HISTÓRIA DA SALVAÇÃO



Objetivo:
- Mostrar o amor que DEUS tem para com o seu povo
- Despertar o desejo de conhecer o Salvador JESUS Cristo

1 – Motivação:
Vimos nos textos do mês anterior que DEUS fez diversas alianças com o homem quando o encontrou em situação de pecado (recordar: Adão/Eva, Caim/Abel, Arca de Noé e Torre de Babel).

Qual será a Aliança que DEUS fez com você que está aqui agora?

Enviou–nos JESUS, mas para isso vamos refletir primeiro:

1.1- Será que é fácil sair de um lugar e ir para o outro lugar?
1.2- Quais são as dificuldades?
1.3-Quais são as atitudes que precisam ser tomadas? (deixar os catequizandos comentar).

2 - Comentário: DEUS que é só Amor moveu-se de compaixão do seu povo e lhe promete o Salvador.  Para isso, DEUS escolhe um povo e a ele se revela.  Mostra quem é e qual é o seu plano de amor.  Gradativamente prepara-o para a Salvação, que se realiza na Pessoa de JESUS Cristo. 

O AT prepara o caminho de JESUS. É por isso que se faz necessário conhecermos a história do povo de DEUS, isto é, a História da Nossa Salvação.   A preparação do povo de DEUS inicia-se com o chamado de uma pessoa muito especial e muita coragem chamada Abraão.

Pois bem, Abraão passou por muitas dificuldades para responder SIM ao chamado de DEUS. Mas antes de falarmos de Abraão, vamos compreender primeiro o motivo da existência desta história e o porquê dela. Por que precisava preparar o caminho para JESUS? Por que DEUS não se encarnou logo?

Para você entender e amar esta história que vamos conhecer, vou dar um exemplo prático: se o presidente do Brasil decretasse que o Brasil seria regido pelas Leis de DEUS, o que aconteceria? Todos obedeceriam? Mas porque não obedeceriam?

Porque muitos nem conhecem a Lei Divina, tem aqueles que conhecem, mas não a cumprem, enfim teria primeiro que conscientizar, isto é, preparar o povo.

Foi isso que aconteceu! Muitos desejavam o Salvador, mas eles precisavam ser preparados para recebê-lo, isto porque o povo estava muito afastado de DEUS, eram idolátricos, isto é, adoravam vários deuses, enfim precisava revelar-lhes o verdadeiro DEUS.  Para vinda do Salvador, era preciso formar um povo novo,  diferente, que conhecesse o DEUS único e verdadeiro. E para que isso se realizasse, DEUS precisou contar com vários homens de boa vontade para esta difícil tarefa.

Por fim, tivemos os Patriarcas, que começa com Abraão, Pai de um grande povo. Tivemos juízes, reis e profetas. E agora vamos começar a conhecer esta grande história de amor que se inicia com o chamado de Abrão.


Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA!

BLOGS PARCEIROS!