JÁ PASSARAM POR AQUI !

VIVER OS DEZ MANDAMENTOS


Este lembrete é para nos dizer que nada adianta saber, isto é, decorar se não vivemos.   Tudo o que aprendemos aqui na catequese temos que viver e espalhar para os outros. Por exemplo: Amar a DEUS sobre todas as coisas.  O que adianta decorar, se no domingo em vez de participar da Missa prefere ficar dormindo?

As leis de DEUS são cumpridas hoje? (pausa) Não? Por quê? (pausa) Cite um exemplo (o jornal, revistas, falta de amor entre as pessoas, etc.). Hoje tem alguém que é escravizado? (pausa) (pessoas sem direito a estudar, sem hospital, abandonados, etc.)

Temos líderes, isto é, pessoas que estão à frente como Moisés? (pausa) Temos! (creches, associações, igrejas, médicos, etc.).  Cada um de nós é chamado a ser um líder.

Interiorização: Abra seu coração e reflita um pouco como está a sua vida, de que precisas renunciar? O jeito de você melhorar é assumir verdadeiramente DEUS  em sua vida. Convido a você a se entregar como uma criança se entrega nos braços de sua mãe, como uma vítima, por exemplo, de câncer se entrega nas mãos do médico.  O médico arranca os nódulos cancerosos, procurando todos os gânglios, exterminando-os e acabando com todas as suas ramificações para o bem do doente, é assim mesmo que convido você se entregar.  O que será que você precisa renunciar hoje? Algum objeto de estimação (livro, superstição, falsas religiões, etc) O que vem na sua memória agora para se renunciar? (perdão, calúnia, furtos, etc).

Deixa DEUS fazer uma obra nova em você, imagina-se que você seja um vaso todo rachado... Rachado por tantas coisas... Deixa-se modelar pelas mãos amorosas do PAI.  Ler Is 43,3-5 “pois eu sou o Senhor....”

E por que tudo isso? O Senhor quer te resgatar neste encontro. Ele o ama demais. Mas para isso você precisa ser firme. Não é ficando na coluna do meio, não é cedendo a tantas coisas. Eis o pedido do nosso DEUS a satanás: “Devolve-os! Não os retenhas!” “Traze meus filhos das longíquas paragens e minhas filhas dos confins da terra” Is 43,6.

Encerrar o encontro com oração espontânea e a música: A Vossa Palavra Senhor.
Conhecemos os Mandamentos da Lei de DEUS. Para que você possa sair daqui com a certeza que poderá ser fiel a eles, vamos gravar no coração com carinho:

Os Mandamentos da Lei de DEUS são como sinais que DEUS coloca em nosso caminho e nos ajudam a viver como filhos de DEUS. Os mandamentos da Lei de DEUS nos mostram a imagem que deve ser o homem segundo o coração de DEUS. Os mandamentos da Lei de DEUS são sabedoria e felicidade de DEUS prometida aos homens.
ORAÇÃO - DEUS meu Pai, JESUS sempre relaciona amor com o cumprimento dos mandamentos. Alguém poderia contradizer, porque mandamento é lei, e a idéia de lei parece não combinar com amor. Entanto combina muito bem, porque JESUS resumiu todos os mandamentos num mandamento único de amor: “Amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como amamos a nós mesmos”. Acima de tudo ele coloca o amor para convosco, Senhor, porque sois a fonte mesma do amor. Só depois é que podemos pensar no amor entre nós. Que eu vos ame assim, e assim seja por vós amado. Amém

Motivação para o próximo encontro: NO próximo encontro utilizaremos uma imagem para recordar uma grande pessoa. Que pessoa será essa? Ela é um o cumprimento de uma promessa “porei inimizade...” Lembram?

Fontes consultadas
Bíblia – PASTORAL (Editora Paulus).
Catecismo da Igreja Católica.
Apostilas Mater Ecclesiae (Dom Estevão Bettencourt).
Revista BRASIL CRISTÃO.
Revista ECOANDO editada pela Paullus.
FOLHA CATEQUÉTICA (Centro Pastoral Popular).
Fé, Vida e Comunidade - (exemplar do Catequista), editado pela Paulus.
Conheça a Bíblia – Ivo Storniolo.
Livro: Perguntas que o povo faz – Frei Mauro Strabeli.
Site do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Evangelizando (Meditação do Dia)
Site do Convento Santo Antonio – RIO TOTAL/BOANOVA/
Pedro, Discípulo e Pastor – Prado Flores.
O Manual da Felicidade – O Sermão da Montanha - Pe. Alberto Gambarini.


FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!