JÁ PASSARAM POR AQUI !

QUAIS SÃO OS SETE SACRAMENTOS?


FORMAÇÃO PARA COROINHAS - VI

VI – OS SACRAMENTOS DA IGREJA
            Os Sacramentos são os canais da graça de Deus até nós. Trazem a nós a salvação que Jesus conquistou com os méritos de sua Paixão, morte na Cruz e Ressurreição. Os Sete Sacramentos foram todos instituídos pó Jesus para salvar o homem. Cada sacramento é um sinal eficaz que transmite a graça de Deus (água no batismo, óleo no Crismo, etc...).

Eles podem ser divididos em:

Sacramentos da Iniciação Cristã
Batismo, Crisma e Eucaristia

Sacramento de cura
Penitência e Unção dos Enfermos

Sacramento a serviço da comunhão e da missão
Ordem e matrimônio

Os sacramentos dizem respeito aos momentos mais importante da vida do cristão.

O Batismo: Foi Jesus quem mandou a Igreja batizar (Mt 28,18-20; Mc 16,15-17). – O Batismo faz a pessoa participar da morte e ressurreição de Jesus. Aplica-se naquele momento o poder da morte de Jesus à criança. Ela morre misticamente para o pegado, para o mundo, e renasce para a vida em Deus. Jesus resgata a pessoa, no Batismo pelo seu sangue e sua morte. O Batismo torna o batizando:
. 1 Filho de Deus;
. 2 Membro de Jesus Cristo e da Igreja;
. 3 Herdeiro do Céu;
. 4 Apaga o pecado original e os pessoais.

 Lembrando...
- Ninguém pode receber os outros sacramentos sem ser batizado.
- Ninguém pode ser batizado mais de uma vez.
- Em caso de morte qualquer pessoa pode batizar.

Crisma ou Confirmação: É o sacramento que confirma o Batismo. Traz o Espírito Santo à pessoa pela imposição das mãos do Bispo, como faziam os apóstolos (At 8,14,17). A pessoa é renovada no Espírito Santo para seguir Jesus e testemunhá-lo com poder e santificar-se pelos seus frutos e pelos seus Dons (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus).

Eucaristia: É o corpo, sangue, alma e divindade de Jesus presente no pão e vinho consagrados para serem nosso remédio contra o pecado e alimento para alma. Jesus disse: “Isto é meu corpo... o meu sangue” (Lc 22,19ss; Mt 26,17-28; Mc 14,12-24). Leia o discurso de Jesus sobre a Eucaristia (Jo 6). A Missa atualizada torna presente, o mesmo sacrifício de Jesus no Calvário, e o prolonga na história Celebrar a missa é participar de maneira do mesmo sacrifício de Jesus. É a imolação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Penitência ou Confissão: É o sacramento do perdão e da cura da ferida do pecado. Foi o primeiro sacramento que Jesus instituiu após a sua ressurreição. Veja Jo 20,19-23 e acentue o versículo 23. Ao confessar-se com o padre, fale sobre os seus pecados. Algo que se comente contra a lei de Deus (os 10 mandamentos, etc...).  Só há pecado quando houve consciência de que se quis e se fez o mal. A confissão com o padre nos dá uma ligação de humildade e ele nos orienta na vida espiritual. Ele perdoa pela autoridade de Jesus, que pagou o preço do pecado com o seu sangue. Para uma boa confissão é preciso preparação: exame de consciência, arrependimento dos pecados, propósito de na pecar, confissão com o padre e cumprir a penitência. É necessário confessar-se ao menos uma vez por ano, com humildade e sinceridade (não esconder nada do confessor).

Unção dos Enfermos: Sacramento para os enfermos graves. Leia Tg 5,13-16. A unção é para curar o enfermo, não para matá-lo. Prepara-o para morte, se esta for a vontade de Deus. Perdoa todos os seus pecados, conforta-o espiritualmente.

Matrimônio: É o sacramento no qual o casal recebe a graça de Deus para cuidar bem da sua vida conjugal e familiar. É a bênção para o casal crescer mutuamente e criar os filhos na fé de Deus, vencendo todas as dificuldades. (Veja Mt 19,3ss ; Gen 1,28 ; Gen 2,24).

Ordem: Foi instituído por Jesus quando disse aos apóstolos: “Fazei isto em minha memória”, na Santa Ceia. A Ordem faz do sacerdote “um outro” Jesus na terra a continuar a sua missão de salvação, por isso é ele que ministra os sacramentos, com a autoridade da Igreja. O sacramento da Ordem e possui três graus: o diaconato (para os diáconos), o presbiterado (para os padres) e o episcopado (para os bispos).

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!