JÁ PASSARAM POR AQUI !

BATISMO: NASCIMENTO PARA A VIDA EM CRISTO


          Com o batismo, o cristão ingressa na comunidade eclesial, a Igreja. A palavra Batismo vem do grego, que significa mergulhar. Com o batismo mergulhamos em uma nova realidade: a vida nova em Cristo. A origem e o fundamento do batismo cristão está no batismo de Cristo: ao se deixar batizar no Jordão por João Batista, Jesus assume publicamente a missão de servidor de Javé e de cordeiro que tira o pecado do mundo (Jo 1, 29-34). Jesus afirmou claramente que aquele que o quisesse seguir deveriam receber o batismo (Mt 28, 18-20).
            O Batismo nos faz testemunhas de Cristo. O trecho de Ef. 2,19 nos afirma que nós, os batizados, somo a família de Deus. Receber o batismo é integrar-se plenamente nesta família, é tornar-s membro dela. Não somo discípulos de Cristo isoladamente, mas sim em comunidade.
            Ser batizado é morrer todos os dias por aquilo que Jesus morreu: o Reino. O Trecho de Rm 6, 3s nos ilumina nesta direção. O batismo é o Sacramento de uma mudança de vida. A cruz traçada na fronte, na celebração batismal, indica simbolicamente a morte e vida triunfante que o novo cristão vai vivenciar.

BATISMO E MISSÃO

            O Batismo é a entrada na comunidapde de Jesus Cristo, a Igreja. A fé nos diz:
=> que pelo batismo nos tornamos membros de Cristo;
=> que pelo batismo recebemos o adoção filial;
=> que pelo batismo nos associamos ao sacerdócio real e profético de Cristo e nos agregamos ao povo sacerdotal que é a sua Igreja;

·        Missão Sacerdotal: santificando-se e ajudando na santificação dos outros. Ligando a nossa alegria e o nosso sofrimento à alegria e ao sofrimento de Jesus. Participando das celebrações e alimentando-nos com os fatos da vida que revelam a presença de Deus.

·        Missão Profética: denunciando as injustiças, a corrupção, as autoridades que oprimem o povo, o pecado, indicando os caminhos de Deus. Sendo testemunha do Deus vivo na História.

·        Missão Real: fazendo do poder um serviço à libertação. Entregando nossa inteligência, os dons que recebemos a serviço do Reino. Exercendo um ministério a serviço da comunidade.

SÍMBOLOS DO BATISMO

·        ÁGUA BATISMAL: é um símbolo todo especial no batismo. Onde há água, brota a vida. A água é a imagem da gratuidade divina.

·        VELA DO BATISMO: representa Jesus ressuscitado que vence a escravidão e a morte. O Batizado é uma nova luz que brilha no mundo em nome de Cristo.

·        UNÇÃO: quem é batizado é ungido. A palavra Cristo significa ungido: escolhido por Deus para uma missão especial.


·        VESTE BRANCA: o branco é o símbolo da paz e da vitória. Quem se batiza se torna vencedor com Cristo.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!