JÁ PASSARAM POR AQUI !

ADOLESCENTE, QUEM É VOCÊ?

I ENCONTRO DE CATEQUESE

Este encontro servirá para o catequista conhecer seu grupo, as preocupações e os desejos de cada um.

1. QUAIS OS INTERESSES DOS ADOLESCENTES?
            Depois de uma apresentação rápida, o catequista fala dos objetivos da catequese após a primeira comunhão. Ninguém vive sua fé sozinho. Precisamos nos encontrar, discutir sobre nossa vida, nossos problemas e outros.
·                   O catequista apresenta então aos adolescentes uma quantidade de figura (antes do encontro, ele cortou nas revistas um bom número de figuras de todo tipo) e pede a cada um que escolha duas delas, fazendo-lhes as seguintes 
·                   Qual a figura que mais correspondo ao que você gosta de fazer?
·                   Qual a figura que menos corresponde ao que você gosta de fazer?
As figuras ajudam muito a expressão dos jovens. Elas são um artifício que facilita o diálogo. Às vezes, nos primeiros encontros é difícil conseguir uma discussão com adolescentes. A utilização de gravuras permite isto.
As perguntas que fazemos aos jovens têm que ser perguntas concretas (por exemplo: o que você gosta de fazer?) e não abstratas (por exemplo: o que você gosta de ser?).

2. CONHECER O CARÁTER DOS ADOLESCENTES
-                     Pede-se a cada adolescente que escolha:
-                     O nome de um animal que gostaria de ser.
-                     O nome de um animal que não gostaria de ser.
-                      
Esta atividade é muito interessante por dois motivos:

            1. Pelo fato de que o mundo animal é cheio de símbolos. Tanto no cinema como na literatura, este simbolismo já foi muito explorado. Os adolescentes gostam disso.
            2. Pelo fato de que a escolha que os adolescentes vão fazer vai nos revelar algumas características do mundo inconsciente deles.

Depois de cada um ter colocado para os outros o nome dos 2 animais, pergunta-se o porquê da escolha.
Geralmente as meninas gostam de gatas, andorinhas, borboletas, beija-flor, pombas, coelhos etc. Estes animais simbolizam desejos de ternura, de intimidade, de beleza, de liberdade tão comuns nesta faixa de idade.
Os meninos preferem se identificar mais com os cachorros, leões, onças, elefantes. Neles é mais a força que está sendo valorizada.
Dentre os animais com que eles não gostariam de se parecer encontraremos: cobras, papagaios, burros, sapos, porcos, macacos. Estes simbolizam a falsidade, a ignorância, a sujeira e falta de personalidade.
            Obs.: toda regra tem as suas exceções. Algumas meninas podem escolher animais que algum menino escolheu, claro que nestes casos não vamos interpretar da mesma forma. É bom ter sempre o cuidado de não trabalharmos com preconceitos definidos... A verdade é que sempre conta na construção da pessoa.

3. ESCOLHA O NOME PARA O GRUPO
            Os adolescentes são então convidados a escolher um nome bem original para o grupo. Este nome pode ser bem poético como “Sol Nascente” ou ainda “Clube do Sorriso” ou “Sementinha do amor” ou “Fé e esperança” ou “Amigos de Cristo” ou então se referir a um ídolo. A escolha deste nome é muito importante para criar logo a identidade do grupo.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!