JÁ PASSARAM POR AQUI !

UM POVO SALVO POR DEUS


Um Povo salvo por Deus

            A Sagrada Escritura caracteriza Israel como o Povo de Deus ou o Povo que Deus salvou para realizar, mediante ele, seu desígnio salvífico. “Serás bendito mais que todos os povos” (Dt 7,14). “Que o teu coração não se eleve, e não te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da servidão” (Dt 8,14). Estes textos põem em relevo a gratuidade do chamado e do dom de Deus. Ele nada deve a ninguém; dá a quem Ele quer. Esta lei perpassa toda a história do relacionamento de Deus com os homens. “Tu és um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, o qual te escolheu para ser um povo que lhe pertença de um modo exclusivo entre todas as outras nações da terra” (Dt 14,2).  A resposta do homem a esse amor de Deus é, amor a Deus e o amor ao próximo.
            Era preciso que Israel retribuísse com amor o amor recebido de Deus. Daí a prescrição solene: “Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração” (Dt 6, 4-6).
            O amor a Deus consiste em observar os seus preceitos com fidelidade: “Se observardes fielmente todos os mandamentos que vos prescrevo, amando o Senhor, vosso Deus, andando em seus caminhos e apegando-vos a Ele” (Dt 11,22). Com a mesma ênfase, a Sagrada Escritura recomenda o amor ao próximo, como decorrência do amor de/a Deus. Este amor devia traduzir-se em praticas concretas. Todo amor recomendado a Israel devia tornar santo (no sentido ético) esse povo consagrado a Deus.

FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!