JÁ PASSARAM POR AQUI !

CELEBRAÇÃO DO BATISMO DO SENHOR

CELEBRAÇÃO DO BATISMO DO SENHOR

RITOS INICIAIS

Deus nos reúne

ü Canto inicial e procissão de entrada 

ü Sinal da Cruz

ü Acolhida presidencial  

    P – O amor do Pai, que nos chama de filhos amados; a graça do Filho, que nos torna irmãos e irmãs; e a luz do Espírito Santo que nos faz missionários da paz, esteja convosco.

ü Comentário inicial

    C – Encerrando o tempo do Natal, recordamos o dia em que Jesus foi batizado e manifestou publicamente a sua adesão ao Pai e à missão que lhe foi confiada. Fazendo memória do batismo do Senhor, renovamos o nosso batismo e nos propomos a um maior engajamento na missão. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que acontece em todas as pessoas e grupos que, ultrapassando os seus próprios limites, continuam hoje a missão de Jesus entre os pobres e pequenos.
ü Ato penitencial
ü Hino de louvor
ü Oração do dia
    P – Deus eterno e todo-poderoso, que, sendo o Cristo batizado o Jordão, e pairando sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor e colaborar com vossa missão em todos os momentos da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  

LITURGIA  DA  PALAVRA

Deus nos fala


ü 1ª leitura: Isaías 55,1-11 
    C – Isaías descreve o plano e o projeto de Deus para a vida humana: a gratuidade e a satisfação em viver. O batizado tem a missão de colaborar para que isso aconteça no mundo.

ü Salmo Responsorial - Is 12
    C – Com alegria, cantemos nossa gratidão ao Senhor, que oferece sua salvação e, desde o Batismo, nos faz participantes da missão de seu Filho.
ü 2ª leitura: 1João   5,1-9   
    C – O Messias consagrado pelo Espírito Santo não passou neste mundo como um rei poderoso, mas como um servidor para realizar o plano do Pai. O batizado é convidado a percorrer o mesmo caminho.
ü Evangelho: Marcos 1,7-11

    C – Marcos praticamente começa o seu evangelho com o relato do batismo feito por João no Jordão, apresentando o início da atividade de Jesus. É um pequeno texto que muito tem a dizer para nós, hoje.     

ü Aclamação ao evangelho

ü Proclamação do evangelho

ü Homilia

ü Renovação das promessas batismais
ü Oração dos fiéis
    P – Irmãos e irmãs, neste tempo de natal, em que apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e se manifestou o seu amor pela pessoa humana, elevemos a Deus as nossas orações, confiando, não nos nossos méritos, mas na misericórdia divina.

    Rezemos pela Igreja, para que seja a grande anunciadora e testemunha da vida que se encontra em Deus, ajudando os homens a caminhar no projeto divino.

“Senhor, príncipe da paz, ouvi nossa prece”.

    Rezemos por todos nós, para que recebendo a filiação divina pelo Batismo, demonstremos pelas nossas atitudes o infinito amor de Deus Pai por conosco.

“Senhor, príncipe da paz, ouvi nossa prece”.

    Rezemos pelos cristãos do mundo inteiro, para que vivendo a fidelidade batismal, abandonem a impiedade e as paixões humanas, dispondo-se a viver somente para os valores do Reino de Deus.

“Senhor, príncipe da paz, ouvi nossa prece”.

    Rezemos pelos que serão batizados no decorrer deste ano, para que possam acolher a graça da filiação divina em suas vidas, vivendo fielmente o batismo que receberam.

“Senhor, príncipe da paz, ouvi nossa prece”.

    Rezemos pelos batizados da comunidade que abandonaram o compromisso batismal, para que sintam o chamado de Cristo e com ele se empenham na construção de uma sociedade mais fraterna.

“Senhor, príncipe da paz, ouvi nossa prece”.

