JÁ PASSARAM POR AQUI !

BEATIFICAÇÃO DOS SANTOS


Beatificação de João Paulo II:
A um passo da canonização

Entenda o processo pelo qual passam todos os
Santos reconhecidos pela Igreja

Texto de Pe. Antônio da Silva, ssp


Na Bíblia, encontramos algumas afirmações fundamentais para se considerar o tema santidade. Segundo o livro do Levítico, Deus dirigiu a Moisés esta Palavra a ser transmitida para todo o povo: “Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”. Por sua vez, Jesus afirma: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” ou “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. E na primeira Carta aos Tessalonicenses, lemos: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. O ensinamento central do Concílio Vaticano II é a vocação universal à santidade.
            
Todas essas afirmações referem-se à santidade vivida. Mas na sua caminhada histórica, a Igreja evidencia aqueles casos em que a santidade da vida se manifestou de forma eminente. Para isso desenvolveu os processos, ou melhor, as causas de canonização que podem se referir ao testemunho daqueles que são mortos pela fé em Cristo e são os mártires; ou ao testemunho de uma inteira existência praticando de forma heróica as virtudes evangélicas. Em ambos os casos, as causas têm duas faces.
         
Na fase diocesana, recolhem-se os testemunhos e todos os documentos que comprovam a santidade do servo de Deus. Depois desse trabalho meticuloso, a causa passa para a fase romana, em que os teólogos e os cardeais vão estudar a fundo toda a documentação. 


Se o êxito for positivo, o servo de Deus é declarado Venerável. Esse trabalho é considerado expressão da voz do Povo de Deus e passa-se a esperar um sinal da voz de Deus expresso num primeiro milagre comprovado, que leva a causa ao grau de Beatificação. Se ocorrer um segundo milagre reconhecido, a causa chega à plenitude com a Canonização. 




Com a Beatificação pode-se prestar um culto limitado a Igrejas particulares e inserir o nome do Bem-aventurado na Oração Eucarística. A Canonização reveste-se de caráter dogmático e o culto do santo pode ser estendido à Igreja Universal.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!