JÁ PASSARAM POR AQUI !

CATEQUESE DE PREPARAÇÃO PARA O BATISMO - 1


A idéia e mesmo ignorância a cerca do sacramento do batismo favorecem, muitas vezes, a desvios do verdadeiro sentido do sacramento. Muitos batizam seus filhos por ser tradição da família. Outros por medo e supertição. Outros ainda nem sabem por que. A riqueza e a importância do batismo na vida do cristão, e conseqüentemente na vida da igreja, não podem contemporizar com esse estado de coisas. E hoje mais que nunca o homem exige consciência e participação nos atos sociais da comunidade em que vive. E por isso ele se informa e se prepara adequadamente para a vida, em todos os seus setores. Eis porque a Igreja deseja que seus filhos estejam bem preparados para assumir sua vida cristã.

REFLEXÃO


O batismo é o caminho de volta do homem para uma reconciliação com Deus e com o próximo. Jesus Cristo deixou-nos o batismo como o primeiro passo que leva o homem a compreender que ele deve morrer para o pecado: para o egoísmo, para o fechamento de si mesmo e ressuscitar para uma vida nova com Cristo, vivendo de amor, de doação, de abertura e de amizade.

O batismo é um nascimento para o indivíduo, um renascer no Espírito Santo. Não se batiza porque é costume ou porque evita doenças, mas porque se quer proporcionar à criança a alegria de ser filha de Deus, renascida para uma vida de união com Deus e com os homens. Nas águas do   batismo, o homem se purifica, renova-se, libertando-se da mancha do pecado original. Pelo batismo o homem faz a sua primeira opção: viver no amor e renunciar a todo o mal. Isto significa que ele aderiu, aceitou em sua vida a pessoa de Jesus Cristo, como Caminho, Verdade e Vida. Pelo batismo fica o homem unido ao Mistério da Vida morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sua vida é a vida de Cristo. É vida para a ressurreição e não para a morte. Vida que tem sentido no amor que dedica aos irmãos, na comunhão que vive com o Pai. Vida que significa participar das alegrias da vitória de Cristo na ressurreição, quando a morte com sua fatalidade e tragicidade foi vencida.

            Os cristãos ao serem batizados assumem uma missão no mundo: ser testemunhas de Cristo. Testemunho de viver com o fermento no mundo, e de ser como o sal da terra e a luz do mundo. Mas o seu grande testemunho será a sua vida de unidade na Igreja. A vida de comunidade, no amor mútuo, na comunhão da palavra e da Eucaristia, será sempre o grande sinal e sacramento da Igreja. O batismo implica imediatamente em vida e em testemunho. Implica na Eucaristia o grande sacramento da vida da Igreja. Todos os batizados formam, pois, essa comunidade de filhos de Deus e irmãos dos outros, à qual chamamos de Igreja. Não existe cristão sem igreja. Agindo como Cristo, os cristãos fazem da Igreja uma comunidade que seja fermento, sal e luz para o mundo.

 Mostram assim em suas vidas e em suas comunidades, que vale a pena ter seguido a Cristo e que do encontro com ele valeu-lhe um sentido novo para a existência humana. Será ainda vivendo em Igreja, isto é, em comunidade de fé e de amor, que os cristãos encontrarão a Palavra de Deus, Que orienta e dá vida, e os sacramentos, gestos de Cristo, que nos ajudam a ter uma vida feliz, de comunhão com Deus e com todos os homens, em Jesus Cristo.

