JÁ PASSARAM POR AQUI !

8º MANDAMENTO DA LEI DE DEUS


8° Mandamento - “Não levantarás falso testemunho
contra teu próximo” (Ex 20,16).

Qual é a importância do oitavo mandamento?   Como dizem os comentaristas esportivos, “a regra é clara”: quem quer viver bem não levante falso testemunho. Esta formulação nos recorda a situação característica do tribunal, em que é necessário levantar testemunhos para fazer a justiça.

Quem já sofreu uma falsa denúncia, ou se viu despido de seus direitos porque alguém testemunhou falsamente a favor de seu adversário, sabe da gravidade de um ato como esse. O falso testemunho pode destruir a vida do inocente. É um ato de extrema leviandade, comparável a uma agressão física ou até pior que isso.
Mais chocante ainda é o caso de tantos inocentes que, ao longo da história, sofreram injusta pena de morte por causa de testemunhos,  a começar do próprio JESUS (Mc14,55-57).

O problema não é apenas a mentira, mas sim a injustiça que se faz por meio dela.   Devemos evitar mentir por brincadeira. Pois quem aprende a mentir por brincadeira, achando que isso não tem nada de mal, pode mais adiante achar “normal” mentir por outros motivos. Mesmo quando não parece haver nada de mal nisso.

Dizer sempre a verdade não implica ter franqueza absoluta o tempo todo. Nem sempre a franqueza é oportuna. Às vezes, é melhor calar e esperar o momento certo de falar. 

Este Mandamento quer promover que o amor à verdade se torne a base do relacionamento entre as pessoas.  É pecar contra este mandamento: Mentir, difamar, maledicência, intriga, revelar os segredos que nos foram confiados, falar mal dos outros, fazer juízos falsos e precipitados, dar testemunho falso contra o próximo.   JESUS nos exorta assim: “Dizei somente sim, se é sim: não, se é não.” Mt 5,37. Concluir este mandamento com a leitura de Jo8, 44-48.

Por fim, este mandamento nos proíbe de caluniar, isto é, falar mentiras sérias que prejudicam a vida das pessoas e da comunidade.  Inventar mentira para tirar proveito é pecado muito grave.

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!