JÁ PASSARAM POR AQUI !

INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS

                            
Mateus(Mt), Marcos(Mc), Lucas(Lc) e João(Jo).

             A palavra Evangelho vem da língua grega e significa Boa Nova, Boa Notícia. Os Evangelhos proclamam como Boa Nova que Jesus é o Cristo, o Salvador. Trazem aquilo que as diferentes comunidades guardaram e refletiram sobre Jesus (Boa Nova do Pai e Boa Notícia da Salvação), sua pessoa, seus ensinamentos e suas atitudes, ou seja, narram as ações e as palavras de Jesus, mas do jeito que as diversas comunidades cristãs refletiram durante o passar do séculos. Evangelho também é o nome dado a escritos que trazem palavras ou narrativas sobre Jesus. Temos, na Bíblia, os quatro Evangelhos. Mas ainda existem outros como, o de Tomé, de Pedro, de Maria Madalena...
Os evangelistas, conforme uma profecia de Ezequiel (1,4-10). São representados por símbolos ou figuras: Mateus é representado pela figura de um Homem, porque começou a escrever seu Evangelho dando a genealogia de Jesus; Marcos pela figura de um Leão, porque começou a narração do seu Evangelho no deserto, onde mora a fera; Lucas pelo Touro, porque começou o Evangelho falando do templo, onde era imolados os bois e; João pela Águia, por causa do elevado estilo de seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério Altíssimo do Filho de Deus.

           Mateus era cobrador de impostos em Cafarnaum, era também chamado Levi (2, 13-14) e foi convertido pessoalmente por Jesus para ser seu discípulo. Seu Evangelho é o primeiro da lista. É também o mais extenso. Foi escrito na região da Palestina, por volta dos anos 55-60, “em língua hebraica”, isto é, aramaico. Tal texto não existe mais. Mas dele foi feito um texto em grego. Essa redação em grego é dos anos 62-70. O Evangelho de Mateus é dirigido especialmente aos judeus convertidos ao cristianismo; por isso, tem o cuidado de mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.

Marcos chamado também João Marcos (At 15,27). Sua mãe Maria tinha uma casa em Roma. Ele é primo de Barnabé e discípulo de Pedro. Escreveu, provavelmente, seu Evangelho em Roma, entre os anos 60-64, antes da destruição de Jerusalém, que se deu no ano 70. O evangelista Marcos coloca em evidência os milagres de Jesus, depois deseja mostrar a bondade do Senhor e a sua divindade. Seu Evangelho foi escrito aos cristãos vindos do paganismo, portanto, de origem grega ou romana, foi o primeiro Evangelho a ser escrito. Foi escrito na língua grega.

Lucas nasceu em Antioquia da Síria, de família pagã. Converte-se por volta do ano 40. Estudou medicina e estava colocado entre as pessoas cultas do mundo grego-romano. Era discípulo de Paulo. Ele escreveu seu Evangelho como um historiador pelo ano 67. Lucas se dirige aos cristãos de origens pagãos e judeus. O objetivo do seu Evangelho é fortalecer os cristãos na fé. É o evangelista que mais fala sobre o nascimento e a infância de Jesus. Dá um destaque especial a misericórdia de Deus, contando as parábolas da ovelha, da moeda e do filho pródigo.

João é filho de Zebedeu (Mc 1,19), junto com seu irmão Tiago foi apóstolo de Jesus. Era pescador do Mar da Galiléia. João escreve não aos pagãos, mas aos cristãos. Quer mostrar a divindade do Mestre, o seu ministério invisível escondido num Deus feito Homem. Redigiu o Evangelho por volta do ano 90, em língua grega.
Por fim, os Evangelhos Mt, Mc e Lucas são chamados de Evangelhos sinóticos porque há muitas semelhanças entre eles. Exemplo: Mt 12, 9-14 ; Mc 3, 1-4; Lc 14, 1-6.

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!