Se a vida do Cristão é vida em comunhão, podemos dizer agora, com muito mais razão, que a família é a primeira comunidade de amor que encontramos na vida. Toda criança deve nascer do amor de seus pais e encontrar um ambiente de proteção e de segurança. Há sempre a esperança de um futuro bonito para o recém-nascido. E o maior bem, que se pode garantir para o seu filho, oferecem os pais quando desejam que em vida e em seu mundo esteja Deus presente. E por isso batizam os seus filhos ainda crianças, para que os envolvam com o amor e a bondade de Deus.
Pais que batizam seus filhos porque é a tradição ou para que, de maneira mágica, seus filhos se transformem em homens de bem, estão desconhecendo toda a realidade da vida cristã. Certos dessas verdades, nem precisaríamos aqui realçar a importância da presença dos pais e toda a família como presença do amor cristão para o recém nascido. Seria uma contradição muito grande: pais pedirem o batismo para os seus filhos e eles mesmos descuidarem de sua vida cristã. A presença dos pais e dos familiares é bastante significativa na educação da fé. A vivência do amor a Deus, como Pai e a convivência com os outros, como fraternidade, dependem, em grande parte, da experiência do amor, da compreensão e ajuda mútua vivida em família.
Semelhantes responsabilidades, no testemunho da fé, têm os padrinhos. Os pais não devem fazer da escolha dos padrinhos uma maneira interesseira ou honrosa simplesmente de prestigia algum amigo ou parente. Devem antes cuidar de escolher pessoas cristãs, de vida coerente com a sua fé e que possam de fato ser uma presença cristã educativa. Pais e padrinhos devem saber, que juntos têm um compromisso frente a alguém. Serão eles também que, paulatinamente, irão entrosar seu filho e afilhado na grande comunidade eclesial, seja na paróquia ou a sua pequena comunidade. E dessa maneira poderá a criança ser encaminhada mais tarde para os outros sacramentos da Igreja.

OS SÍMBOLOS E RITOS DO BATISMO


A celebração do batismo apresenta-nos uma riqueza muito grande de gesto e símbolos, que nos prestam o serviço de uma melhor compreensão do sacramento. O principal gesto humano do batismo é a água derramada sobre a cabeça (ou imersão também) da criança, significando a sua purificação e santificação em Jesus Cristo. Um Destaque especial, porém, merece a proclamação da palavra de Deus. Antes da ação do mistério que se celebra a Palavra visa despertar a fé dos pais, padrinhos e pessoas presentes, a fim de que todos possam participar ativa e conscientemente da celebração comunitária do batismo.

O esquema do Novo Ritual do Batismo
apresenta-se dessa maneira:

Acolhimento com diálogo inicial entre celebrante e os pais e padrinhos. O celebrante e os pais traçam o sinal da cruz na fronte do batizando, para que nos lembremos que foi pela cruz que Jesus Cristo nos salvou.
Liturgia da Palavra: leituras bíblicas, homilia, oração dos fiéis com oração do exorcismo e unção com o óleo dos catecúmenos.
Liturgia sacramental: bênção da água, exortação, renuncia, profissão de fé, o batismo, unção com o óleo do crisma, veste branca, vela acesa.
Oração do Senhor: benção do ministro, benção dos pais e despedida.
Unção pré-batismal: o óleo é um símbolo da realeza e meio de defesa dos atletas nos combates. No batismo, nós nos tornamos ungidos como o Cristo. A palavra Cristo quer dizer “ungido”, o escolhido por Deus para ser sua testemunha, aquele que vai travar o combate do bem. E os cristãos participam desta missão da mesma luta de Jesus Cristo.
A água: é um símbolo universal. Ela purifica e limpa. É fonte de vida. Os desertos e os sertões não possuem vida por falta de água. Na bíblia, a água é sinal de vida. O batismo será, pois uma nova vida para quem o recebe.
A renovação das promessas do batismo: é feita para os pais e padrinhos, para lembrar-lhes o compromisso que, um dia, assumiram. A profissão de fé deve ser feita com toda a convicção por parte dos pais e padrinhos, refletindo com seriedade nas verdades de nossa fé.
A unção com o crisma: recorda o óleo que ungiu o Cristo depois de sua morte e antes de sua ressurreição. Significa que o batizado participa do mistério da morte e ressurreição do Senhor Jesus.
A veste branca: é símbolo de integridade e de beleza. O batizado deve ser todo inteiro possuído pelo Cristo. Neste momento, todos rezam para que o neo-batizado seja fiel ao seu novo estado de vida em Cristo.
A vela acesa: lembra o símbolo da luz. Cada cristão deve ser luz nas trevas. Cristo é a luz do Mundo. Em toda a sua vida o cristão deve ser uma vela acesa, portadora de luz e de esperança para os irmãos.
O Pai-Nosso: é a oração dos cristãos. É, sobretudo a oração daqueles que têm a Deus como Pai e os outros como seus irmãos.
FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!