JÁ PASSARAM POR AQUI !

SACRAMENTOS – SINAIS DO AMOR DE DEUS


        Todos nós precisamos de sinais para nos comunicar com os outros: um aperto de mão, um piscar de olhos, um sorriso, uma lágrima, a nossa comunicação com os outros acontece através de sinais.
            Também Deus se comunica conosco através de sinais. O mais importante sinal de comunicação de Deus com a humanidade aconteceu com Jesus Cristo. Jesus Cristo é o sinal de Deus entre os homens. Sua presença significava o amor que Deus tem para conosco. Nos evangelhos, Cristo, também costumava usar sinais para se comunicar, um exemplo disto são os seus milagres. Após a sua morte e ressurreição, para continuar derramando sua graça sobre os homens, ele deixou os Sacramentos que são os sinais sagrados de Deus que, recebidos com fé produzem mudanças profundas na sua vida. Os sacramentos estão presentes em cada momento da nossa vida como sinal de que Deus está presente nas nossas alegrias e nos nossos sofrimentos.


OS SACRAMENTOS DE CRISTO E DA IGREJA

1.      Os Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia

Batismo: O nascimento: entrada na comunidade da família e dos homens.
Confirmação ou Crisma: É o sacramento que confirma e consolida a graça batismal, e concede o dom especial do Espírito Santo, unindo o cristão à sua Igreja (At. 9, 17-20).
Eucaristia: É a celebração da Ceia do Senhor e a renovação na Nova e Eterna Aliança de Deus com seu Povo. É  fonte e o centro da vida cristã. Ela reúne e faz da Igreja o corpo de Cristo (1Cor 11, 23-26).

2.     Os Sacramentos de Cura: Penitencia ou Reconciliação e unção dos Enfermos

Penitência ou Reconciliação: É o Sacramento pelo qual o cristão obtém da misericórdia divina, o perdão da ofensa feita a Deus e ao próximo. É reconciliação de Deus e com os outros (Mt 18,18).

Unção dos Enfermos: É o Sacramento pelo qual a Igreja, através da unção e da oração dos presbíteros, entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. É como um ato de solidariedade com os que sofrem (Tg 5, 13-16)

3.     Sacramentos de Serviço: Ordem e Matrimônio

Ordem: É o Sacramento no qual alguns cristãos são consagrados para estar a serviço da comunidade, animando e articulando o processo de edificação da Igreja na construção do Reino de Deus. É serviço de união e coordenação da Comunidade (Lc 22, 44-47).

Matrimônio: É o Sacramento do amor. Fomos criados pelo amor. Por amor, dois jovens desejam se unir e formar um novo lar. É compromisso de amor do casal, símbolo do amor de Deus à sua Igreja (Ef. 5, 22-28.33)

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!