JÁ PASSARAM POR AQUI !

JESUS E MARIA EXEMPLOS DE DOAÇÃO E SERVIÇO

 O TRABALHO DE DEUS
DOAÇÃO (SERVIÇO)


1. Compreensão do serviço: 
Importância do tema para a vida cristã

·        “Quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa, façais tudo para a glória de Deus” (I Cor 10,31)
*O que é servir? Por que servir? O que me motiva ao serviço?
Dois sentidos fundamentais do serviço: os dois caminham em direções opostas
-servir no sentido da escravidão
-servir no sentido da doação por amor a Deus e ao próximo
·        Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Col 3,17)
Esse “em nome do Senhor” responde as três perguntas sobre o serviço: servir é fazer alguma coisa por palavra ou por ações em nome do Senhor, isto é, “Nele e por Ele”, para dar graças ao Pai.
·        Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens. Sabeis que recebereis como recompensa a herança das mãos do Senhor. Servi ao Senhor Jesus Cristo” (Col 3,13)
Esse “fazei-o de bom coração” quer dizer fazer com amor e não por interesse. É fazer como se fosse para o Senhor, não para os homens, porque servir aos homens é servir ao Senhor.
·        “Se você é lavadeira, então lave cada camisa ou cada calça, como se o próprio Jesus fosse vesti-las. Se você, cozinha, faça a comida como se o Senhor fosse sentar-se à mesa daqui a pouco, para comer essa comida. Se você é professor, dê a sua aula como se Jesus fosse um aluno que quer aprender. Se você é um médico, atenda cada paciente como se o próprio Jesus fosse o doente.” (prof. Felipe Aquino)
Aprofundamento: Mt 25,35-40; At 9,3-5

2. O serviço à luz dos pronunciamentos, 
das práticas e atitudes de Jesus:

*Pronunciamentos:
·        “O Filho do Homem não veio para ser serviço. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos” (Mc 10,45)
·        “Quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servo de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se o servo de todos.” (Mc 10,43-44)
·        “Eu estou no meio de vocês como aquele que serve.” (Lc 22,27)

*Práticas e atitudes de Jesus:
·        Lava-pés, na última ceia – Jo 13,1-11- Prenúncio do que vai acontecer na cruz: Cristo lava os nossos pecados com seu sangue e nos purifica de toda imundície com seu sangue derramado na cruz.
·        Jo 13,12-17 – Instituição do serviço, mandamento do amor. Jesus veio servir e nos ensinar a servir.


3. Olhar a Virgem Maria, a mulher servidora, e aprender a servir:

*Em Maria, o serviço nasce do encontro com Deus.

*Lc 1,26-45   — “No sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de Davi. E o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27).
                          
— “Maria disse: eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (v. 38).

— Maria vai servir a Isabel (v. 39-45)

— “Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa”(v. 56)

*O serviço deve surgir a partir do encontro com Jesus Cristo na Palavra, na oração e, principalmente na Eucaristia.

*Em Maria, o serviço começou depois que ela disse: “faça-se em mim segundo a tua palavra”, ou seja, servir é sinônimo de fazer a vontade de Deus. Todo o ser de Maria tornou-se serviço à vontade de Deus, isto é, concretização do projeto de Deus em sua vida.

*Olhando o exemplo de Maria, devemos viver o serviço por excelência, que é a vontade de Deus em nossa vida. Só quem chega a dizer “faça-se em mim a tua vontade” é verdadeiramente capaz de prestar um serviço autêntico, porque a verdadeira motivação do agir humano é Deus.

*O serviço de Maria nas bodas de Caná (Jo 2,1-12)
·        O serviço de Maria em Caná está alicerçado na confiança, na fé. É um serviço que se fundamenta na confiança em seu Filho, o único capaz de transformar a situação constrangedora da festa.

Resumidamente: o serviço de Maria não é apenas uma prática exterior, um ato para agradar pessoas e grupos, mas uma ação divina, porque parte do divino e, portanto tem sua razão de ser no divino.


QUEM NÃO VIVE PARA SERVIR, NÃO SERVE PARA EXISTIR!
DOM HELDER CÂMARA.

Severino da Silva Souza.

João Pessoa - PB, 29 de Março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!