JÁ PASSARAM POR AQUI !

AFINAL, O QUE É LITURGIA?

Algumas definições acerca da palavra Liturgia

“A liturgia é a fonte primária do 
Verdadeiro espírito cristão”. 
Papa Paulo VI


A palavra LITURGIA vem da língua grega: laos = povo e ergon = ação, trabalho, serviço, ofício... Unindo os dois termos que formam a palavra, encontramos a raiz mais profunda do significado da LITURGIA, ou seja: AÇÃO, trabalho, serviço do povo e realizado em benefício do povo, isto é: um serviço público como diz hoje. 

Liturgia é uma palavra da língua grega que quer dizer: Ação do povo, ação em favor do povo. É a ação de um povo, reunido na fé, em comunhão com toda a Igreja, para celebrar o Mistério Pascal – Morte e Ressurreição de Cristo, presente na Assembléia, oferecendo-se ao Pai como culto perfeito. 

Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. A liturgia se expressa mediante palavras e gestos. Por isso, dizemos que a Liturgia é feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (audição, tato, olfato, paladar, visão). Antigamente, fora do campo religioso, Liturgia queria dizer Ação do Povo. A igreja passou a aplicar este termo para indicar ação do povo Reunido para expressar sua Fé em Deus.


Liturgia é uma ação sagrada, com ritos, na Igreja e pela Igreja, pela qual se realiza e se prolonga a obra sacerdotal de Cristo, para a santificação dos homens e a glorificação de Deus (cf. SC7).

Liturgia é um fazer, um agir comunitário através de símbolos, gestos e sinais. É ação que em palavras, gestos, orações e cantos, sinais e expressões corporais que exprimi simbolicamente a fé da comunidade nos acontecimentos da salvação.

Liturgia é celebração. É uma ação ritual em clima festivo, feita com palavras e sinais sensíveis. É realizado por uma comunidade de pessoas reunidas pela fé em Jesus Cristo no Espírito Santo.

Liturgia é Memorial. Em cada celebração nós fazemos a recordação atualizada de um fato acontecido no passado, no qual se experimentou e se reconheceu a ação salvífica de Deus por causa da Aliança que realizou com seu povo.

Liturgia é celebrar o Mistério Pascal de Cristo, ou seja, sua Paixão, morte e ressurreição e ascensão gloriosa, enquanto revelação e realização do "mistério", do desígnio amoroso do Pai para com a humanidade.


Liturgia é a própria história da salvação em exercício, já que nela se celebra (torna presente) tudo o que Deus realizou ao longo dos séculos para salvar os homens.

Liturgia é Deus se fazendo alimento para saciar nossa infinita sede de amor.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!