JÁ PASSARAM POR AQUI !

CELEBRAÇÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA

RITOS INICIAIS

Deus nos reúne

ü Canto inicial e procissão de entrada  

ü Sinal  da  Cruz

ü Acolhida presidencial
P – A alegria que vem de Deus, nosso Pai, que concedeu à Maria a graça de interceder em favor do seu povo, esteja convosco.
    T -  Bendito seja Deus...

ü Sentido da celebração

    C – É dia de alegria para todos nós, brasileiros devotos de Nossa Senhora Aparecida, a quem confiamos hoje nossos pedidos para apresentá-los a seu Filho Jesus Cristo. É dia também para ver Nossa Senhora como modelo de evangelizadora: evangelizadora que vive no meio do povo, que reza pelas necessidades do povo e que mostra Jesus ao povo.
ü Ato penitencia
    P – É com sentimentos de alegria e meditando no exemplo  evangelizador de Maria, que iniciamos nossa celebração pedindo que o Senhor nos purifique com seu perdão. (momento de silêncio)

    P – Nossa Senhora era gente do povo; participava das alegrias e das festas do povo. Como cristãos e cristãs, somos chamados a viver de acordo com o Evangelho no meio do povo.
    M – Perdoai-nos, Senhor, pelas vezes que não testemunhamos o Evangelho no meio do nosso povo.
    T – Perdão, Senhor; piedade de nós!

    P – Nossa Senhora vivia atenta às necessidades do povo e das pessoas. Como seguidores de Cristo, vivemos o Evangelho quando estamos atentos às necessidades do povo e das pessoas.
    M – Perdoai-nos, Senhor, pelas vezes que não testemunhamos o Evangelho, deixando de ser atenciosos com as necessidades do povo e de nossos irmãos e irmãs necessitados. 
   T – Perdão, Senhor, piedade de nós!

    P – Nossa Senhora confiava tanto em Jesus que disse aos servidores: “façam tudo o que ele vos mandar”. Demonstramos que somos cristãos pela confiança em Jesus.
    M – Perdoai-nos, Senhor, quando não fazemos o que pedis por causa de nossas dúvidas e de nossas desconfianças
    T – Perdão, Senhor, piedade de nós!

    P – Deus, todo-poderoso...
ü Glória
    CGlorifiquemos a Deus pela proteção da Mãe de Deus ao nosso país, que no Brasil, chamamos de Nossa Senhora Aparecida. Glorifiquemos também pela graça divina que se faz presente em tantos cristãos e cristãs que, seguindo a espiritualidade  mariana, vivem de modo coerente sua missão evangelizadora.
ü Oração do dia

LITURGIA  DA  PALAVRA

Deus nos fala


ü 1ª leitura: Ester 5,1b-2;7,2b-3

    C – Eram tempos difíceis para o povo, tempos de perseguição e de exílio. Ester, que era judia e muito bonita, tornou-se rainha por causa de seu encanto e usou disso para defender o seu povo. Depois daquele dia a cada ano, o povo fazia uma grande festa para comemorar o gesto de Ester. 

ü Salmo Responsorial   45(44)

    C – Celebremos a fidelidade de Deus que ama o seu povo como um noivo ama a sua noiva.
ü 2ª leitura: Apocalipse 12,1-5.13a15-16a 
    C – João vê um sinal no céu. Duas figuras, uma ornada de esplendor e luz muito frágil. Outra, ornada de poder, arrogância e violência. Vendo como Deus se manifesta a favor da vida, acolhamos a sua palavra em nossa vida.  

ü Evangelho:  João   2,1-11

    C – Ouvindo como Maria participou ativamente na missão de Jesus, acolhamos o que Deus nos pede por meio desta palavra. Acolhamos e aclamemos o Cristo Palavra que nos falará  sua boa nova. 

ü Aclamação ao evangelho

ü Proclamação do evangelho

ü Homilia

ü Profissão de fé – Cantado   
ü Oração dos fiéis
- Vós que sois o Rei bondoso, Senhor Deus, olhai para o vosso povo brasileiro que quer viver os valores do vosso Reino, e concedei-nos a paz, a justiça e a dignidade da vida. Nós vos suplicamos:

Protegei vosso povo, Senhor!

- Vós que vos encantastes com a formosura da Virgem Maria, Deus de todo esplendor, acolhei as súplicas do povo brasileiro que vos implora pela Igreja e por seus pastores. Nós vos suplicamos:

Protegei vosso povo, Senhor!

- Vós que sois a fonte da vida, Deus dos viventes, considerai o sofrimento de grande parte do povo brasileiro e vinde em socorro os pobres e os indefesos. Nós vos suplicamos:

Protegei vosso povo, Senhor!

- Vós que nos destes a alegria de vos louvar, Deus de bondade, concedei-nos seguir o exemplo de Maria, para que evangelizando possamos mostrar Jesus aos nossos irmãos e irmãs brasileiros. Nós vos suplicamos:

Protegei vosso povo, Senhor!

- Vós que sois “Deus família de amor”, abençoai nossa comunidade que celebra neste dia a festa da padroeira do Brasil e favorecei-nos com vossa proteção e graça. Nós vos suplicamos:

Protegei vosso povo, Senhor!

LITURGIA  SACRAMENTAL
Deus nos santifica

ü Canto da procissão das oferendas

ü Oração sobre as oferendas

ü Monição para a Oração Eucarística

C – Como Maria, exemplo cristão que sabe silenciar diante do mistério para louvar a Deus, façamos silêncio para participar deste momento, no qual Cristo se faz presente com sua salvação e com sua vida. Ao mesmo tempo, supliquemos pela Igreja, especialmente pela Igreja que vive no Brasil, que somos todos nós, para que possamos ser autênticos evangelizadores entre o nosso povo. 

ü Prefácio próprio desta celebração

ü Santo – Cantado

ü Oração  Eucarística  -  V

ü Monição para a Oração do Senhor

P – Com a mesma confiança com a qual Maria pediu em favor dos noivos, elevemos nossa prece ao Pai, rezando como o Senhor nos ensinou: Pai nosso...

ü Abraço da paz

ü Cordeiro de Deus

ü Convite para a comunhão

    P – Felizes os que se alegram na mesa da festa eucarística, pois se comprometem com sua mensagem evangelizadora. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
ü Canto de comunhão
ü Agradecimento 

ü Oração depois da comunhão

 

RITOS FINAIS

Deus nos envia

ü Oração de consagração a Nossa Senhora Aparecida
C - Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração. Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida. Eu vos consagro a minha família! Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado. Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas. Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco. Senhora Aparecida, lembrai-vos que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria! Abençoai o nosso governo. Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção. Amém!

ü Avisos

ü Bênção  final   - Nossa Senhora

ü Despedida

A exemplo de Maria Santíssima, evangelizem testemunhando a presença de Cristo em suas vidas. Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

ü Canto final


 FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!