JÁ PASSARAM POR AQUI !

IGREJA CATÓLICA


IGREJA CatÓlicA 

(universalidade)


A expressão católica serve para designar, em primeira instância, a universalidade da Igreja, ou seja, ela está em toda parte, e não somente nesta ou naquela comunidade. É uma Igreja autêntica, verdadeira, perfeita. Ela é portadora de todos os meios de salvação instituídos por Cristo. Ela é integral. Deus é único e é o único Senhor de todas as criaturas, o seu desígnio é universal ou voltada para todas as criaturas:
           
O PAI é o princípio que dá existência ao homem e desencadeia a história da salvação. Seu plano salvífico encontra resistência por parte do homem; donde a paciência de Deus Pai. Esse plano inclui o papel de Cristo Redentor e a missão do Espírito Santo, que dinamiza a Igreja.

JESUS CRISTO, Deus feio homem, é o princípio universal de salvação veio libertar o homem do juízo do pecado e levá-lo à consumação de suas potencialidades. Deus pai quis na plenitude dos tempos reconduzir sob um só chefe todas as coisas, tanto as da terra como as do céu. A Igreja, Corpo de Cristo, é a comunhão dos homens que, tendo aceito o Cristo como seu Mestre pela fé, foram unidos  à sua Cabeça pelos sacramentos. Jesus Cristo é na qualidade de novo Adão, o fundamento imediato da catolicidade da Igreja. (veio salvar todos = universal).
           
O ESPÍRITO SANTO foi, por Cristo e pelo Pai, dado à Igreja como alma do Corpo Místico. É Ele que age no íntimo de cada indivíduo, fazendo que as iniciativas de cada um e de todos contribuam para a unidade. Assim a Igreja se abre e abraça todo o mundo. Ela é dinâmica, não é estática, parada. Ela é católica por que Cristo está presente. E onde está Cristo Jesus, está a Igreja católica. Ela é católica porque é enviada em missão por Cristo à universalidade do gênero humano.

2Tm 4,1-5 “Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério”.

A missão da Igreja é universal (Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura), ou seja, procura incorporar ao povo de Deus (que foi escolhido), todos os povos da terra. O dever missionário da Igreja decorre da consciência que o fiel católico tem, de haver recebido de Deus o precioso tesouro da fé, tesouro que ele não tem o direito de guardar para si só. A Igreja católica está presente em todos os continentes.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!