JÁ PASSARAM POR AQUI !

7º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS


7° Mandamento – “Não furtarás” Ex 20,15

Este Mandamento ordena fazer bom uso dos bens terrenos e proíbe tudo o que atente contra a justiça em relação com esses bens.  Furtar é “subtrair fraudulentamente; roubar; falsificar; apresentar como seu” (aquilo que é de outrem).

É pecar contra o 7° Mandamento: Aceitar ou comprar coisas sabendo que são furtadas, causar prejuízo a outrem de propósito, cobrar juros excessivos, usar das leis trabalhistas sem o devido direito ou interpretá-la mau para tirar proveito, subornar e sonegar impostos “Dai a César o que é de César e DEUS o que é de DEUS” Mt22,21.

Ficar com coisas achadas sem procurar o dono, planejar  furto, causar prejuízo de propósito ou por negligência, deixar de pagar dívida,  não reparar  danos causados.

Enquadra-se neste mandamento, tudo aquilo que deveríamos dar a outrem, por obrigação ou caridade e não fizemos, como por exemplo:  praticar atos de caridade (domingo do quilo) e pagar um justo salário (ex: assinar a carteira de trabalho). Em relação a este mandamento, JESUS vem nos falar que devemos ser ricos para Ele e não para nós mesmos. (Cf Lc 12,13-21) E, devemos nos lembrar que “somos pó e ao pó retornaremos”, assim sendo, nada levaremos do que ajuntamos na terra.

Este mandamento também nos convida a respeitar as coisas dos outros.  Todos devem trabalhar para conseguirem suas coisas.  Existem várias maneiras de roubar: Quem não paga o salário justo para as pessoas. O comerciante que rouba no peso. Aumentar o preço das coisas.  O empregado que não faz o trabalho direito, passa o dia enrolando no trabalho, estragar coisas que pertencem a todos, por exemplo: quebrar orelhão, jogar lixo na rua.

Por fim, as faltas cometidas contra o 7º mandamento exigem reparação, isto é, devolver o equivalente ao prejuízo antes de aproximar do Sacerdote para se confessar. Caso não possa fazê-lo pedir orientação ao confessor - ver a atitude de Zaqueu em Lc 19,8.

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!