    P – Senhor nosso Deus, fazei que as súplicas de vossos fiéis vos sejam agradáveis pela intercessão da Virgem Maria, que mereceu trazer o Homem  Deus em seu seio imaculado. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.

LITURGIA SACRAMENTAL
Deus nos santifica

ü Ofertório

ü Oração sobre as oferendas

ü Monição para a Oração Eucarística

    C – É momento de ação de graças. Neste momento, todos somos chamados a render graças a Deus porque, desde o dia de nosso Batismo, fomos adotados como filhos e filhas. No silêncio que nos envolve, elevemos nossa gratidão ao Pai, com Cristo e na ação do Espírito Santo.

ü Prefácio: “O Batismo do Cristo no Jordão” p. 166 

ü Santo

ü Oração eucarística – III

ü Monição para a Oração do Senhor

    P – Como filhos de Deus e construtores da paz testemunhamos nossa fé e nosso compromisso de cristãos. Rezemos, com amor e confiança, a oração que recebemos na fonte batismal: Pai nosso...

ü Pai nosso

ü Abraço da paz

ü Cordeiro de Deus

ü Convite para a comunhão

    P – Este é o meu Filho amado, no qual eu ponho meu bem querer!
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
ü Canto de comunhão
ü Agradecimento  

ü Oração depois da comunhão

RITOS FINAIS

Deus nos envia

ü Avisos

ü Bênção  final  

    P – Deus, que vos concedeu a graça de celebrar o Batismo de seu Filho Jesus Cristo, derrame sobre vós a paz e a alegria.
T – Amém!
    P – Cristo, que depois do seu batismo iniciou sua missão neste mundo, vos conceda a graça de com ele assumir a mesma missão.
T – Amém!
    P – O Espírito Santo, que ungiu o Senhor no Batismo, ilumine vossos passos e vos faça dignos da filiação divina.
T – Amém!

    P – A bênção de Deus Pai todo-poderoso....

ü Despedida

ü Canto final

O QUE VALORIZAR NESTA CELEBRAÇÃO


Espaço celebrativo: Neste domingo encerra-se o Tempo do Natal e, por isso, é importante continuar com as mesmas motivações natalinas. Na dimensão do contexto celebrativo proposto, junto ao símbolo da paz, presente em todo o Tempo do Natal, sugerimos colocar o símbolo batismal da água, numa referência explícita, e sempre necessária, ao Batismo de Cristo e ao batismo dos celebrantes. Um toque com flores e folhagens, próximo à água, ajudaria a compreender a dimensão da nova criação em Cristo e, além do mais, criaria um ambiente agradável e bonito.

Bênção e aspersão da água: Dentro do contexto celebrativo, da festa do Batismo do Senhor, é muito aconselhável realizar o rito da bênção e da aspersão da água, em vez do ato penitencial.

Anotações práticas
O rito da bênção e aspersão da água substitui o ato penitencial e se encontra no Missal Romano, p. 1001. Nesta celebração, seria muito recomendável revestir este rito com uma certa solenidade, com a bênção da água e, em seguida, a aspersão da mesma sobre o povo. Que seja, de fato, uma aspersão e não algumas gotas, apenas.

Renovação das promessas batismais: Seria muito oportuno se neste dia do Batismo do Senhor, os celebrantes renovassem as promessas batismais. Este rito é feito no momento da profissão de fé, com uma das fórmulas da renovação das promessas batismais, do Ritual do Batismo.

Anotações práticas
Trata-se de um rito simples, no qual o presidente da celebração convida os celebrantes a renovar os compromissos assumidos no dia Batismo.

Procissão das ofertas: Com a finalidade de manter o equilíbrio celebrativo, é melhor  realizar um rito simples das ofertas. Por isso, cremos que seja suficiente levar os dons do pão e do vinho ao altar.

BATISMO DO SENHOR - B


1. ENTRADA
- Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou, a esperança deste chão brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.

Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao criador. Justiça e paz hão de reinar e viva o amor.

- Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou, o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou.
- Nosso poder está na união, o mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão e preparando a festa da libertação

- Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão. A força nova é o poder dó amor, nossa fraqueza é força em Deus libertador.

 

2. ASPERSÃO DA ÁGUA


- Água cristalina que jorra do peito aberto de Jesus lá na cruz É uma água viva que cura e que liberta cuja fonte é o próprio Jesus

Shuê...Shuê... Shuá.... Shuá ... nesta água eu vou me banhar... Shuê...Shuê... Shuá.... Shuá ... nesta água eu vou me banhar...

3. ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia,

aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

- Quando João viu Jesus, ele disse: eis aqui o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


4. OFERTÓRIO
- Se meu irmão me estende a mão e pede um pouco do meu pão, e eu não responder ou digo “não” errei de rumo e direção. 

Nesta Mesa de perdão o pão e o vinho elevarei e pensando em meu  irmão o meu Senhor receberei.

Quero ver no meu irmão a imagem dele meu irmão que até nem tem o necessário para Ter paz quero ser pro meu irmão a resposta dele eu que vivo mais feliz e às vezes tenho até demais.

- O Corpo e Sangue do Senhor o corpo e sangue do meu irmão o mesmo Pai e mesmo amor o mesmo rumo e direção.

Nesta Mesa do Senhor sou responsável pela paz de quem no  riso e na dor comigo vai buscar o Pai.

5. COMUNHÃO I
Sim, eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor. Sim eu quero que o meu amor ajude o meu irmão, a caminhar guiando por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor.

- Esta terra, os astros, o sertão em paz, esta flor e o pássaro feliz que vês. Não poderão jamais viver, esta vida singular que Deus nos dá.

- Em minh'álma cheia do amor de Deus. Palpitando a mesma vida divinal. Há um resplendor secreto do infinito ser. Há um profundo germinar de eternidade.

- Quando eu sou um sol a transmitir a luz. E  meu ser é templo onde habita Deus. Todo o céu está presente dentro de mim, envolvendo-me na vida e no calor.

- Esta vida nova, comunhão com Deus, no batismo, aquele dia eu recebi vai aumentando e sempre vai me transformando, até que Cristo seja todo o meu viver.

6. COMUNHÃO II
- É bom estarmos juntos à mesa do Senhor
E, unidos na alegria partir o pão do amor

Na vida caminha quem come deste pão
Não anda sozinho quem vive em comunhão

- Embora sendo muitos é um o nosso Deus
Com ele vamos juntos seguindo os passos seus

- Formamos a Igreja o corpo do Senhor
Que em nós, o mundo veja a luz do seu amor

- Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu
porém, nos dá agora o próprio Filho seu

- Será bem mais profundo o encontro, a comunhão
Se formos para o mundo  sinal de salvação

- A nossa eucaristia ajude a sustentar
Quem quer no dia-a-dia  o amor testemunhar

7. FINAL
- Deus é Pai, Deus é amor, Deus é esperança pra quem nele crê. Confiou a construção do Reino de Paz ao homem que ama.

Eu creio em Deus que o meu caminho iluminou, que a minha vida transformou. Feliz eu sou. Eu creio em Deus, se posso crer, se posso amar, a minha vida tem valor. Feliz eu sou.

- Jesus Cristo, caminha conosco, amigo e irmão que nos leva ao Pai, Jesus Cristo, nasceu e viveu a vida dos homens, e ressurgiu.

- Deus é amor, é consolador, conforta e ampara o pecador, Deus é amor. Espírito Santo, destrói o que é mal, dá vida ao que é bom.

Batizados: filhos de Deus, e promotores da paz.

BATISMO DO SENHOR - B


1. ENTRADA
- Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou, a esperança deste chão brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.

Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao criador. Justiça e paz hão de reinar e viva o amor.

- Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou, o cego viu, o surdo escutou e os oprimidos das correntes libertou.

