Batista nos diz: Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor! Convertam-se, o reino de Deus está próximo. Arrependam-se dos seus pecados! Todo monte será aterrado, todo vale será nivelado. Precisa uma mudança na vida, mudar a vida por inteiro!
Voz 1 O que devemos fazer?
Pres. Quem tiver roupas sobrando, partilhe com quem não tem. Quem tem comida, sandálias e vê o seu irmão que nada tem reparta com ele. Enxerguem as necessidades dos seus irmãos e partilhem seus dons.
Voz 2 E em nossas comunidades o que devemos fazer?
Pres. Participem nas lutas do povo, ajudem-se uns aos outros, visitem os doentes, cuidem das crianças, animem os jovens, favoreçam o diálogo familiar evitando conflitos nas famílias, vivam como os primeiros cristãos. Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram.
1. Saudação
Comentarista: Irmãos e irmãs, o tempo do Advento nos prepara para celebrar o mistério da Encarnação do Senhor, que foi o começo de nossa salvação; mas também nos convida a esperar a Segunda vinda de Cristo, que completará a história da salvação. Porém, como já na hora da nossa morte Cristo vem a cada um de nós, é preciso que nos encontre preparados segundo as palavras do Evangelho: "Bem-aventurados os servos que o Senhor, quando vier, encontrar vigiando". Que esta celebração penitencial nos torne mais puros e nos prepare melhor para esse advento do Senhor, que celebramos nos sagrados mistérios.
2. Canto Inicial
3.Oração:
Oremos, irmãos, para que a vinda do Senhor, cujo mistério vamos celebrar nas próximas festividades, nos encontre preparados e vigilantes.
Deus, criador do universo, nós vos pedimos perdão de nossas culpas, para que, aguardando a chegada do nosso Redentor, alcancemos a remissão dos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. (Amém)
4.Liturgia da Palavra
1ª LEITURA: A vinda do Senhor traz consigo o julgamento. Mas nós é que escolhemos agora, pelas nossas obras, o prêmio ou o castigo. Quando o Senhor aparecer, será manifestada a nossa escolha. A penitência constitui um momento de escolha e decisão. Leitura da Profecia de Malaquias 3, 1 - 7
SALMO DE MEDITAÇÃO - Salmo 85(84)
Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para salva-lo. Portanto, a vinda do Senhor, que agora celebramos no mistério da liturgia, é uma vinda de salvação. Realizamos esta celebração penitencial para comemorarmos alegremente o nascimento do Senhor e corrermos ao seu encontro.
Refrão: Vigiai, vigiai eu vos digo, não sabeis nem o dia, nem a hora.
Vigiai, vigiai, eu repito, Eis que vem o Senhor em sua glória!
EVANGELHO: Numa Parábola, Jesus nos fala que virá de novo. A comunidade cristã, deve estar preparada para o encontro com o Senhor, mediante a prática da justiça.
Evangelho Segundo Lucas 21, 25 - 28 . 34 - 36
Reflexão – partilha – meditação
Exame de consciência
5.Ato Penitencial
Peçamos a Jesus para que, pela ação do Espírito Santo, possamos ter a boa vontade, a coragem e a determinação de prepararmo-nos seriamente para o seu Natal, a fim de que seja para um tempo de renovação interior. Ó vem Senhor, não te\ardes mais , vem saciar nossa sede de paz!
v Para que o Senhor ilumine as nossas consciências, a fim de reconhecermos nossos erros e fraquezas, e reconhecendo-os, queiramos corrigi-los, a fim de vivermos um uma vida melhor, vinde Jesus!
v Para dar-nos firme decisão e boa vontade de prepararmo-nos da melhor forma, nesta confissão, para receber-vos na Santa Comunhão do Natal com um coração cheio de paz e amor ardente, vinde Jesus!
v Perdoai, Senhor por vossa misericórdia, as faltas que cometemos contra a unidade da vossa família e fazei-nos um só coração e uma só alma, vinde Jesus!
v Para que, considerando a nossa fragilidade, não nos julgueis com rigor por causa de nossos pecados, mas por vossa infinita misericórdia sejamos purificados, instruídos e salvos, vinde Jesus!
v Para que, por este sinal do vosso amor, pelo qual perdoais os nossos pecados, aprendamos a amar os irmãos e a perdoar suas ofensas, vinde Jesus!
Agora como o próprio Cristo nos ordenou, peçamos juntos ao Pai que perdoe os nossos pecados assim como perdoamos uns aos outros...
v Pai-Nosso...
v Ave Maria...
6.Canto de Louvor
7.Absolvição
8.Oração:
Senhor Jesus Cristo, porque sois rico em perdão, quisestes assumir a fraqueza de nossa carne, para deixar-nos o exemplo de humildade e fortalecer-nos em toda tribulação; dai-nos conservar os bens que de vós recebemos, e levantai-nos pela penitência, sempre que cairmos em pecado. Vós que, com o Pai, viveis e reinais na Unidade do Espírito Santo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário