JÁ PASSARAM POR AQUI !

2° MANDAMENTO DA LEI DE DEUS


2º - Não tomar o seu Santo Nome em vão – Ex 20, 7.

DEUS confia seu nome àqueles que crêem nele; revela-se em seu mistério pessoal.  O dom do nome pertence à ordem da confiança e da intimidade. “O nome do Senhor é santo”. Eis porque o homem não pode abusar dele. Deve guardá-lo na memória num silêncio de adoração amorosa. Só podemos usar o nome de DEUS para bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo.

Ama-se a DEUS também pensando e falando nele com respeito e amor. Usar o nome de DEUS para cometer atos de injustiça e violência é a atitude contrária. Não podemos caluniar sua bondade e justiça infinita!
Este Mandamento proíbe o abuso do nome de DEUS, isto é, todo uso inconveniente do nome de DEUS, JESUS Cristo, Virgem Maria e de todos os santos.  Como exemplo: e-mails ou outros meios de comunicação, misturando nome de DEUS, textos bíblicos, outras coisas sagradas, piadas,  etc.

As promessas feitas em nome de DEUS empenham a honra, a fidelidade, a veracidade e a autoridade divinas. Devem, pois, em justiça, ser respeitadas. Não precisamos fazer promessa, pois, DEUS nos ama gratuitamente, mas se fazemos alguma promessa é falta não cumpri-la.

Este Mandamento nos lembra que não podemos usar o poder do nome de DEUS e da religião, dos Santos, de Nossa Senhora para prejudicar os outros, culpar DEUS pelas coisas erradas que vemos, jurar em nome de DEUS.  Quem já viu alguém falar assim: “juro por DEUS”?  O nome de DEUS é grande lá onde for pronunciado com respeito devido à sua grandeza e à sua majestade.  O nome de DEUS é santo lá onde for proferido com veneração e com temor de ofendê-lo.

Quanto aos juramentos, JESUS vem nos ensinar que: “Que seu sim seja sim e que seu não seja não, o que ultrapassa disso, não vem de DEUS” Como jurar pela sua vida, se você não tem controle sobre ela? Como jurar pelos céus, pelas terras, por DEUS, se tudo isto está acima de você?

Senhor nosso DEUS, quão poderoso é teu nome em toda terra (Sl 8,11).

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!