- Nosso poder está na união, o mundo novo vem
de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão e preparando a festa da libertação

- Cidade e campo se transformarão, jovens unidos na esperança gritarão. A força nova é o poder dó amor, nossa fraqueza é força em Deus libertador.

 

2. ASPERSÃO DA ÁGUA


- Água cristalina que jorra do peito aberto de Jesus lá na cruz. É uma água viva que cura e que liberta cuja fonte é o próprio Jesus.

Shuê...Shuê... Shuá.... Shuá ... Nesta água eu vou me banhar... Shuê...Shuê... Shuá.... Shuá ... Nesta água eu vou me banhar...

 

3. ACLAMAÇÃO

Aleluia, aleluia, aleluia,

Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

 

- Quando João viu Jesus, ele disse: eis aqui o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.


4. OFERTÓRIO
- Se meu irmão me estende a mão e pede um pouco do meu pão, e eu não responder ou digo “não” errei de rumo e direção. 

Nesta Mesa de perdão o pão e o vinho elevarei e pensando em meu  irmão o meu Senhor receberei.

Quero ver no meu irmão a imagem dele meu irmão que até nem tem o necessário para Ter paz quero ser pro meu irmão a resposta dele eu que vivo mais feliz e às vezes tenho até demais.

- O Corpo e Sangue do Senhor o corpo e sangue do meu irmão o mesmo Pai e mesmo amor o mesmo rumo e direção.

Nesta Mesa do Senhor sou responsável pela paz de quem no  riso e na dor comigo vai buscar o Pai.

5. COMUNHÃO I
Sim, eu quero, que a luz de Deus que um dia em mim brilhou jamais se esconda e não se apague em mim o seu fulgor. Sim eu quero que o meu amor ajude o meu irmão, a caminhar guiando por tua mão, em tua lei, em tua luz, Senhor.

- Esta terra, os astros, o sertão em paz, esta flor e o pássaro feliz que vês. Não poderão jamais viver, esta vida singular que Deus nos dá.

- Em minh'álma cheia do amor de Deus. Palpitando a mesma vida divinal. Há um resplendor secreto do infinito ser. Há um profundo germinar de eternidade.

- Quando eu sou um sol a transmitir a luz. E meu ser é templo onde habita Deus. Todo o céu está presente dentro de mim, envolvendo-me na vida e no calor.

- Esta vida nova, comunhão com Deus, no batismo, aquele dia eu recebi vai aumentando e sempre vai me transformando, até que Cristo seja todo o meu viver.

6. COMUNHÃO II
- É bom estarmos juntos à mesa do Senhor
E, unidos na alegria partir o pão do amor

Na vida caminha quem come deste pão
Não anda sozinho quem vive em comunhão

- Embora sendo muitos é um o nosso Deus
Com ele vamos juntos seguindo os passos seus

- Formamos a Igreja o corpo do Senhor
Que em nós, o mundo veja  a luz do seu amor

- Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu
porém, nos dá agora o próprio Filho seu

- Será bem mais profundo o encontro, a comunhão
Se formos para o mundo sinal de salvação

- A nossa eucaristia ajude a sustentar
Quem quer no dia-a-dia o amor testemunhar

7. FINAL
- Deus é Pai, Deus é amor, Deus é esperança pra quem nele crê. Confiou a construção do Reino de Paz ao homem que ama.

Eu creio em Deus que o meu caminho iluminou, que a minha vida transformou. Feliz eu sou. Eu creio em Deus, se posso crer, se posso amar, a minha vida tem valor. Feliz eu sou.

- Jesus Cristo, caminha conosco, amigo e irmão que nos leva ao Pai, Jesus Cristo, nasceu e viveu a vida dos homens, e ressurgiu.

- Deus é amor, é consolador, conforta e ampara o pecador, Deus é amor. Espírito Santo, destrói o que é mal, dá vida ao que é bom.

Batizados: filhos de Deus, e promotores da paz.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!