JÁ PASSARAM POR AQUI !

JESUS GRACIOSO EM DIREÇÃO AOS PECADORES


A vida e ministério de Jesus são marcados por dificuldades de relacionamento com a sociedade daquela época, principalmente pelos partidos religiosos. O sistema religioso judaico era separatista, entre os “puros e os impuros”, classificando assim os impuros com os doentes, leprosos, cegos, aleijados, prostitutas, ladrões e pobres, sendo assim eram vítimas do desprezo de uma sociedade religiosa e separatista.

A práxis libertadora de Jesus se mostra sua atuação nas relações sociais. A sociedade de sua época estava muito estratificada: distinguiam-se próximo e não-próximos, puros e impuros, judeus e estrangeiros, homens e mulheres, observantes das leis e povo ignorante, homens de profissões de má fama, enfermos considerados pecadores. Jesus solidariza-se com todos eles e isto lhe vale difamações de glutão e beberão, amigo de coletores de impostos e desacreditados (Mt 11:19). O ataque impiedoso a teólogos, fariseus e a saduceus tem inequívoca relevância social.

O ministério de Jesus é gracioso, pois ele acolhe as pessoas, não as desprezando, mas oferecendo a elas uma palavra de esperança, envolvendo-se com a vidas delas, tocando e sendo tocado.Fariseus e escribas não aceitavam este tipo de comportamento em detrimento da lei de impureza, que está relacionada com os livros da Lei, por isso tornara-se separatista. Em Lucas 15:2 “murmuravam os fariseus e escribas dizendo: Este recebe e come com os pecadores”. “Receber pecadores e ser amigo deles implica estar ali, entre eles. Jesus não os evitava porque o seu objetivo era produzir neles o arrependimento pelos seus pecados e um estilo religioso de vida. Ao identificar-se com eles Jesus os convocava para a transformação”.

Por fim, em Lucas ( 5:8) Jesus desafiou Pedro, pecador confesso, a segui-lo e tornar-se seu discípulo. Em Lucas (5: 28-29) Jesus chama Levi, um coletor de impostos, para que o siga, porque Jesus veio chamar não os são, mas sim os doentes ao arrependimento. Em Lucas ( 7: 36-50), Jesus é questionado pelo fariseus sobre a sua autoridade, pois deveria saber quem era aquela.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!