JÁ PASSARAM POR AQUI !

A IGREJA DE JESUS CRISTO



 A palavra “Igreja” quer dizer “Assembléia”. É a Nova Fraternidade que Jesus quer estabelecer, a fim de que sua presença e ação no mundo sejam continuadas, mostrando aos homens o amor de Deus e reunindo todos os povos numa única família, num só povo de Deus. A Igreja foi instituída por Jesus Cristo, para que através dela nos tornemos um só corpo.
            A Igreja é uma realidade tão rica e tão bonita que nós não temos palavras para definir tudo que ela é. Por isso dizemos que a Igreja é um mistério, ela está intimamente ligada com a Santíssima Trindade, tendo como cabeça a Jesus Cristo Ressuscitado. Quando falamos que ela é um mistério, não queremos dizer que seja algo difícil, complicado, mas uma realidade amorosa, que é maior que a nossa compreensão. Dela nós participamos cheios de respeito e alegria, numa atitude de fé.
            Quando falamos de Igreja, vamos buscar a palavra da Bíblia que vai usar várias imagens comparativas para nos revelar o que é a Igreja de Jesus: => Igreja Templo do Espírito Santo, significa mais do que um edifício, é a comunidade reunida, a assembléia reunida, templo onde habita Deus. (2Cor 6,16)
=> Esposa de Cristo, ela é assim chamada por que forma com Jesus uma só carne e está bem unida a Ele pelo amor e a fidelidade (2Cor 11)
=> Mãe e Mestra, é assim chamada porque nos comunica a vida divina através dos sacramentos; ela nos ensina a Palavra de Cristo e nos educa como verdadeiros discípulos e discípulas  de Jesus.
=> Corpo de Cristo, São Paulo (1Cor 12,12), gosta de mostrar a Igreja como um corpo no qual todos os membros tem sua importância e formam uma mesma unidade. Vigora entre eles a comunhão: quando um membro passa bem, isso repercute em todos os membros. Quando outro passa mal, o sofrimento afeta todo o corpo. Os membros da Igreja, Corpo de Cristo, são todos os batizados. Jesus é a cabeça que continua presente e age no mundo através do corpo “a Igreja”.
           A Igreja se organiza para cumprir sua missão de Evangelizar. Ela é uma instituição que esta a serviço da missão evangelizadora confiada por Jesus; ela tem uma presença visível na sociedade, com leis próprias, ministérios ordenados (bispos, padres e diáconos), ministérios não-ordenados, confiados aos cristãos leigos, pessoas de vida consagrada (religiosos e religiosas) e o laicato ou leigos.
            Num grande encontro da Igreja com representantes de todo o mundo, o Concílio Vaticano II, utilizou-se a imagem da Igreja como Povo de Deus. Imagem que lembra a igualdade fundamental entre todos os membros da Igreja. O povo de Deus recorda que ela foi preparada desde a origem da história do povo de Israel. É um povo sacerdotal, profético e real (1Pd 2, 9-10).

A IGREJA EXISTE PARA SER MISSIONÁRIA

Evangelizar levando a todos os povos a Boa Nova de Jesus, é a missão da Igreja. O próprio Jesus é quem ordena aos discípulos dizendo: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que eu vos tenho ordenado. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).
Ela existe para anunciar e ensinar, para ser testemunha da graça, reconciliar a humanidade com o Pai misericordioso e perpetuar o sacrifício de Cristo na Santa Missa, memória de sua morte e gloriosa ressurreição.
A missão da Igreja é o primeiro e mais importante serviço que ela presta ao ser humano. Nenhum membro da Igreja esta dispensado da missão. Os pais, as famílias, os jovens, os professores e operários, todos são missionários. Para atingir a todos é necessário fazer a experiência da vida comunitária e criar comunidades de envio, de acolhida e compromisso com a defesa da Dignidade Humana, a Preservação da Vida e a Salvação de Todos.


ORAÇÃO

Senhor nosso Deus, Criador de todas as coisas.
Ousamos chamar-te de Pai.
Porque no teu infinito amor criastes todos nós.
Obrigado(a) por me ter dado a vida.
Obrigado(a),  por ser teu (tua) filho(a).
Concede-me a alegria de viver sempre
ao teu lado, trabalhando no amor.
Faze com que eu possa viver como discípulo(a),
de Jesus teu filho amado.
Que eu saiba viver como Igreja.
Que eu possa contribuir na missão
de construir teu Reino de amor,
de justiça e de paz, Amém.

 FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Um comentário:

  1. Severino Deus o abençõe e lhe dê a graça da Santa Perseverança.Parabéns pelo site Ir Maria Letícia do sagrado coração OIC

    ResponderExcluir

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!