JÁ PASSARAM POR AQUI !

HERÓIS DA VIDA E DA BÍBLIA

III ENCONTRO DE CATEQUESE
  
1. OBJETIVO:
            Refletir sobre os heróis, ídolos e modelos que motivam, estimulam e fascinam os adolescentes: qual a mensagem que eles transmitem. Mostrar que Jesus é o modelo e herói para todas as idades da nossa vida.

2. ACOLHIDA: a critério do catequista

3. SENSIBLIZANDO:
            As histórias fazem parte da vida. Quem não gosta de uma bela história, repleta de heróis, suspenses, aventuras, descobertas? Temos muitos heróis, nas revistas, na TV, no cinema… Desejamos ser como eles, porque são cheios de força mágica e superpoderes, capazes de vencer qualquer perigo ou inimigo, por maior que este seja.

Dialogar:

            - Quais meus heróis preferidos?
            - De que mais gosto neles?
            - O que eu faria se fosse um herói?
            - De quais heróis não gosto? Por quê?

4. ILUMINANDO: proclamar Mt 4,19-25 – Jesus chama os discípulos, e as multidões a ele acorrem.

5. REFLETINDO:
            Todos esses heróis que vemos, ouvimos e curtimos são personagens da ficção, ou são pessoas que os meios de comunicação apresentam e valorizam pela beleza, pelo talento etc.
            Nos relatos da Bíblia e na vida dos santos, também há muita gente suja vida serve como modelo ainda hoje. Da Bíblia, podemos lembrar: Moises, sua irmã Mirian, Sansão, Débora, Rute, Daniel, Judite, Maria, a mãe de Jesus, São Paulo e tantos outros… Também na Igreja, encontramos São Francisco de Assis, Santo Antônio, Santa Terezinha… Inclusive, muitos santos adolescentes, como Santa Inês, São Tarcísio, São Domingos Sávio, Santa Maria Goretti. Todos foram heróis diante das torturas e dificuldades, para se manterem firmes na fé e no amor a Deus.
            Ainda hoje, muitos se tornam heróis porque entregam a vida a Deus e aos irmãos, especialmente aos mais necessitados. Podemos lembrar Chico Mendes, Dom Helder, Madre Tereza de Calcutá, Ir. Dulce… (ver quais são os heróis que estão mais próximos da realidade do adolescente) e outros homens e mulheres, jovens e adolescentes que não temem viver e comunicar aquilo que acreditam e seguem na vida.
            Mas existe alguém que ultrapassa o tempo e está presente junto a todos os seres humanos de todos os tempos. É Jesus Cristo, que enfrentou até a morte porque nos amava. Nele podemos confiar.
            No tempo de Jesus ainda não existiam os meios de comunicação, mas sua fama e heroísmo espalharam-se por todo o mundo. Tanto que, hoje, dois mil anos depois, estamos aqui por causa dele.
            Jesus é o único Mestre e verdadeiro herói e líder no qual podemos acreditar com a certeza de saber em quem estamos crendo (Mt 23,8-10). Isso acontece porque “ele vive o que ensina”. Para ser discípulo dele, não basta apenas conhecê-lo, mas acreditar e viver como ele viveu, fazendo o que ele fez e deixando-se transformar por ele.

Questões para reflexão:

            - O que conheço da vida de Jesus?
            ­- Posso considerar-me seu discípulo?
            - Sei renunciar a alguma coisa por causa de Jesus?

6. COMPROMISSO:
            -Ler 1Jo 5,12 e tentar formular um compromisso pessoal de seguir a Jesus.
            -Escolher um super-herói ou artista e um personagem da Bíblia. Verificando características deles em casa para trazer para o plenário no próximo encontro.

7. CELEBRANDO A FÉ:                         

Jesus meu mestre e meu herói!
Não me abandone nas horas difíceis,
Pois nunca quero abandoná-lo.
Estenda-me sua mão e me conduza
Pelos caminhos da justiça e do amor.
Nem sempre tenho força e coragem,
Mas sei que com sua ajuda
Posso fazer coisas maravilhosas
Por você, pelas pessoas e por este mundo
Em que vivo. Amém.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!