JÁ PASSARAM POR AQUI !

MARIA, A VIRGEM ESCOLHIDA POR DEUS


MARIA, A VIRGEM ESCOLHIDA POR DEUS.

           
Meus irmãos, meditando algumas perícopes existentes na Bíblia que tratam acerca da Virgem Maria, eu pude perceber algumas qualidades que norteiam sua vida, entre as quais destaco aqui: serviçal, caritativa, franca, sincera, leal, e fiel ouvinte da palavra de Deus. Refletir sobre alguns trechos bíblicos que nos mostram os acontecimentos que envolvem a pessoa de Maria é assim, quase sempre, nos deparamos na consideração de suas virtudes humanas e espirituais.
            
Quem de nós nunca refletiu a pessoa de Maria como a Virgem que sabe ouvir: “Eis aqui a escrava do Senhor faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Quem de nós nunca a viu como a Virgem que sabe ser alegre e humilde: “Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva” (Lc 1, 47-48). Quem de nós nunca escutou que ela é capaz de silenciar quando não entende e de modo especial podemos lembrar aqui a pergunta que Jesus fez aos seus pais, quando estes voltavam a Jerusalém para procurá-lo, e o encontraram no Templo: “Não sabiam que eu devo estar na casa do meu Pai?” (Lc 2, 49b). O Evangelista Lucas é preciso quando afirma: “E sua mãe conservava no coração todas essas coisas” (Lc 2, 51b) ao escutar as palavras de seu Filho.
            
Ora, se Maria silencia quando não entende e conserva os acontecimentos no seu coração (Lc 2, 19 e Lc 2, 51), ela também fala quando é necessário (Lc 1, 38 e Lc 1 46-54). Quando o anjo lhe anunciara que ela iria dar a luz ao Salvador Maria vai as pressas visitar sua prima Isabel, com esta disposição ela se torna assim a primeira discípula e porque não dizer a primeira crente a anunciar a Boa Notícia. De fato, ela é a escolhida entre todas as mulheres, ela é a cheia da graça: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus” (Lc 1, 30). Sem dúvida é a predileta do Pai: “Alegra-te cheia de graça o Senhor está contigo” (Lc 1, 28).
            
Maria a Virgem escolhida por Deus, está no coração da história da salvação. Vemos isto na anunciação (Lc 1, 26-37), e no nascimento de seu filho Jesus (Lc 2, 1-19) tornando-se assim definitivamente a Mãe de Deus. Mais adiante, no Evangelho de João ela aparece de modo significativo no início da vida pública de seu Filho, precisamente nas Bodas de Caná na Galiléia, em que movida de compaixão, obtém, por sua intercessão, o primeiro dos milagres do Messias, Jesus (Jo. 2, 1-11). Não podemos também aqui esquecer-nos que num momento de sua vida e de muita dor Maria contempla ao pé da cruz a agonia e a morte de seu filho (Jo. 19, 25-27).
            
"Tudo o que a Igreja ensina acerca de Maria é coerente com a imagem de Maria que nós formamos ao ler o Evangelho, com humildade e com Espírito de fé. A Igreja Católica instruída pelo Espírito Santo e cheia de piedade filial, a saúda e a recebe como a mãe amantíssima, considerando seu lugar de membro eminente e especialíssimo da Igreja, assim como seu exemplo magnífico e modelar de fé e de amor" (Constituição Dogmática Lumem Gentium – Cap. VIII).
             
Diante de tais qualidades bem como as virtudes humanas e espirituais que abarcam a vida da Virgem podemos dizer que: sua segurança não está simplesmente nas qualidades que ela possui, mas, na capacidade que ela tem de amar a Deus e de poder perceber a presença d’Ele em sua vida doando-se sem reservas ao projeto que Ele mesmo lhe confiou quando o anjo lhe visitou, colocando em prática os desejos de Deus para sua vida. Contudo, a vida de Maria é um testemunho vivo da presença de Deus Encarnado na história, é algo que não pode esgotar-se em um livro, em um quadro, nem em uma escultura, por mais geniais que sejam seus autores, ou até mesmo um texto simples como este.
            
Por fim, a vida de Maria é modelo para todo cristão de como se deve viver na obediência a Deus para a construção do Reino. Ela é sim a mais bela flor do jardim que Deus criou e sua beleza excede o pincel ou o cinzel mais delicado de qualquer artista. Não é obra humana, mas diretamente divina, por que o “Senhor está com ela” (Lc 1, 28). Termino aqui minha reflexão com as lindas palavras de São Luiz de Montfort, ele diz: “Maria é o paraíso de Deus, seu mundo inefável... Deus criou um mundo para si mesmo e o chamou Maria”.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!