JÁ PASSARAM POR AQUI !

4º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS


4º - Honrar Pai e Mãe - Ex 20, 8-10 e Dt 5,16 – Eclo, 3-7. 14-17

O quarto mandamento nos recomenda honrar pai e mãe.  Para muitas pessoas é um grande sacrifício, já que seu pai ou mãe lhes parece o indignos de qualquer honra. E essas pessoas se perguntam: será que DEUS realmente exige tal coisa de mim?
DEUS quis que, depois dele, honrássemos nossos pais e os que ele, para nosso bem, investiu de autoridade. Honrar Pai e Mãe significa amar e respeitar em todos os momentos da nossa vida. Mas o que é mesmo honrar? É ter reconhecimento, gratidão, admiração pelas qualidades ou virtudes de uma pessoa. Honrar pai e mãe é ser-lhes reconhecido, agradecido pela vida deles recebida, cultivar a admiração por suas virtudes.

Isso não quer dizer que tudo o que pai ou mãe façam será digno de louvor, pois muitos pais abandonam ou maltratam os filhos; algumas mães negligenciam ou desprezam o cuidado com eles; certos avós são péssimos exemplo de atitude moral para os netos, e por aí vai.   Porém, independentemente de suas falhas — que todo ser humano tem —, pai e mãe são dignos de honra por terem dado a vida ao filho.

Assim como as árvores, os humanos têm raízes, que são os antepassados. A árvore que perde o contato com as próprias raízes morre. Assim, a pessoa que não honra seu pai e sua mãe está condenando a si mesma. Dos antepassados herdamos nossas características físicas e morais. Se não somos capazes de ver nada de bom neles, também não conseguiremos ver nada de bom em nós mesmos.  Por isso, quem não honra seus antepassados é incapaz de honrar a si mesmo!

Sem o quarto mandamento é impossível cumprir o primeiro. Quem não respeita seu pai e sua mãe, com todas as falhas que possam ter, não será capaz de suportar as próprias falhas, muito menos as falhas do próximo. Honrar os pais é fazer-lhes justiça: sem concordar com seu erros — o que faria de nós cúmplices, não deixar de reconhecer seus acertos mesmo que o único tenha sido nos trazer à vida!  Não é motivo suficiente?

Este mandamento nos lembra a obrigação que todos os filhos tem de cuidar bem dos pais quando ficarem velhos ou doentes.  Devemos obedecer aos nossos pais em tudo. O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar. O papel dos pais na educação moral, civil e religiosa é tão importante que é quase impossível substituí-los. É no lar que a educação para a fé, por parte dos pais, deve começar deste a mais tenra infância. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e a descobrir sua vocação de filhos de DEUS. Os filhos por sua vez, contribuem para o crescimento de seus pais em santidade.

Os filhos quando adultos, tem o direito e o dever de escolher sua profissão e estado de vida, porém os pais têm o dever de orientá-lo caso eles permitem (refletir sobre Cl 3,12-21). Este mandamento nos lembra também as nossas obrigações para com os mais velhos, principalmente os superiores, por exemplo: o padre, os nossos avós, os professores, as catequistas. 
Este mandamento nos lembra também como devemos cuidar de nossos empregados e os deveres dos empregados para com os patrões. É bom lembrar também que este mandamento diz respeito ao comportamento dos pais em relação aos filhos: amá-los e respeitá-los em tudo Ef6,1-4. 

Enfim, este mandamento nos orienta a respeitar todos que são investidos de autoridade, inclusive o direito público, pois toda autoridade foi dada  por DEUS.

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!