JÁ PASSARAM POR AQUI !

CELEBRAÇÃO PENITENCIAL NO TEMPO DO ADVENTO

Celebração Penitencial no Tempo do Advento


Introdução à Celebração:

Voz 1 - O Natal já se aproxima! O Salvador vai nascer!
Voz 2 - Preparem o caminho para Ele chegar!
Voz 1 - Fiquemos vigiando! Não sabemos o dia nem a hora.
Voz 2 - Arrependam-se dos seus pecados e Deus perdoará vocês.
Voz 1 - Nada de temor e desânimo. O Senhor já vem!

Abertura:

-         Vinde, meu Senhor, vinde me valer.
-         Vinde e não demoreis em me socorrer!
-         A vós todos vimos com nossos pecados.
-         Certos que vosso amor nos faz perdoados!
-         O Senhor nos chama para conversão.
-         A Ele preparemos nosso coração!
-         Já chegou o tempo, o Senhor vem vindo!
-         Venham, pelo deserto, um caminho abrindo!
-         De pé vigilantes, lâmpadas nas mãos.
-         Nosso Senhor já vem, vigiai irmãos!
-         Glória ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito.
-         Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito!
(Entra em procissão a Cruz, a Estrela (representando a Estrela de Belém),  a Manjedoura e uma grande Vela)

·     Motivação

Pres. Apagando as luzes ficamos na escuridão. Nossa vida sem Cristo é uma vida apagada. Ficamos nas trevas, na solidão, no sofrimento.

Voz 1Tem muita escuridão na sociedade. É difícil ter Esperança com tanta corrupção, ganância, fome, crianças abandonadas, mulheres desprezadas, violência nas famílias, governantes que falam mentiras e enganam cada vez mais.  Quem vai clarear o caminho para nós?!

Pres. O Profeta Isaías nos diz: Coragem! Levantem a cabeça! Nosso Deus está perto. Preparem o caminho. Ele mora com os humildes e aflitos para lhes dar Esperança.

Voz 2 Queremos andar no caminho certo para encontrar com Jesus no Natal.

Pres.O Profeta João Batista nos diz: Eu sou uma voz que clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor! Convertam-se, o reino de Deus está próximo. Arrependam-se dos seus pecados! Todo monte será aterrado, todo vale será nivelado. Precisa uma mudança na vida, mudar a vida por inteiro!

Voz 1 O que devemos fazer?

Pres. Quem tiver roupas sobrando, partilhe com quem não tem. Quem tem comida, sandálias e vê o seu irmão que nada tem reparta com ele. Enxerguem as necessidades dos seus irmãos e partilhem seus dons.

Voz 2 E em nossas comunidades o que devemos fazer?

Pres. Participem nas lutas do povo, ajudem-se uns aos outros, visitem os doentes, cuidem das crianças, animem os jovens, favoreçam o diálogo familiar evitando conflitos nas famílias, vivam como os primeiros cristãos. Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram.

1. Saudação

Comentarista: Irmãos e irmãs, o tempo do Advento nos prepara para celebrar o mistério da Encarnação do Senhor, que foi o começo de nossa salvação; mas também nos convida a esperar a Segunda vinda de Cristo, que completará a história da salvação. Porém, como já na hora da nossa morte Cristo vem a cada um de nós, é preciso que nos encontre preparados segundo as palavras do Evangelho: "Bem-aventurados os servos que o Senhor, quando vier, encontrar vigiando". Que esta celebração penitencial nos torne mais puros e nos prepare melhor para esse advento do Senhor, que celebramos nos sagrados mistérios.

2. Canto Inicial

3.Oração:              
Oremos, irmãos, para que a vinda do Senhor, cujo mistério vamos celebrar nas próximas festividades, nos encontre preparados e vigilantes. 


Deus, criador do universo, nós vos pedimos perdão de nossas culpas, para que, aguardando a chegada do nosso Redentor, alcancemos a remissão dos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.    (Amém)

4.Liturgia da Palavra

1ª LEITURA: A vinda do Senhor traz consigo o julgamento. Mas nós é que escolhemos agora, pelas nossas obras, o prêmio ou o castigo. Quando o Senhor aparecer, será manifestada a nossa escolha. A penitência constitui um momento de escolha e decisão. Leitura da Profecia de Malaquias 3, 1 - 7

SALMO DE MEDITAÇÃO - Salmo 85(84)

Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para salva-lo. Portanto, a vinda do Senhor, que agora celebramos no mistério da liturgia, é uma vinda de salvação. Realizamos esta celebração penitencial para comemorarmos alegremente o nascimento do Senhor e corrermos ao seu encontro.

Refrão:         Vigiai, vigiai eu vos digo, não sabeis nem o dia, nem a hora.
            Vigiai, vigiai, eu repito, Eis que  vem o Senhor em sua glória!

EVANGELHO: Numa Parábola, Jesus nos fala que virá de novo. A comunidade cristã, deve estar preparada para o encontro com o Senhor, mediante a prática da justiça.

Evangelho Segundo Lucas 21, 25 - 28 . 34 - 36

Reflexão – partilha – meditação

Exame de consciência


5.Ato Penitencial

Peçamos a Jesus para que, pela ação do Espírito Santo, possamos ter a boa vontade, a coragem e a determinação de prepararmo-nos seriamente para o seu Natal, a fim de que seja para um tempo de renovação interior.  Ó vem Senhor, não te\ardes mais , vem saciar nossa sede de paz!

v Para que o Senhor ilumine as nossas consciências, a fim de reconhecermos nossos erros e fraquezas, e reconhecendo-os, queiramos corrigi-los, a fim de vivermos um uma vida melhor, vinde Jesus!
v Para dar-nos firme decisão e boa vontade de prepararmo-nos da melhor forma, nesta confissão, para receber-vos na Santa Comunhão do Natal com um coração cheio de paz e amor ardente, vinde Jesus!
v Perdoai, Senhor por vossa misericórdia, as faltas que cometemos contra a unidade da vossa família e fazei-nos um só coração e uma só alma, vinde Jesus!
v Para que, considerando a nossa fragilidade, não nos julgueis com rigor por causa de nossos pecados, mas por vossa infinita misericórdia sejamos purificados, instruídos e salvos, vinde Jesus!
v Para que, por este sinal do vosso amor, pelo qual perdoais os nossos pecados, aprendamos a amar os irmãos e a perdoar suas ofensas, vinde Jesus!

Agora como o próprio Cristo nos ordenou, peçamos juntos ao Pai que perdoe os nossos pecados assim como perdoamos uns aos outros...

v Pai-Nosso...
v Ave Maria...

6.Canto de Louvor

7.Absolvição

8.Oração:  
Senhor Jesus Cristo, porque sois rico em perdão, quisestes assumir a fraqueza de nossa carne, para deixar-nos o exemplo de humildade e fortalecer-nos em toda tribulação; dai-nos conservar os bens que de vós recebemos, e levantai-nos pela penitência, sempre que cairmos em pecado. Vós que, com o Pai, viveis e reinais na Unidade do Espírito Santo. Amém.


Fiquem na paz de deus!

Seminarista Severino da silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!