JÁ PASSARAM POR AQUI !

ADOLESCENTE, COMO É O MUNDO EM QUE EU VIVO?

II ENCONTRO DE CATEQUESE

1. OBJETIVO:
            Ajudar o adolescente a compreender o que é próprio de sua idade e questionar-se sobre o mundo em que vive: apelos ao consumismo, amor sem responsabilidade, uso da internet, violência...

2. ACOLHIDA: a critério do catequista

3. SENSIBILIZANDO:
            Distribuir as cópias do roteiro e deixar para que reflitam e respondam.

Roteiro de questões: “Quem sou eu?”

-   Meu nome, idade, lugar onde nasci, onde moro, nomes de meus familiares.
-   Tenho amizades? Gosto de fazer amizades? Confio nas pessoas?
-   Quais minhas preferências?
-   Sou alegre ou triste? De qual tipo de diversão mais gosto? Por quê?
-   Gosto de comunicar-me ou tenho medo? Por quê?
-   Comunico meus sentimentos? Aquém?
-   Gosto de ter coisas só para mim ou reparto o que tenho com os outros?
-  Que qualidades e talentos eu tenho? Como estou desenvolvendo e usando meus dons?
-  Tenho fé? Em quem e em que acredito? Que valores cristãos eu vivo no meu dia-a-dia?
-   Sinto-me seguro ou inseguro? Por quê? Tenho coragem? Tenho medo? De quê?
- Sou uma pessoa organizada nos trabalhos e estudos? Tenho liderança? Gosto de mandar e obedecer? Por quê?
- Gosto de cumprir as leis? Que penso sobre as injustiças, a pobreza, a fome, a política em nosso país? Se pudesse, o que mudaria?
- Gosto de mim mesmo? Me aceito do jeito que sou? Aceito meu corpo? Gosto de elogios? Elogios as outras pessoas ou as critico sempre? Por quê?

Terminado o tempo de reflexão e anotações, organizar um momento de plenário ou mesmo um fórum de debates. Aproveitar esse momento para estimular a partilha, a amizade e um melhor conhecimento interpessoal no grupo.

4. ILUMINANDO:
            Proclamar Lc 2,41-52 – Jesus aos 12 anos

5. REFLETINDO:
            Dialogar:
- O que o texto nos fala de Jesus adolescente?
- Que atitudes percebemos de Jesus em relação aos seus pais?
- O que podemos trazer do jeito de ser de Jesus para nossa vida?

Aprofundando o tema:

Aos 12 anos, Jesus deu um show de amor a Deus e sabedoria no templo de Jerusalém. Era a idade em que os meninos adquiriam o direito de ler a Sagrada Escritura em público, porque já não eram considerados mais como crianças.

6. COMPROMISSO:
            - Durante a semana, ler em casa 1Cor 13,1-8, fazer uma avaliação da sua maneira de ser e agir em relação a si, à vida e aos outros;
            - Convidar os amigos de turma para fazer uma boa ação, como utilizar o tempo livre em favor de alguma família necessitada, visitar algum doente. (Solicitar dos próprios adolescentes mais sugestões).

7. CELEBRANDO A FÉ:

Senhor, sei que você me compreende,
Porque também foi adolescente.
Vivo uma fase muito bonita da vida,
Mas muitas vezes me perco entre as coisas novas que me acontecem.
Não sei se estou certo ou errado, se sou criança ou jovem...
Magôo as pessoas sem querer, e isto me dói...
Ajude-me a ter paciência comigo e com minhas mudanças.
Para que minha vida seja útil aos irmãos,
Que eu leve amor e paz a quem eu encontrar.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!