JÁ PASSARAM POR AQUI !

COMO SURGIRAM OS COROINHAS?


FORMAÇÃO PARA COROINHAS - i

I - Como surgiram os coroinhas?

          Bem no início da Igreja , quando os apóstolos eram ainda vivos, as comunidades cristãs se reuniam nas próprias casas para celebrar a Eucaristia (geralmente os encontros eram feitos em galerias, chamadas catacumbas). Era proibido ser cristão. O imperador romano perseguia e matava quem se declarasse seguidor de Jesus. Por isso, as celebrações eram escondidas.
          Mas no ano 313, um imperador, chamado Constantino tornou-se cristão. Assim todos podiam ser cristãos, sem problemas ou perseguição. A partir daí surgiram grandes igrejas, construídas em todos os cantos. E as celebrações ficaram diferentes: grandes igrejas, muitas pessoas, funções diversas e lugares próprios para cada um na Igreja.
          Os coroinhas surgiram neste ambiente. Eram chamados meninos do coro, donde vem a palavra coroinha. Durante o dia, eles ficavam em casa com seus pais, mas à tarde, na hora da oração, eles iam para o coro recitar as orações e acompanhar o padre nas funções litúrgicas.
          Os meninos do coro aproveitavam um pouco de tempo para aprender a ler e escrever com os padres, porque naquele tempo ainda não havia escolas. Além disso, aprendiam também um pouco de música, para poder acompanhar os cantos. Quando a missa era rezada em latim, o povo não respondia às orações. Apenas o coroinha é que recitava as respostas.
          Os anos foram passando e a liturgia ganhou formas novas de participação. O povo começou a participar mais ativamente, nos cantos, nas leituras, nas orações e nas respostas. Todos puderam se aproximar mais do altar.

Ser Coroinha (Um chamado a serviço da Comunidade)

          A palavra Igreja quer dizer assembléia, convocação, reunião de convocados, chamados. Você também é chamado a participar da Igreja, assumindo um compromisso com a comunidade, no seu caso como coroinha...
         Na Bíblia há histórias inúmeras pessoas que foram chamadas por Deus a realizar uma missão, em favor do seu povo. Isso ocorre principalmente no Antigo Testamento.
          No Novo Testamento, depois da ressurreição de Jesus, toda comunidade dos cristãos se sentiu chamada por Deus e enviada para continuar o que Jesus iniciará. Já não eram apenas alguns os chamados, mas todos se sentiam chamados.
           A Igreja é servidora. Está no mundo para servir, sendo sinal de Jesus e de seu Reino. É por isso que na igreja existem várias funções que chamamos de ministérios. Portanto, não é só o padre que tem uma função na comunidade, todos nós, que fomos batizados, precisamos encontrar nosso lugar. E você precisa encontrar o seu!
         
Você é chamado a ser coroinha!

          Ser coroinha não foi uma simples escolha sua. Foi uma proposta de Deus que o chamou através da sua comunidade.

Algumas atitudes que são necessárias ao coroinha:

-Disponibilidade: estar pronto para ajudar.
-Sensibilidade: estar atento ás necessidades.
-Companheirismo: ninguém constrói nada sozinho, muito menos na Igreja e o Reino de Deus. Portanto, no grupo de coroinhas não deve haver competição, mas amizade.
-Fé: a Celebração Eucarística é o momento mais forte da vida da comunidade. É ali que todos celebram suas vidas, suas lutas pela justiça e a fraternidade. Por isso, o coroinha não está no altar como se estivesse fazendo teatro. Ele está ali para participar da celebração com atenção e piedade.

O grupo de coroinhas
          Juntos, os coroinhas devem formar um grupo no qual deve haver muita união, compreensão, confiança e estima, coisas de que tanto precisam.  O padre, um diácono ou seminarista deverá, dentro do possível, acompanhar o grupo dos coroinhas e cada um deles em sua realidade pessoal, tomando o devido cuidado para que não caiam num simples “oba-oba”, pois ser coroinha exige responsabilidade, para assumir como amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.
         Procurem organizar algumas equipes para que todos possam desempenhar uma atividade e se sintam responsáveis pelo bom andamento do grupo. Sugerimos cinco equipes:

Equipe de secretaria: É responsável pela preparação de uma ficha individual dos coroinhas; pela lista de presença; pela ata das reuniões do grupo; pela representação dos coroinhas nos encontros comunitários e paroquiais e pelo o caixa comum (organizem uma contribuição mensal de cada coroinha para as eventuais necessidades do grupo).

Equipe de Espiritualidade: É responsável pela preparação das orações e pelos dias de espiritualidade. Sempre tragam um trecho da Sagrada Escritura, um salmo ou cântico e uma intenção especial para que todos sejam motivados à oração. Deve preparar o ambiente do encontro com uma bíblia, uma toalha da cor do tempo litúrgico, uma vela... Sempre que puderem, preparem uma pequena lembrança de papel para ser entregue ao final do encontro.

Equipe de dinâmica e lazer: Sempre que possível essa equipe deverá preparar algumas dinâmicas para descontração e recreação. Podem trazer algum texto divertido para ser lido. Ao menos duas vezes por ano organizem um dia de lazer para todo o grupo.

Equipe do lanche: Essa preciosa equipe deverá se articular com os membros do grupo para que, em cada encontro, duas ou mais pessoas se encarreguem de trazer o lanche para o grupo. É importante que se faça a bênção do lanche antes de consumi-lo (tudo é dom de Deus).

Equipe de informação: Em todos os encontros, essa equipe irá comunicar aos demais coroinhas o que está acontecendo na paróquia e/ou na comunidade. É importante também que tragam pelo menos quatro notícias (duas positivas e duas negativas) sobre o que ta acontecendo no Brasil e no mundo.

Dessa forma o encontro dos coroinhas poderá ser assim:

- Oração inicial (equipe de espiritualidade)
- Lista de Presença (equipe de secretaria)
- Tema do encontro (padre, diácono, seminarista...)
- Dinâmica (equipe de dinâmica)
- Noticiário (equipe de informação)
- Lanche (equipe de lanche)
- Oração final (equipe de espiritualidade)

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!