JÁ PASSARAM POR AQUI !

3º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS


3º - Guardar o domingo e festas de preceito - Ex20, 8 e Dt5,15.

O agir de DEUS é o modelo do agir humano.  Se DEUS “retomou o fôlego” no sétimo dia – Gn 2,2, também o homem deve “folgar” e deixar que os outros, sobretudos os pobres, “retomem fôlego”.

Não podemos esquecer a oração. Orar é dialogar com DEUS pelas palavras, cânticos e danças ou ouvindo-o no silêncio. O domingo — dia da ressurreição do Senhor é o dia de oração comunitária dos cristãos, como o sábado o é dos Judeus.
Guardar ou santificar o domingo e dias de festas quer dizer usar este dia livre de trabalho para participar da missa ou do culto na comunidade.  Juntos, vamos louvar e agradecer a DEUS porque Ele nos ama e nos conserva a vida.  Devemos também aproveitar este dia para recordar os encontros da catequese e conversar com a família.  A diversão deverá ser sadia (cuidado com filmes, revistas, etc.).

A participação da Santa Missa é muito importante, pois ela aumenta em nós o amor a DEUS. Na Missa reconhecemos que DEUS é DEUS e que nós somos os seus filhos.  A Missa é o que existe de mais agradável e valioso que ofertamos a DEUS. A participação na Santa Missa é importante, pois participamos do memorial de Nosso Senhor JESUS Cristo e, respondemos ao convite Dele na última Ceia: “Fazei isto em memória de Mim”!

Deve ser guardado igualmente o dia do Natal  de Nosso Senhor JESUS Cristo (25/12), Santa Mãe de DEUS (01/01)  Corpus Christi,(Quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade) e Imaculada Conceição (08/12). Nestes dias a participação da Santa Missa é obrigatória.

Notamos que no AT era o sábado santificado, por que hoje nós santificamos e guardamos o domingo?  Por que foi no domingo que aconteceu o maior acontecimento de toda a nossa história cristã.

A Ressurreição de JESUS, o domingo leva à plenitude, a Páscoa de Cristo.   O sábado, que representou o término da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada com a Ressurreição de JESUS.

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!