JÁ PASSARAM POR AQUI !

SÍNODO DA ARQUIDIOCESES DA PARÁIBA


1º Sínodo da Arquidiocese da Paraíba
1914-2014
(100 anos – comemoraremos com o Sínodo)

A Diocese foi criada aos 27 de Abril de 1892, por S.S. o Papa Leão XIII.
Aos 4 de Fevereiro de 1914, S.S. o Papa São Pio X a elevou à Arquidiocese e Sede Metropolitana.

Sob a moção do Espírito Santo que “fala às Igrejas” (Ap. 2,7) propomos a celebração do 1º Sínodo da Igreja Particular da Paraíba, em preparação do jubileu Centenário de sua elevação à Arquidiocese e Sede Metropolitana.

A Celebração Jubilar do Sínodo nos convida a ouvir o que o Espírito Santo diz sobre a identidade, a vida e a missão da nossa Igreja Particular, “reavivando o dom de Deus que reside em nós” (2 Tm 1, 6).

O QUE É UM SÍNODO?
            As prescrições jurídico-canônicas configuram um Sínodo como ato de governo episcopal e evento eclesial expressivo sobre a natureza e a vida da Igreja.
            Ao Bispo é confiada a missão de pastor que convoca, promulga e assiste ao Sínodo, com a efetiva participação do presbitério, religiosos/as e leigos/as no exercício de seus ministérios e serviços pastorais. (cf. Cânones 462 e 463 do CDC).
            O Sínodo se compara a um congresso ou fórum consultivo, envolvendo as forças vivas da Igreja local. Há um tempo para seu início e término, constatando de programação intensiva, com reflexões e atividades pertinentes à vida e à missão da Igreja em seu tríplice ministério:


Anúncio do Evangelho.
“Ide, fazei discípulos meus todos os povos da terra”
(cf. Mt. 28, 19).
           
            A Palavra de Deus deve ser anunciada para agregar na comunidade cristã os filhos e filhas de Deus, dispersos. Muitos desconhecem Cristo, sua Igreja, os valores do seu Reino ou vivem a vida distante do seu amor.

Celebração do Mistério de Cristo na liturgia e na vida.
“Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”
(cf. Mt 28,19).

            A Igreja vive da Palavra de Deus e da Eucaristia, ceia memorial do Senhor. Tal como celebramos, cremos e vivemos os mistérios do amor de Deus, junto à comunidade cristã.


Prática da Caridade.
“ensinando a guardar tudo o que vos ordenei”
(Cf. Mt. 28, 20)

            A fé, a esperança e a caridade nos comprometem a edificar o Reino, através de iniciativas de promoção da dignidade da vida das pessoas, da família e da sociedade. Como Cristo, vindo para servir, a comunidade cristã dá seu testemunho pelo serviço da caridade, da justiça e da paz.


Organização do Sínodo.
O que faremos?

            O conceito de sínodo significa “caminhar juntos; convergir para a mesma direção”. O sínodo requer organização e metodologia. Seguiremos o método “ver – julgar – agir” equivalendo à avaliação sobre a qualidade da nossa ação evangelizadora.
            O Sínodo da Igreja Particular da Paraíba tratará sobre a sua identidade, vida e missão. Tomaremos como roteiro de reflexões e atividades as dimensões fundamentais do Concílio Vaticano II, celebrando o seu jubileu de ouro (1962-2012).
            Através do Sínodo esperamos reavivar a missão evangelizadora e pastoral da Igreja, por meio de escuta, do diálogo, do testemunho de fé e do serviço ao povo de Deus.
            Em base aos valores humanitários e cristãos, a Igreja tem em vista a colaboração efetiva com as lideranças dos setores representativos da sociedade, nas atividades de transformação da realidade. Há sinais de defesa da vida e esperança na edificação do Reino e da sociedade solidária, não obstante os sinais de sofrimento e morte.


Metodologia do Sínodo

            O Sínodo precisará de instrumentos indicativos para avaliar a qualidade das atividades da Igreja. Tal processo equivale a um diagnóstico. Verificam-se forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.
            Ao diagnóstico segue o prognóstico de ação evangelizadora e pastoral, planejamento estratégico determinando metas e cobrando resultados a curto, médio e longo prazo.
            O Sínodo “escuta o que o Espírito diz à nossa Igreja Particular”, adaptando e aplicando as leis, normas e diretrizes universais da Igreja à realidade local, qualificando a formação dos ministérios ordenados e leigos/as, nos vários serviços.


A quem se dirige o Sínodo?

            Vivemos uma mudança de época que influencia ou dirige nossa vida, relacionamentos pessoais, familiares, comunitários, profissionais, sociais.
            A vida das pessoais e da sociedade não gira em torno dos valores éticos, nem mesmo do evangelho. A sociedade de consumo coloca no centro da vida o individualismo, o sucesso pessoal, a busca sôfrega pelo poder do dinheiro, pelo sexo sem compromisso, a futilidade das aparências, a cultura da mediocridade.
            A maioria dos batizados não são evangelizados nem acompanhados numa comunidade de fé. O Sínodo não se dirige somente a católicos, mas a todos os filhos e filhas de Deus que necessitam conhecer Jesus Cristo Nosso Senhor e os valores do seu Reino.

Precisamos encontrar respostas para tais perguntas:

Como a Igreja dialoga com a sociedade? O que o Evangelho tem a dizer à realidade? O que esperar? Quais propostas nós apresentamos para construir, não apenas para criticar?

Gesto concreto

            As atividades do Sínodo estarão distribuídas no tríplice ministério da Palavra, da liturgia e da Caridade. Em cada dimensão, de antemão, o Sínodo proporá.

Ø Incentivo à valorização e formação de ministérios leigos, - tais como: “ministros” da Palavra, da Catequese, da iniciação cristã de adultos, da liturgia, da Caridade, da Esperança (saúde), da Administração econômica e patrimonial das paróquias e das comunidades cristãs.

Ø Formatação do Diretório dos Sacramentos e dos vários estatutos de conselhos, normas, portarias, etç.;
Ø Planejamento para áreas pastorais e construções de Igrejas;

Ø A construção de um Centro Pastoral Arquidiocesano; fundação de uma Escola Teológica e Pastoral para Leigos.


ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
Palácio do Carmo – Praça Dom Adalto, s/n – Centro
João Pessoa (PB) – Tel.: (83) 3133-1000

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!