JÁ PASSARAM POR AQUI !

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO

Sentido do domingo da ressurreição

Esse é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e nele exultemos-eis o canto festivo da comunidade cristã nesse grande dia.
Após a purificação da Quaresma, a meditação e a oração dos dias santos e a alegria triunfal da vigília pascal, a Igreja descansa hoje, alegre com seu Senhor, vencedor da morte, que a revestira de sua glória.

Como viver o domingo da ressurreição?

O Senhor ressuscitou. Aleluia! Alegremo-nos e regozijemo-nos nele. Sim, alegremo-nos e contagiemos o mundo de esperança e de alegria. Se Cristo não tivesse ressuscitado, então nossa fé e nossas esperanças não teriam sentido. Mas a última palavra sobre nossa vida não é a morte, a dor, mas sim a vida, a vitória.
As mulheres foram as primeiras testemunhas da ressurreição e elas a anunciaram aos discípulos. Entretanto, somente encontraram o Senhor, viram-no vivo, junto com a comunidade, em companhia dos outros irmãos.
Eis nosso compromisso: ser testemunhos c/a ressurreição, demonstrar com nosso exemplo de vida que Cristo está vivo e continua amando e servindo através de nós.
A comunidade é o lugar privilegiado da presença do Senhor, pois a participação, a solidariedade e o compartilhar fraterno é uma das mais claras manifestações de que ressuscitamos com ele. Participando da vida do Ressuscitado, poderemos agora empreender um caminho novo que se exprimirá sobretudo em nossa forma de relacionamento com Deus e com os outros. O capítulo quinto do evangelho de São Mateus, bem como o capítulo sexto do evangelho segundo São Lucas, poderá ajudar-nos a fazer frutificar essa vida nova que tomou conta dos nossos corações. Os relatos das aparições de Jesus ressuscitado aos discípulos e a mudança que neles se operou são o testemunho vivo do que deveria acontecer também conosco, se deixássemos tomar conta de nossas vidas. Todo o tempo pascal que começa hoje e que culmina com a festividade de Pentecostes tem esta finalidade: conduzir-nos a um processo de ressurreição e de vida nova. Que nossa transformação pessoal desperte e promova a vida, contribuindo para o crescimento do reino de Deus em nossa sociedade. É essa a tarefa recebida por nós, na Semana Santa.


FONTE: Como viver a semana santa – o sentido de cada dia – Equipe paulina – São Paulo – Editora Ave Maria – 1999.



FIQUEM NA PAZ DE DEUS!
SEMINARISTA SEVERINO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CONFIRA AS POSTAGENS MAIS VISITADAS (PROCURADAS) DO BLOG. VALE A PENA!

BLOGS PARCEIROS!