JÁ PASSARAM POR AQUI !

RELIGIOSIDADE POPULAR E VIRTUDES


Religiosidade popular e as Virtudes 


Religiosidade popular?

Temos na nossa muito amada Igreja católica, meios que nos leva a rezar:


ü Santos – Há uma grande consideração pelos santos e santas, pessoas que deram exemplo de vida cristã e hoje intercedem por nós junto a DEUS.  Precisamos ter cuidado com a veneração aos santos para que não supere a adoração a DEUS.  Só DEUS pode realizar milagre e atender nossos pedidos.  O culto aos santos deve levar as pessoas a uma adoração maior a DEUS que os santificou e que nos santifica.
ü Símbolos – Usamos símbolos, pois ajudam a visualizar, tanto a presença e a ação de DEUS na vida dos fiéis, como a própria cooperação dos fieis para que à vontade de DEUS seja realiza.
ü Troca ou substituição – As mais comuns são as promessas e novenas.  Mas deve ficar claro para nós que DEUS nos ama gratuitamente e quer o nosso bem sempre, mesmo quando nós mesmos não fazemos o bem Lc6, 27-36.
ü Sacramentais – São sinais sagrados instituídos pela Igreja para despertar a fé das pessoas, auxiliar nas devoções e preparar para receber a graça de DEUS.  Não têm o valor e a eficácia dos sacramentos.  Estes sacramentais são os diversos símbolos, tais como: medalhas, escapulário, bênçãos de casas, carros, ... (deixar completar)
ü Romarias e procissões – São as peregrinações, caminhadas, (deixar completar), que nos lembra muito a caminhada do Povo de DEUS pelo deserto.

O que é ser virtuoso?

As virtudes são os fundamentos de uma vida em comunhão com DEUS e com os irmãos.  Pessoas virtuosas são firmes na prática, porque uma força habita por inteiro e dá unidade à sua vida.  Elas são virtuosas.  Não se trata apenas de ter virtudes, mas de ser virtuoso ou virtuosa.  A pessoa virtuosa não é hoje uma e amanhã outra.  Ela é uma e mesma sempre. Tem estabilidade no agir, é segura nos seus objetivos, demonstra tranquilidade, alegria e leveza no seu modo de ser.

A lista clássica distingue as virtudes humanas ou morais
e as virtudes teologais.

Morais são quatro: Prudência, justiça, fortaleza e a temperança.

Teologais são três: fé, esperança e a caridade (amor fraterno). Estas virtudes nós a recebemos no dia do nosso batismo. Dentre as três virtudes teologais a maior é a caridade; Diz um texto de São Paulo que as virtudes da fé e da esperança acabarão, mas a caridade, isto é amor, será eterna – I Cor 13,1-13.

Oração espontânea: Inspirada em Mt 11, 25-26 para mostrar aos catequizandos um grande exemplo de como se deve olhar uma imagem e ir além dela.

 FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!